• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é relacionamento interpessoal e como isso é benéfico para o trabalho

Relacionamento Interpessoal é a conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Pode ser, por exemplo, um ambiente de trabalho, convivência familiar, social, religioso, amoroso ou educacional. Por natureza, somos instruídos a nos relacionarmos, e, importante frisar, não há relacionamento sem uma comunicação eficiente.

Nesse sentido, manter um bom relacionamento no trabalho é essencial para a comunicação fluir melhor. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas a cumprir os desafios, a produtividade aumenta e, principalmente, a saúde mental e física é preservada. Para você entender a importância desse assunto, vamos conceituar o que é relacionamento interpessoal, e como é importante manter no ambiente de trabalho.

O que é relacionamento interpessoal no trabalho?

Como já dissemos, relação interpessoal é a conexão entre duas ou mais pessoas. Esse vínculo pode afetar o comportamento e os resultados do profissional. Para se relacionar bem, é importante desenvolver algumas habilidades interpessoais, como empatia, liderança, inteligência emocional, dentre outras.

Todo trabalhador que lida com qualquer tipo de comunicação precisa desenvolver essas habilidades. Assim, quando colocadas em prática, o profissional tem mais chances de atingir os resultados dentro da organização e obter mais sucesso.

A importância de um bom relacionamento interpessoal

Empresas são, no final das contas, o resultados das pessoas. Profissionais que fazem parte de grupos harmônicos trabalham em maior sintonia, pois se conhecem e se respeitam mutuamente, o que torna o desempenho individual e o trabalho em equipe muito mais proveitoso.

Por outro lado, quando os colaboradores não se dão bem, não há uma comunicação eficiente dentro da empresa e os profissionais não cooperam para o alcance efetivo das metas. Com isso, afeta negativamente a produtividade e o desempenho da organização na busca de seus resultados.

Estar em sintonia com as pessoas ao seu redor é algo que precisa de muita paciência e dedicação. Primeiro, porque só é possível estar bem com os outros, quando estamos bem com nós mesmos. Por isso, o autoconhecimento é importantíssimo para quem ocupa cargos de gerência ou precisa se comunicar muito com outras pessoas.

Saber o que acontece com nós mesmos, e entender a razão dos nossos sentimentos é a base para conseguirmos ter empatia e se relacionar melhor com outras pessoas. Dentro de um ambiente de trabalho é preciso fortalecer esses sentimentos para que as relações não fiquem desgastadas e acabem prejudicando o desempenho na organização.

Dicas para manter um bom relacionamento no trabalho

Para colocar o relacionamento interpessoal em prática, seguem algumas dicas:

  • Mostre que você é acessível, esteja disponível para quando precisarem de você;
  • Seja um bom ouvinte, escutar o que o outro diz é a chave para um bom diálogo;
  • Transmita feedback, fale sobre as ações que os outros fizeram, agradeça, elogie, corrija.
  • Tenha uma atitude positiva, seja alegre e confiante;
  • Entenda que pensar diferente é normal, respeite uma ideia diferente da sua.

Quando conseguimos manter uma boa relação dentro do ambiente de trabalho, nossa produtividade aumenta, fazendo com que atinjamos as metas estabelecidas.

Gostou do artigo? Conheça alguns dos nossos cursos MBA para desenvolver ainda mais as habilidades de gerência.



Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >