MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
O MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios apresenta uma visão global e integrada das atividades empresariais, proporcionando criação de valor para as empresas e a carreira dos participantes.
Informações
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Formato
Online -
Duração
17 meses -
Carga Horária
480 -
Unidade
Maringá, PR -
Peridiocidade
Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Objetivos do MBA LIVE FGV em Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Neste curso, o aluno irá adquirir conhecimentos que o possibilitarão:
- Assumir posições estratégicas na direção da empresa em que trabalha;
- Desenvolver a sua capacidade técnica para elaborar negócios como líder executivo;
- Construir uma visão estratégica para gerir o seu negócio.
Público Alvo
O MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é destinado a profissionais que querem ascender aos níveis estratégicos das organizações e já contam com experiência profissional relevante.
São pessoas curiosas, que gostam de compartilhar experiências e não têm medo de desafios. Por meio do conhecimento adquirido, podem receber o estímulo necessário para criar as próprias empresas.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
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Antonio André Neto
Coordena programas de pós-graduação na FGV e é professor das disciplinas: Empreendedorismo, Plano de Negócios, Negociação, Comércio Internacional. Foi o criador da disciplina de Empreendedorismo na FGV. É co-autor dos seguintes livros: Empreendedorismo e Estruturação de Novos Negócios (Editora FGV), Negociação e Administração de Conflitos (Editora FGV), Gestão de Clínicas e Hospitais (Editora Sextante). Atuou na direção das seguintes empresas; Grupo Thyssen, Promon, Grupo Gerdau, Grupo Eluma. Como empreendedor, é fundador e Diretor Presidente da Corcam Tecnologia S.A. - empresa que desenvolve equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento da saúde humana. Liderou processos de aquisição de empresas em oito países, além do Brasil, em negociações que ultrapassaram o valor de US$ 300 milhões. Realizou negócios em mais de 40 países.
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Módulos do Programa
Evolução da estratégia empresarial e principais pensadores. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Planejamento estratégico: definição das diretrizes estratégicas. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Implementação da estratégia. Plano de ações.
Análise do ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e dos seus efeitos sobre negócios e estratégia. Técnicas para criação de cenários baseadas em aspectos econômicos e estratégicos. Processo utilizado na escolha de cenários mais prováveis e os seus impactos na estratégia da empresa.
Ambiente competitivo. Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. Valor do trabalho em equipe. Grupo versus equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: chefe versus líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participante existentes em uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo. People analytics. Liderança em ambiente de home office.
Origens e definição do desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de governança corporativa. Evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. Cidadania corporativa aplicada como elemento empresarial estratégico.
? aplicar todos os conceitos e exemplos apresentados e discutidos nas disciplinas do módulo bem como o produto das atividades propostas; ? criar o plano estratégico de uma empresa escolhida pela equipe; ? desenvolver o plano por meio de sprints definidos pelo professor e ? defender o plano, simulando uma reunião com a diretoria da empresa escolhida
Processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Global sourcing e comércio internacional. Cadeia de suprimentos versus cadeia de valor. Componentes do planejamento da demanda. Gestão das operações logísticas nas empresas. Recursos necessários à implantação do conceito de cadeia de suprimentos. Funções logísticas e seu relacionamento intra e extraorganizacional. Infraestrutura logística do País. Modelos e técnicas aplicáveis à gestão das funções logísticas. Sistemas de informação logística. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Negócios eletrônicos (business to business). Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade, produtividade e competitividade.
Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Estratégias de marketing. Desenvolvimento do marketing mix: produto, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising. Marketing direto. Trade marketing. Marketing de serviços. Gestão da marca. Comportamento do consumidor. Alinhamento entre ações de marketing e ações de venda. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas.
Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de venda. Softwares de gestão de vendas. Funil de vendas. Ações focadas na venda pessoal; vendas por call center e uso de inteligência artificial. Vendas on-line. Vendas por meio de canais de distribuição. Vendas por meio de representantes comerciais. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.
Fundamentos da gestão por processos. Mapeamento de processos. Análise de processos. Modelagem de processos. Ferramentas para melhoria dos processos. Gerenciamento do desempenho de processos. Gestão por processos de negócio. Redesenho e implementação de processos.
estruturar, na forma de projeto, o plano estratégico desenvolvido no módulo anterior; utilizar as metodologias do PMI e ágeis para estruturação do projeto e defender o projeto criado.
Descoberta de conhecimento relevante em grandes massas de dados (knowledge discovery on databases). Mineração de dados e texto, e suas aplicações nos negócios. Big data, data mining, business analytics, marketing analytics, people analytics. Apoio à tomada de decisão em negócios.
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
Importância da contabilidade. Estudo da contabilidade: conceituação e objetivos. Contabilidade societária e gerencial: postulados, princípios e convenções. Estrutura tributária no Brasil e seus impactos no resultado. Demonstrações contábeis: mecânica contábil, balanço patrimonial, demonstração do resultado de exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrações relativas ao fluxo de recursos e demonstração do valor adicionado. Análise das demonstrações contábeis, resultados contábil, econômico e financeiro, análise vertical e horizontal, e análise por indicadores.
Análise de sensibilidade para avaliação de negócios. Risco e retorno. Custo de capital. Conceito e objetivo do planejamento financeiro da empresa. Determinação da necessidade de capital de giro para o negócio. Análise das origens da falta de recursos e dos desequilíbrios financeiros. Aplicação prática da gestão do planejamento financeiro na empresa. Fluxo de caixa como instrumento de gestão de negócios. Critérios de análise da viabilidade de projetos. Avaliação de empresas e projetos.
? construir o orçamento de uma empresa em equipe; ? demonstrar como o orçamento empresarial agrega conhecimentos e indicadores de gestão vitais para a administração e a tomada de decisão e ? defender o orçamento criado.
Visão sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores: indústria, varejo e serviços. Principais fluxos de negócio na indústria: supply chain, fluxos de produção, de distribuição, financeiros e de assistência técnica. Principais fluxos de negócio no varejo: cadeia de fornecedores, estocagem e distribuição, lojas próprias e vendas on-line. Fluxos financeiros. Principais fluxos de negócio no setor de serviços. Características dos serviços: serviços puros, serviços prestados por meio de produtos e serviços on-line. Redes organizacionais
Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Regulamentação do comércio internacional. Gestão de operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior brasileiro. Gestão de operações de câmbio. Logística internacional.
Modelos de negócio digital. Canais: web, mobile, IoT, wearables e redes sociais. Marketing digital. User experience. Design thinking como ferramenta para tomada da decisão nos negócios digitais. Tecnologias aplicadas à supply chain e à logística. Cloud computing versus infraestrutura proprietária. iOS versus Android. Custos versus velocidade; escalabilidade. Segurança digital. Collaboration. Meios de pagamento. Monetização. Big data e suas aplicações. Tecnologias aplicadas ao home office e mudanças na maneira de trabalhar.
Perfil do empreendedor. Principais motivações do empreendedor. Intraempreendedor –empreendedor corporativo. Principais barreiras encontradas pelos empreendedores, seja no mercado ou nas próprias empresas. Principais fontes de novos negócios. Recursos necessários à estruturação de um novo empreendimento. Viabilização de novos negócios. Stakeholders para novos empreendimentos. Developer – criador de negócios. Compra e venda de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Criação de valor para a empresa.
aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso para estruturar novos negócios; reconhecer que a empresa é um organismo integrado e que as decisões tomadas por cada uma das áreas afetam, diretamente, o resultado do negócio e construir uma visão sistêmica do negócio.
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FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
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