• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. No entanto, até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar a desmotivação dos colaboradores.

Ainda não podemos deixar de lado os desafios que os líderes também passam no dia a dia rotineiro. De acordo com uma análise realizada pela Scielo, o perfil profissional com mais propensão ao desenvolvimento de síndrome do esgotamento profissional ou síndrome de burnout é o líder de equipes.

Ser um líder compreende uma série de aprendizados, experiências, obstáculos e conquistas. Mas além da extra carga de tarefas e responsabilidade, ele pode ainda ser o responsável por transformar positivamente o ambiente de trabalho de todos a sua volta. Confira a seguir como um líder pode ajudar a solucionar o problema de estresse no trabalho!

A importância de um ambiente voltado para pessoas

Não há dúvidas, funcionários felizes são mais produtivos, proativos e criativos. Seja qual for a área de atuação da empresa ou o cargo do profissional, ele sempre buscará motivação e impulsionamento para se desenvolver ao longo de sua carreira.

A relação interpessoal também tem um forte papel. Afinal, se não há uma comunicação linear ou um bom relacionamento entre colegas, as coisas não fluem bem. O estresse é resultante de cobrança excessiva, desvalorização, sobrecarga e ameaças que podem comprometer, inclusive, a saúde do colaborador.

Empresas que não valorizam nem investem no desenvolvimento de seus colaboradores podem estar colocando em risco o futuro do negócio. De acordo com uma pesquisa da Monster, agência de recrutamento, 42% dos entrevistados já mudaram de emprego por conta de problemas relacionados ao estresse excessivo no ambiente corporativo.

Além disso, 62% dos entrevistados relataram sofrer de algum transtorno psicológico ocasionado pelo estresse no trabalho. O índice de rotatividade ou turnover diz muito sobre uma empresa e revela a efetividade do gerenciamento e o quanto ela é capaz de se autodesenvolver.  

Se as taxas de turnover são altas, a empresa pode sofrer um impacto negativo muito grande, principalmente na retenção de talentos.

>> 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa!

Como reduzir e lidar com o estresse no trabalho

Os colaboradores, independente do tipo de formação, têm uma certa insegurança profissional devido a volatilidade da economia, mercado cada vez mais competitivo, demissões em massa e tudo isso cria uma montanha russa emocional.

Cabe à empresa identificar situações que possam gerar incômodos futuros, conflitos ou ocasionar problemas emocionais graves nos colaboradores. É importante que o gestor adote medidas eficientes que visam eliminar esses fatores, como por exemplo:

  • Estabelecer metas e objetivos de acordo com a realidade produtiva da equipe;
  • Promover e estimular uma convivência de respeito e amizade entre equipes;
  • Criar uma cultura que visa realizar feedbacks constantes;
  • Desenvolver ações de recompensa, incentivo e valorização do colaborador;
  • Implementar práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Implementar, junto a um profissional de saúde mental, medidas de acompanhamento e aconselhamento dos colaboradores;
  • Implementar práticas de exercícios físicos ou alongamentos matinais;
  • Criar ambientes específicos e interativos para descanso ou relaxamento com TV, música ou café, por exemplo.

Além de oferecer um ambiente de trabalho diferenciado e atrativo para o colaborador, como benefícios a empresa poderá observar o desenvolvimento da criatividade, melhora da comunicação interna, melhor capacidade de concentração, aumento da produtividade e equilíbrio emocional das equipes.

Com essa preocupação, algumas empresas propõem até horários e local de trabalho flexíveis, que pode ajudar a reduzir custos operacionais e poupar recursos.

A sua empresa já está preparada para eliminar o estresse no trabalho? Você já parou para analisar esse fator importante? Então, comece a colocar essas dicas em prática, pois poderão trazer bons resultados ao seu negócio. Aliás, aprenda como se tornar um líder autêntico para transformar de vez sua carreira profissional!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

estresse no trabalho

11/03/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/estresse-no-trabalho-como-os-lideres-podem-ajudar-a-criar-um-ambiente-agradavel