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Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

Quando existe um gerenciamento de conflitos, existe a análise, o que pode se transformar em inovação para trazer mudanças positivas dentro da empresa. A seguir, vamos explanar mais sobre esse assunto. Confira!

O impacto da Gestão de Conflitos nas organizações

Precisamos compreender que a Gestão de Conflitos é um conjunto de métodos e processos, que tem como objetivo converter situações difíceis em ideias produtivas. 

Em toda empresa, é importante que haja uma equipe com profissionais que pensam diferente e têm pontos de vistas distintos, pois somente assim atingirá alta performance e resultados rápidos. 

 Todos podemos lidar melhor com outras opiniões, extrair conhecimentos e trocar experiências. É justamente com base nessa ideia que a Gestão de Conflitos trabalha. 

O impacto da metodologia é muito benéfico, uma vez que ajuda a evitar quedas de produtividade, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional pesado e até mesmo a perda de talentos

Vale ressaltar que não é responsabilidade inteiramente da equipe de RH, mas sim dos líderes diretos e gestores. No entanto, é de suma importância que haja um alinhamento entre as áreas superiores para que sejam definidas as melhores estratégias de gestão.

4 dicas para colocar em prática uma gestão eficiente

1. Identifique as principais causas

Existem algumas práticas que podem se tornar a fagulha inicial para o surgimento de problemas maiores na equipe e impactar negativamente no alcance dos objetivos. 

Sendo assim, é interessante avaliar e documentar quais são as principais causas dos conflitos para que a empresa possa aprender com os erros. Veja algumas possibilidades:

  • Mudanças repentinas de processos;
  • Irregularidades nos prazos;
  • Demasiada pressão com frequência;
  • Falta de informações sobre as atividades que precisam de urgência;
  • Indisponibilidade ou má distribuição de recursos;
  • Falhas de comunicação ou falta de suporte;
  • Carga horária ininterrupta que gera muito estresse em equipe
  • Liderança tóxica.

2. Realize coletas esporádicas de feedback

Solicitar feedbacks dos colaboradores ajuda muito a evitar potenciais conflitos. É uma maneira de prever comportamentos e desenvolver soluções ou criar estratégias de mudanças positivas. Além disso, garante mensurar o grau de satisfação de cada colaborador. 

3. Incentive a autonomia

Características como autonomia e multidisciplinaridade ajudam na resolução de problemas e soluções em conjunto. Hoje, a maioria das empresas estão investindo na captação de profissionais multidisciplinares, tanto para amenizar conflitos quanto para auxiliar processos de liderança. 

4. Promova treinamentos e atividades dinâmicas

É essencial promover reuniões dinâmicas com frequência para que haja a manutenção do clima organizacional. Dessa forma, todos podem se expressar e ao mesmo tempo ouvir o companheiro de trabalho. 

Já os treinamentos auxiliam na aquisição de conhecimento. Assim, a empresa ajudará a preparar o colaborador para eventuais situações. Da mesma forma, guia o colaborador a adquirir a habilidade multidisciplinar. 

Como você pôde perceber, é uma estratégia que realmente funciona, mas que exige muito cuidado, pois trabalha muito a questão emocional dos colaboradores. E a sua empresa, já começou a aplicar técnicas da Gestão de Conflitos? 



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