Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    5minutos de leitura

    Como construir confiança com os colaboradores

    Foto do autor
    Autor Felipe

    Para a sobrevivência de uma empresa em um mercado tão concorrido é essencial que haja confiança entre os colaboradores. É a melhor maneira com que a produtividade pode aumentar, com um ambiente confiável e livre de atritos. Os gestores e líderes são também responsáveis pelo que proporcionam e estimulam dentro de uma empresa quanto a relação de seus colaboradores, estabelecendo laços entre eles.

    O consultor americano Stephen M. R. Covey, autor do livro ?O Poder da Confiança? e um dos maiores especialistas do mundo em confiança no ambiente corporativo, comenta: ?O primeiro passo para criar confiança em alguém é começar com você mesmo, criando autoconfiança. Pergunte-se: eu confio em mim mesmo? Então,você tem de focar em criar e cumprir compromissos com você mesmo. A autoconfiança precede confiança nos outros. Uma vez iniciado isso, você constrói confiança nos outros. A chave para isso é criar compromissos com os outros e cumpri-los. Fazer um outro compromisso. E cumpri-lo. Fazer outro compromisso, e cumpri-lo.

    Repita esse processo. Faça e cumpra compromissos. E repetindo isso sempre, fazendo isso, você constrói confiança rapidamente. Faça o que você diz que vai fazer. Fazendo isso, a confiança aumenta. Mas se você se comprometer e não cumprir, a confiança diminui. Então, você pode construir isso rápido ou destruir rápido se você quebrar e não cumprir seus compromissos. Fazendo isso, você terá confiança em seus relacionamentos, em seus clientes. Quando você faz o que disse que ia fazer, a confiança aumenta?.

    Sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes para se conquistar a confiança, seja de clientes ou de colaboradores. Cumprir com o que promete. Mas existem alguns outros detalhes que ajudam a compor um adequado nível de confiança no ambiente de trabalho e são essenciais para gestores e líderes. Confira!

    PERTENCER E CONECTARSe as pessoas sentem-se excluídas do ambiente de trabalho, elas tendem a sentir-se ameaçadas e isso pode afetar a saúde e bem-estar. É importante que os indivíduos sintam-se conectados ao time.

    SIGNIFICÂNCIA E POSIÇÃOPessoas estão sempre avaliando seus desempenhos e que contribuição estão fazendo na organização. Se as pessoas não sentem-se valorizadas, podem sentir-se ameaçadas, o que irá impactar negativamente a performance.

    APRENDER E DESAFIARTrabalhadores precisam aprender sempre, para que possam adaptar-se ao moderno e cheio de mudanças ambiente de trabalho. Pesquisas indicam que colaboradores que sentem desafiados são mais produtivos.

    SEGURANÇA E CERTEZASe colaboradores não estão suas posições certas, eles podem se sentir ameaçados, o que causará um efeito negativo na performance e produtividade.

    VOZ E RECONHECIMENTOAs pessoas precisam ser encorajadas a exporem seus pontos de vistas, para que sintam que suas contribuições são reconhecidas e apreciadas.

    JUSTIÇAÉ essencial que uma organização trate seus funcionários com justiça e consistência. Se colaboradores sentem-se tratados de forma diferente que os demais, pode causar altos níves de estresse e produtividade baixa.

    ESCOLHA E AUTONOMIADar aos trabalhadores um grau de controle e deixá-los fazerem suas escolhas pode ajudar a balancear a vida em casa e no trabalho, ajudando a performance.

    PROPÓSITOSe colaboradores possuem um senso claro de propósito e estão conscientes de suas contribuições para a organização, há mais chances da equipe ser engajada e produtiva.

     Via http://escoladecriatividade.com.br/

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
  • Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

    Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos.

    Ler artigo
  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    A gestão de mudanças permite que todo processo de transição seja feito cuidadosamente, mas exige alinhamento com o comportamento organizacional.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos