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Escuta Ativa: O que é? Quais Benefícios? Como Aplicá-la?

Uma comunicação eficiente é essencial para que colaboradores e empresas consigam entender os desejos e anseios dos seus clientes, gerando relações de confiança e fidelização. Nesse sentido, exercitar o conceito de escuta ativa é uma das ações estratégicas que mais dão resultados, tanto para profissionais quanto para empresas.

Neste artigo vamos conhecer o significado do termo escuta ativa e como ele se tornou importante para o universo corporativo. 

Vamos conhecer as vantagens que esta técnica de comunicação pode gerar para profissionais e empresas e por fim vamos oferecer dicas práticas de como aplicar a escuta ativa com clientes na área profissional, mas também em outras situações da vida.

O que é escuta ativa?


Podemos definir a escuta ativa como uma técnica de comunicação que torna os diálogos mais eficientes, gerando uma relação mais saudável entre ouvinte e interlocutor.

A escuta ativa tem como base a ideia de plena dedicação em busca da compreensão por parte do ouvinte. 

Afinal, quem fala deseja ser ouvido, não é verdade? E quando você percebe que não há tanto interesse da outra parte em te ouvir, automaticamente a relação de confiança se quebra, o que pode gerar perdas para o ouvinte, caso ele seja um vendedor, por exemplo.

A escuta ativa é uma técnica que ganhou muita importância no mundo corporativo, com empresas cada vez desejando mais ter colaboradores capazes de desenvolver essa abordagem de comunicação com seus clientes.

Porém, a escuta ativa pode e deve ser exercitada em todas as situações possíveis da vida, pois ela tende a gerar uma comunicação muito mais assertiva, clara, eficiente e sem ruídos.

Qual a importância da escuta ativa?


A escuta ativa possui uma importância muito grande no processo de comunicação, seja pessoal, seja empresarial. 

Para uma organização, é fundamental criar um elo, uma relação de confiança, com seus clientes. Essa relação tende a ser criada a partir de uma comunicação eficiente, e nesse sentido a escuta ativa auxilia muito.

As empresas perceberam que desenvolver essa técnica gera bons resultados, mas é preciso que de fato ela entenda e acredite em uma comunicação baseada na escuta ativa, ou seja, na compreensão plena do que seus clientes estão falando.

Quando uma empresa consegue desenvolver uma comunicação completa, a partir de métodos eficientes como a da escuta ativa, seus clientes acabam criando uma relação de confiança, que se transforma muitas vezes em uma fidelização.

É tão importante quanto desenvolver a escuta ativa com seus clientes e parceiros, é desenvolver métodos eficientes de comunicação com seus colaboradores e com toda a equipe de uma empresa.

Uma organização que se propõe a desenvolver métodos que envolvem uma comunicação mais assertiva, uma escuta ativa, além de comportamentos como empatia e solidariedade, tende a gerar resultados positivos em todos os seus setores.

Investir em mecanismos que aperfeiçoam a comunicação é um passo grande rumo ao sucesso que somente empresas inteligentes dão. 

Quais as vantagens em utilizar a escuta ativa nas relações de trabalho?


Desenvolver métodos mais assertivos de comunicação tende sempre a gerar benefícios e com a escuta ativa não é diferente. Vamos conhecer algumas vantagens em utilizar esta técnica:

Gera confiança

Quando você de fato se importa com o que o outro está falando, quando para prestar atenção em todos os detalhes da conversa, e buscar genuinamente compreender o que o outro está buscando dizer, você está colaborando para criar uma relação de confiança que só gera benefícios.

Se esta escuta ativa for utilizada na área profissional, a tendência é criar uma relação de fidelização de seu serviço ou produto, além de uma satisfação que normalmente se transforma em engajamento natural e propaganda orgânica.

Ou seja, criar vínculos reais com seus clientes gera lucros para a empresa.

Melhora a relação profissional no ambiente de trabalho

Pensando no bem que a escuta ativa faz para o ambiente de trabalho, é perceptível que essa prática quando difundida entre seus colaboradores gera um ambiente mais saudável, harmônico, e que por consequência aumenta produtividade e lucros.

Uma equipe que se comunica bem, que desenvolve uma relação de empatia com o outro, dentro de uma dinâmica colaborativa, muito provavelmente será mais eficiente e produtiva.

Desenvolve a empatia 

Sabe aquela afirmação: é preciso se colocar no lugar do outro? Ela é um dos pilares do que conhecemos como empatia. 

E de fato, que desenvolve a escuta ativa acaba tendo que exercitar diariamente a empatia para com todos que dialogam com você.

Desenvolver uma comunicação eficiente, saudável e produtiva passa pela ideia de escutar genuinamente o seu interlocutor, e se colocar no lugar dele, para assim entender os seus anseios e desejos, e de fato poder contribuir para que ele tenha suas demandas atendidas, caso a relação seja comercial, por exemplo.

Diminui conflitos

Um ambiente onde todos os participantes desenvolvem a técnica da escuta ativa certamente será um ambiente saudável, cooperativo e bem mais harmonioso.

Quando você exercita a arte de entender e compreender o que o outro fala, a tendência é que a comunicação ocorra sem ruído, sem chances de mal-entendido e com muito mais chance de existir uma relação de cooperação e ajuda mútua. Por isso é importante desenvolver a escuta ativa, essa habilidade ajudar a gerenciar os conflitos

Incentiva o trabalho em equipe

Um dos pilares de uma boa cultura organizacional é o trabalho em equipe, que deve ser sempre incentivado por empresas. 

Quando você cria um ambiente onde técnicas como a escuta ativa são trabalhadas e reforçadas você acaba proporcionando um ambiente de trabalho onde os colaboradores entendem a importância do trabalho colaborativo, cooperativo e harmonioso.

O trabalho em equipe em ambientes assim tende a ser sem estresse, de qualidade e sem desentendimentos com seus companheiros.

Reduz falhas operacionais resultados de má comunicação

A empresa que desenvolve um trabalho de comunicação ineficiente, externa e internamente, e com ruídos tende a gerar falhas operacionais que aumentam os custos de uma organização, gerando prejuízos e atrasos em termos de produtividade.

Desta forma, quando você estabelece métodos de comunicação mais eficientes, e promove a escuta ativa no seu ambiente de trabalho, a tendência é que as falhas operacionais sejam reduzidas consideravelmente.

Como aplicar a técnica da escuta ativa na prática?


Agora que sabemos o que significa escuta ativa e quais as vantagens em exercitar ela no seu dia a dia, vamos entender como você pode aplicar essa técnica na prática:

Sem distrações

Primeiro de tudo, sem distrações. Pode parecer um mero detalhe, mas no processo de conversa que você estabelece com seu interlocutor, é preciso que não haja nenhum elemento que gere ruído ou que atrapalhe o seu ato de escutar.

É preciso que você esteja 100% focado no que o outro está dizendo, servindo para uma situação de nível pessoal, mas também servindo para uma relação de trabalho, ou uma situação envolvendo empresa e cliente.

Desta forma, é preciso que ferramentas como celular, redes sociais, ou quaisquer outras ferramentas sejam colocadas de lado em uma conversa trabalhada dentro do conceito de escuta ativa.

Mas é sempre importante lembrar que a técnica da escuta ativa se torna mais eficiente à medida que o interlocutor de fato acredita neste método.

Tenha empatia

Essa é uma dica de ouro, mas que só faz sentido se você fizer acreditando que este seja um de fato um comportamento saudável.

É preciso desenvolver e exercitar a arte da empatia, a arte em se colocar no lugar do seu interlocutor e compreender a fala dele por completo.

Esse é um trabalho árduo, porque pode acontecer da fala de seu interlocutor não coincidir com as suas crenças, mas é nesses momentos que a ideia de empatia faz sentido.

É preciso fazer de um tudo para compreender por que aquela pessoa fala aquilo, sente aquilo ou pensa aquilo. A empatia engrandece diálogos, constrói relações de confiança e gera muitos benefícios para ambas as partes da conversa.

Utilize a linguagem corporal em benefício da conversa   

Imagina aquela situação de você estar contando as suas demandas e desejos para um ouvinte e ele está de braços cruzados ou bocejando? A sensação é horrível, não é verdade?

A escuta ativa pressupõe o uso da linguagem corporal em seu benefício. É preciso que você esteja focado no que a outra pessoa está lhe dizendo e para isso é preciso que seu corpo indique isso também.

Demonstre atenção olhando nos olhos dele e faça afirmações com a cabeça à medida que você for entendendo o que ele está te dizendo.

Forneça feedbacks saudáveis e produtivos 

Uma das partes mais importantes da escuta ativa acontece quando você dá ou recebe feedbacks no processo de comunicação.

O feedback é um dos instrumentos mais produtivos de comunicação e de produtividade que existe dentro de um ambiente de trabalho.

Ofereça sempre feedbacks razoáveis, com pontos de melhora e com pontos de correção. Sempre destaque as qualidades de seu interlocutor e enalteça o que está sendo bem feito.

Conclusão

Vimos neste artigo o significado do termo escuta ativa, que no mundo corporativo adquiriu uma importância enorme ao melhorar a relação de comunicação entre empresa e clientes.

Mas a escuta ativa vai muito além, e é também uma técnica das mais eficazes para se relacionar com pessoas.

E você, já desenvolveu a escuta ativa em algum momento? Leia outros conteúdos postados no blog da Trecsson.

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Neste artigo vamos conhecer o significado do termo escuta ativa e como ele se tornou importante para o universo corporativo.

escuta ativa

16/06/2023

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