Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    5minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Autor Lídia

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Quando existe um gerenciamento de conflitos, existe a análise, o que pode se transformar em inovação para trazer mudanças positivas dentro da empresa. A seguir, vamos explanar mais sobre esse assunto. Confira!

    O impacto da Gestão de Conflitos nas organizações

    Precisamos compreender que a Gestão de Conflitos é um conjunto de métodos e processos, que tem como objetivo converter situações difíceis em ideias produtivas. 

    Em toda empresa, é importante que haja uma equipe com profissionais que pensam diferente e têm pontos de vistas distintos, pois somente assim atingirá alta performance e resultados rápidos. 

     Todos podemos lidar melhor com outras opiniões, extrair conhecimentos e trocar experiências. É justamente com base nessa ideia que a Gestão de Conflitos trabalha. 

    O impacto da metodologia é muito benéfico, uma vez que ajuda a evitar quedas de produtividade, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional pesado e até mesmo a perda de talentos

    Vale ressaltar que não é responsabilidade inteiramente da equipe de RH, mas sim dos líderes diretos e gestores. No entanto, é de suma importância que haja um alinhamento entre as áreas superiores para que sejam definidas as melhores estratégias de gestão.

    4 dicas para colocar em prática uma gestão eficiente

    1. Identifique as principais causas

    Existem algumas práticas que podem se tornar a fagulha inicial para o surgimento de problemas maiores na equipe e impactar negativamente no alcance dos objetivos. 

    Sendo assim, é interessante avaliar e documentar quais são as principais causas dos conflitos para que a empresa possa aprender com os erros. Veja algumas possibilidades:

    • Mudanças repentinas de processos;
    • Irregularidades nos prazos;
    • Demasiada pressão com frequência;
    • Falta de informações sobre as atividades que precisam de urgência;
    • Indisponibilidade ou má distribuição de recursos;
    • Falhas de comunicação ou falta de suporte;
    • Carga horária ininterrupta que gera muito estresse em equipe
    • Liderança tóxica.

    2. Realize coletas esporádicas de feedback

    Solicitar feedbacks dos colaboradores ajuda muito a evitar potenciais conflitos. É uma maneira de prever comportamentos e desenvolver soluções ou criar estratégias de mudanças positivas. Além disso, garante mensurar o grau de satisfação de cada colaborador. 

    3. Incentive a autonomia

    Características como autonomia e multidisciplinaridade ajudam na resolução de problemas e soluções em conjunto. Hoje, a maioria das empresas estão investindo na captação de profissionais multidisciplinares, tanto para amenizar conflitos quanto para auxiliar processos de liderança. 

    4. Promova treinamentos e atividades dinâmicas

    É essencial promover reuniões dinâmicas com frequência para que haja a manutenção do clima organizacional. Dessa forma, todos podem se expressar e ao mesmo tempo ouvir o companheiro de trabalho. 

    Já os treinamentos auxiliam na aquisição de conhecimento. Assim, a empresa ajudará a preparar o colaborador para eventuais situações. Da mesma forma, guia o colaborador a adquirir a habilidade multidisciplinar. 

    Como você pôde perceber, é uma estratégia que realmente funciona, mas que exige muito cuidado, pois trabalha muito a questão emocional dos colaboradores. E a sua empresa, já começou a aplicar técnicas da Gestão de Conflitos? 



    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
    5 ferramentas administrativas que você precisa saber
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    5 ferramentas administrativas que você precisa saber

    As ferramentas administrativas ajudam a ter uma visão mais ampla da empresa.

    Ler artigo
    Treinamento de liderança: a importância para o sucesso
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Treinamento de liderança: a importância para o sucesso

    Um líder que não se preocupa em apoiar e inspirar sua equipe, terá muito mais dificuldades em sua carreira. Por esta razão os treinamentos de liderança são cada vez mais importantes para as organizações.

    Ler artigo
    Sistemas de Gestão: como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Sistemas de Gestão: como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio

    A rotina de uma empresa demanda muitas tarefas que devem ser feitas diariamente. Os sistemas de gestão podem organizar todas os processos que serão executados. Por isso, é considerado um otimizador de recursos e tempo de trabalho.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos