O que é relação interpessoal? Conceitos, benefÃcios e como aplicar no dia a dia.
Os humanos são por regra seres sociais, e esta caracterÃstica é certamente uma das mais fundamentais tanto para a nossa existência, quanto para a nossa evolução ao longo do tempo.
Assim, a definição de relação interpessoal mexe com a principal qualidade que o homem pode possuir, e que é a sua capacidade de se relacionar de um modo saudável com o outro, ou com os outros.
Neste artigo entenderemos o que é relação interpessoal, como ele se apresenta em nossas vidas, seja no dia a dia pessoal, seja na rotina de trabalho. Também entenderemos o quão importante é desenvolver uma boa capacidade de se relacionar com pessoas, e também daremos dicas de como aplicar e melhorar a relação interpessoal.
O que é relação interpessoal
Relação interpessoal é o modo como nós, seres humanos, lidamos com o outro, como nós convivemos com os outros em uma sociedade, e nesse contexto podemos abranger as relações interpessoais no trabalho, no dia a dia, na famÃlia.
O conceito não é fechado e está constantemente em evolução, à medida que a sociedade evolui e muda seus costumes.
Ou seja, a relação interpessoal é um conceito dinâmico, que precisa ser continuamente analisado e avaliado, para que nosso comportamento com o outro seja sempre condizente com os valores sociais e para que estes relacionamentos interpessoais sejam sempre saudáveis.
Relação interpessoal no trabalho
É impossÃvel não pensarmos na importância que as relações interpessoais possuem no mundo corporativo. Saber conviver com seus colegas de trabalho, com a equipe de uma empresa é básico para que o ambiente de trabalho seja saudável, e para que haja uma cultura organizacional produtiva e benéfica para todos os envolvidos.
Evidente que há uma série de premissas que transformam as relações pessoais em experiências saudáveis e produtivas. É preciso que haja, sobretudo:
Empatia: Empatia é a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, que no dia a dia corporativo é fundamental para que pessoas se ajudem e trabalhem pelo coletivo em detrimento de seus desejos pessoais.
Ética: É preciso colocar em prática uma série de valores morais, que permitam que sempre façamos o bem para as pessoas. No ambiente de trabalho é preciso sempre refletir sobre nossas ações para que elas não produzam sentimentos ruins nas pessoas, e comportamentos negativos na equipe.
Comunicação: Nas relações interpessoais corporativas, um dos maiores motivos de brigas e de desavenças é o ruÃdo causado por falha de comunicação. Desta forma, para aperfeiçoar os nossos relacionamentos interpessoais é preciso que sempre se avalie a clareza da comunicação, é preciso que a nossa fala, que o que dizemos, seja dito com a maior clareza possÃvel, para que o outro compreenda e não gere desavenças por conta de uma compreensão errada.
Nesse sentido, manter um bom relacionamento no trabalho é essencial para a comunicação fluir melhor. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas a cumprir os desafios, a produtividade aumenta e, principalmente, a saúde mental e fÃsica é preservada. Para você entender a importância desse assunto, vamos conceituar o que é relacionamento interpessoal, e como é importante manter no ambiente de trabalho.
Relação interpessoal no dia a dia
Nossas relações diárias, aquelas que acontecem no âmbito familiar, na comunidade e em várias outras situações, também merecem atenção e cuidados, pois uma falha no modo como você se relaciona com seu vizinho pode, por exemplo, resultar em uma discussão desnecessária, ou em uma briga que pode causar muito estrago.
Nas suas relações pessoais são muitos os sentimentos envolvidos, e é preciso entendê-los e respeitá-los para que você consiga tornar todas estas relações saudáveis.
No dia a dia você vai precisar lidar com seus amigos, colegas, conhecidos, desconhecidos, seus amores, seus pais, irmãos, familiares no geral, e para cada um desses exemplos há formas diferentes de se desenvolver a relação interpessoal.
E isso acontece por que, afinal?
A principal explicação é que, por mais que sejamos parte de um coletivo social, e exista um padrão de conduta resultado das regras sociais, somos seres humanos absolutamente distintos um do outro. Ou seja, os valores morais, éticos, e a experiência de vida de cada pessoa são diferentes da de outra.
Precisamos tratar cada pessoa que passa por nossas vidas como únicas, com sentimentos únicos, ideias únicas e comportamentos únicos.
Quais os benefÃcios que o bom uso da relação interpessoal oferece no trabalho
Sabemos que desenvolver boas relações interpessoais em nossas vidas familiares, com nossos amigos e em nossa comunidade é muito importante.
Mais importante e estratégico, contudo, é termos a capacidade de desenvolver relações interpessoais saudáveis dentro do ambiente de trabalho.
Seus benefÃcios são inúmeros, tanto para colaboradores, quanto para as empresas. Vejamos.
Ambiente saudável
Uma empresa que preza pelos bons relacionamentos entre seus colaboradores tende a possuir um ambiente de trabalho saudável, que gera maior produtividade, afinal de contas, o foco sempre estará no trabalho, na produção, nas vendas e nos resultados, e dificilmente distrações como conflitos e brigas irão acontecer;
Maior engajamento
Um ambiente de trabalho nutrido por bons relacionamentos interpessoais tende a gerar maior engajamento nos colaboradores.
E você, ao desenvolver e praticar a boa relação interpessoal vai se sentir mais motivado a trabalhar naquela empresa, com aquela equipe. Ou seja, quanto melhor você desenvolve as suas relações interpessoais no trabalho, maior será o engajamento e a motivação que terá naquele ambiente, gerando mais produtividade para você e para a equipe.
Respeito mútuo
É muito bom ser respeitado pelas pessoas, sobretudo em um ambiente corporativo. Mas para ser respeitado há a necessidade de se respeitar também, é uma via de mão dupla.
E relações interpessoais saudáveis geram esse respeito mútuo, tão importante para o desenvolvimento de nossas vidas, principalmente no trabalho.
Satisfação
Um ambiente de trabalho onde se preza as boas relações interpessoais gera uma sensação entre todos os colaboradores. E não é para menos. Imagina você ir trabalhar e se deparar com pessoas que te respeitam, respeitam as suas opiniões, conseguem se colocar no seu lugar e são cordiais e solidárias?
A satisfação em trabalhar em um ambiente assim é muito grande e isso acaba gerando bons resultados pessoais e também para a empresa.
Melhora a produtividade
Relações interpessoais bem desenvolvidas geram maior produtividade pelo simples fato de ruÃdos como conflitos e brigas serem inexistentes em um contexto destes.
Se o foco da equipe está no trabalho e na produção, é mais que normal que os resultados práticos, como maior produtividade e maior lucro, apareçam no dia a dia.
Reconhecimento
Se você for uma pessoa que prega o bom relacionamento interpessoal dentro de seu ambiente de trabalho, então há maiores chances de gestores observarem este comportamento.
Assim, ser reconhecido será uma consequência positiva e natural, é muito importante para que você consiga crescer numa empresa ou na sua vida profissional mais geral.
Dicas para aplicar e melhorar a relação interpessoal no seu dia a dia
E o que você pode fazer para aperfeiçoar as suas relações interpessoais?
Daremos algumas dicas valiosas:
Seja um bom ouvinte e pratique a escuta ativa
Falamos da importância da comunicação nas relações interpessoais, e um dos pilares da boa comunicação é você praticar a chamada escuta ativa, que nada mais é que estar focado no que o outro fala, interpretando com muito cuidado e atenção o que estar sendo dito, para não gerar ruÃdos, falhas e conflitos desnecessários;
Receba bem crÃticas e feedbacks
Outra maneira de você aperfeiçoar suas relações interpessoais é desenvolvendo a sua capacidade de receber feedbacks e crÃticas.
Elas são de suma importância para que você cresça enquanto pessoa e profissional, e por isso não devem ser tratadas como ofensas.
Entender que uma crÃtica pode te fazer bem, pode te fazer aperfeiçoar seu trabalho, é o primeiro passo para que você melhore as suas relações interpessoais.
Reconheça os seus erros
O orgulho e a vaidade são grandes inimigos dos bons relacionamentos interpessoais. Saber reconhecer que você errou em uma situação especÃfica, se desculpar e ter novas chances para corrigir erros faz parte de um caminho que te leva para um ambiente de harmonia, respeito e bem estar.
Não pense duas vezes em reconhecer erros, e principalmente, esteja aberto a compreender que você pode estar errado em alguma conversa, situação, discussão.
Tenha boa vontade e seja empático
Por fim, mas não menos importante, tenha boa vontade. O termo parece ser amplo e não dizer muita coisa, mas é justamente o oposto.
Se você for uma pessoa com boa vontade em ajudar seus colegas de trabalho, seu amigo, seus familiares, as chances de você ser uma pessoa empática, respeitosa e genuinamente boa são muito maiores.
Se coloque sempre no lugar do outro que assim suas escolhas tendem a ser mais benéficas, saudáveis e gerar resultados bons para você e para o seu ambiente.
Conclusão
Neste artigo vimos o que significa a relação interpessoal e a sua importância para a sua vida pessoal, familiar, e, sobretudo, profissional.
Desenvolver bons relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho é um dos pilares do sucesso profissional, do crescimento de carreira e do bem estar.
E você, como trabalha as relações interpessoais existentes em sua vida?