• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Desenvolvimento de Equipes: Manual para Construir um Time de Excelência

O que fazer para que sua empresa seja bem sucedida no mercado? Essa é uma das perguntas que os empreendedores mais fazem e a resposta não é tão simples, pois envolve investimentos inteligentes, gestão estratégica e desenvolvimento de equipes. Possuir colaboradores engajados, capacitados, que entreguem resultados é um dos grandes objetivos de qualquer empresa. 

Esse manual vai te dar todas as informações possíveis sobre como montar uma equipe altamente capacitada, motivada e de excelência. Teremos dicas de como planejar um trabalho de desenvolvimento de equipes eficiente, que gere resultados para a empresa. 

Vamos falar também da importância e dos benefícios que o desenvolvimento de equipes proporciona para todos os envolvidos, empresa e colaboradores.

Desenvolvimento de equipes, o que é isso?


O conceito de desenvolvimento de equipes está ligado aos processos e estratégias para a construção de grupos de trabalho e colaboradores mais eficientes, gerando melhores resultados práticos para a empresa e criando uma estrutura que proporciona engajamento, satisfação e motivação para todos os funcionários de uma corporação.

Não adianta uma empresa ter colaboradores talentosos se eles não se engajam e não se motivam com o ambiente de trabalho. Por isso, possuir um planejamento estratégico baseado no desenvolvimento de equipes é muito importante para qualquer negócio que queira prosperar.

O papel da equipe numa empresa

É preciso definir de modo bem claro o papel que as equipes possuem no ambiente de trabalho. Cada equipe precisa ter as suas funções bem definidas, com as tarefas bem alinhadas, sem ruídos na comunicação entre gestor e colaboradores. 

Com isso em mente, é função de cada equipe, caso haja mais de uma, colocar em prática o que for necessário para se alcançar metas de trabalho e gerar resultados para a empresa.

Para que isso aconteça será necessário um planejamento estratégico, que envolve treinamentos, capacitações, cultura de feedbacks, além de outras estratégias de desenvolvimento pessoal, que resulta em um trabalho final de desenvolvimento de equipes.

A importância do Desenvolvimento de equipes numa empresa


Para uma empresa crescer e se desenvolver no mercado, é preciso que haja um trabalho eficiente que envolve investimentos, uma boa gestão, um grupo de colaboradores capacitados e uma equipe engajada e motivada. 

Uma equipe motivada garante que a empresa funcione em seu máximo potencial, gerando produtividade, aumentando lucros e reduzindo custos. 

Quanto melhor for o trabalho de desenvolvimento de equipes, melhores serão os resultados obtidos pela empresa através de sua equipe de colaboradores.

Um bom trabalho de desenvolvimento de equipes proporciona aperfeiçoamento constante, motivação, engajamento e sempre há brechas para corrigir erros e potencializar acertos. 

Ou seja, com uma eficiente estratégia para desenvolver a equipe e o trabalho coletivo a empresa ganha muito mais condições de crescer, aumentar lucros, produtividade e diminuir custos.

Os benefícios do Desenvolvimento de equipes numa empresa


Ter um planejamento eficiente voltado para o desenvolvimento de equipes resulta em muitos benefícios para a empresa:

Aumento de produtividade

Uma empresa que cria estratégias para capacitar, treinar e motivar sua equipe certamente terá como resultado um maior engajamento dos colaboradores, e todos nós sabemos que pessoas motivadas produzem mais e melhor, gerando assim resultados finais melhores para a empresa. 

Retenção de talentos

Onde os grandes talentos querem trabalhar? Numa empresa que os motive, que ofereça perspectivas e que dê condições adequadas de desenvolvimento pessoal e de equipe. Ou seja, uma empresa que realiza um trabalho eficiente de desenvolvimento de equipes terá muito mais chances de reter seus melhores talentos que outras que não focam nessa estratégia.

Melhora o trabalho em equipe

Parece meio óbvio, mas o trabalho em desenvolvimento de equipes gera um aperfeiçoamento do trabalho coletivo dentro de uma empresa. Uma empresa organizada consegue criar uma estrutura colaborativa eficiente que gera melhorias na produção, na venda, e em todos os setores da empresa.

Mais autonomia para a equipe

Uma equipe que é bem treinada, capacitada e motivada adquire um nível de autonomia muito acima da média, fazendo o trabalho coletivo não depender tanto das lideranças para funcionarem. Deste modo você diminui a sobrecarga de trabalho dos gestores, que desenvolvem uma relação de confiança muito maior com suas equipes.

Crescimento da empresa

É impossível que uma empresa cresça sem desenvolver um trabalho de desenvolvimento de equipes eficiente, que proporcione uma capacitação contínua para seus colaboradores, que esteja atualizada com as práticas mais desejadas pelo mercado e que tenha como características a criatividade, engajamento, motivação, comprometimento e disposição. 

Melhoria do clima organizacional

O desenvolvimento da equipe também tem como função apresentar a cultura organizacional da empresa e a cultura da organização para seus colaboradores, e isso resulta em melhorias do clima organizacional. Uma equipe bem alinhada com os valores, a missão e os objetivos da empresa certamente proporciona um ambiente de trabalho mais saudável.

Redução do turnover

Se a empresa possui uma rotatividade de colaboradores em excesso (o famoso entra e sai) é porque há algo de errado sendo feito, e pode ser com a equipe, ou na cultura organizacional, ou no trabalho de gestão. 

Desta forma, quando uma empresa faz um eficiente trabalho de desenvolvimento de equipes, naturalmente as falhas serão diminuídas, e a rotatividade de colaboradores também diminui bastante. E isso acarreta em redução de custos, já que processos de admissão, contratação, demissão, têm diversos custos.

Desenvolvendo equipe em passos estratégicos

Realizar desenvolvimento de equipes é estratégico para qualquer empresa, independente do seu tamanho e da quantidade de colaboradores que ela possui. Claro que é preciso adaptar a estratégia para as particularidades de cada empresa, mas no geral os passos são os mesmos.

Criando uma relação de confiança e transparência da empresa com os colaboradores

Sim, o passo inicial a ser feito é construir uma política de transparência para que todos os colaboradores conheçam, entendam, respeitem e obedeçam. É preciso que todas as etapas do desenvolvimento de equipe sejam colocadas da forma mais clara e honesta, gerando assim menos ruídos e melhores resultados.

Estabelecendo metas

É preciso ter bem definido quais são as metas da empresa para determinado período. Com estas metas definidas, fica mais fácil criar um planejamento envolvendo capacitação, treinamento, motivação e engajamento da equipe para que haja o cumprimento das metas. 

É importante que haja neste momento a apresentação de metas individuais, que envolvem todos os colaboradores, e que haja um alinhamento para as metas mais gerais, que envolvem a equipe e a empresa.

Definindo responsabilidades 

É preciso entender que o trabalho de desenvolvimento de equipe parte da definição das responsabilidades individuais. 

Cada colaborador possui uma determinada função dentro da organização e o gestor deve apresentar de forma clara quais tarefas e metas que cada colaborador possui dentro do ambiente de trabalho.

O trabalho de equipe acaba sendo uma convergência dessas metas individuais, que são alinhadas aos interesses coletivos e da empresa.

Criando a cultura do feedback

A relação entre gestor e equipe deve ser alimentada através da cultura do feedback constante, que deve ser feito de forma clara, educada, transparente e principalmente, propositiva. 

Cada reunião pode ser finalizada com a prática do feedback, que pode ser dado individualmente, para a equipe, e que pode também ser dado de colaborador para colaborador, ou para a equipe, ou dependendo da necessidade, para a liderança. 

Criando a cultura da comunicação assertiva 

Tão importante quanto criar a cultura do feedback no desenvolvimento de equipe é criar a cultura da comunicação, pois a partir de um bom plano de comunicação que você elimina os ruídos, evitando conflitos desnecessários ou falhas facilmente evitáveis. 

Crie estratégias para ter uma eficiente comunicação interna com a sua equipe, seja através de reuniões regulares, seja através de ferramentas digitais, como podcasts, palestras, rádio, pílulas do conhecimento ou outras estratégias. 

É preciso que a comunicação estabelecida entre gestor e colaboradores seja a mais eficiente possível.

Estabelecendo um plano de crescimento

É importante criar um plano de crescimento tanto para a empresa quanto para a sua equipe, para que haja motivação dos colaboradores no trabalho desenvolvido naquele momento. 

É um tanto desestimulante o funcionário perceber que vai realizar aquela tarefa pelo resto da vida, pois a empresa não criou planos de cargos, de salários e de crescimento. 

É de suma importância para o gestor entender que a base do engajamento está numa política bem definida de recompensas a curto, médio e longo prazo para toda a sua equipe de trabalho.

Planejando um programa eficiente de capacitações e treinamentos

Quando falamos em desenvolvimento de equipe, logo pensamos na ideia de capacitar e treinar da melhor forma possível a sua equipe de trabalho. 

Claro que o desenvolvimento de equipes envolve mais possibilidades e mais estratégias, mas tudo começa de fato com um eficiente trabalho de capacitação e treinamento, desenvolvido pela gestão, pelo RH ou por alguma empresa especializada. 

Independente que quem esteja à frente é preciso criar um planejamento inteligente de como realizar capacitações e treinamentos da melhor forma possível.

Conclusão

Vimos aqui o quão estratégico para uma empresa é trabalhar a ideia de desenvolvimento de equipes. Possuir um grupo de trabalho capacitado e engajado gera muitos benefícios e carrega a importância de ser a mola precursora do crescimento da empresa ao longo do tempo.

E você, já ouviu falar em desenvolvimento de equipe?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Esse manual vai te dar todas as informações possíveis sobre como montar uma equipe altamente capacitada, motivada e de excelência.

desenvolvimento de equipes

19/10/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_144803844.png

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca-e-pessoas/desenvolvimento-de-equipes