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    Pessoas e Comportamento
    6minutos de leitura

    O Clima Organizacional e sua relação com o sucesso das Empresas

    Autor Leidiana

    O clima organizacional é composto pela percepção e pelos sentimentos que os colaboradores têm em relação à empresa. É possível avaliar essa percepção mediante pesquisas, que de acordo com os resultados podem indicar as principais medidas para melhorar o ambiente de trabalho. Mas, porque é importante para as empresas manter um clima organizacional em harmonia?

    Qual a importância da cultural organizacional?

    Um clima organizacional saudável é essencial para a produtividade e manutenção dos serviços prestados por uma empresa. Um ambiente positivo pode auxiliar a boa performance do negócio no mercado. Exemplo disso é o próprio Google, que resolveu criar uma atmosfera diferenciada dentro da empresa.

    Os colaboradores do Google tem autonomia para escolher o seu período de trabalho, mas não se engane, liberdade não significa falta de responsabilidade. O profissional precisa, dentro do horário escolhido por ele, cumprir todas as tarefas e apresentar resultados satisfatórios.

    Outra vantagem de ser um funcionário Google são os lanches gratuitos oferecidos pela empresa: frutas, sucos, iogurtes, entre outros. Na companhia também há um espaço de jogos para o colaborador dar uma pausa entre uma atividade e outra. Esse modelo de ambiente corporativo dá autonomia ao colaborador e tem gerado resultados positivos.

    Outra corporação que tem seus resultados nitidamente reconhecidos no mercado é a Amazon.  A quarta maior empresa do mundo tem muito a ensinar com o seu modelo de gerenciamento de mais de 500 mil funcionários. No ato da contratação, independente do cargo, os colaboradores são apresentados aos 14 Princípios de Liderança, que visam garantir que os funcionários tomem decisões consistentes.

    Importância do clima organizacional para o sucesso do empreendimento

    De acordo uma pesquisa realizada pela revista Forbes, trabalhador feliz produz até 20% mais que aqueles que não estão satisfeitos com sua vida profissional. A felicidade no trabalho ocorre quando o colaborador está contente com diversos aspectos da empresa, como salário, benefícios, cargo e colegas de equipe. Essa satisfação aumenta quando o profissional encontra na empresa motivação para a realização das tarefas.

    Com uma empresa funcionando de forma harmônica, os conflitos entre os membros da equipe são reduzidos e os trabalhos são realizados com mais agilidade. Mas essa não é a única vantagem em proporcionar um ambiente satisfatório para os colaboradores. Veja outros benefícios de ?agradar? o funcionário:

    • Satisfação do cliente
    • Equipe feliz não falta ao trabalho
    • Redução da rotatividade de funcionários

    Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

    Você já pensou em perguntar para a sua equipe como eles acreditam que o ambiente de trabalho pode ser mais agradável? Através de levantamentos internos, pesquisas de satisfação e motivação, é possível avaliar o relacionamento entre os funcionários. Com as pesquisas, você ainda consegue medir se as políticas de RH (Recursos Humanos) estão fazendo a diferença, bem como os modelos de gestão e o relacionamento hierárquico.

    É fundamental realizar esse acompanhamento para entender como os colaboradores agem emocionalmente em relação às influências diversas que podem ocorrer dentro da empresa. Afinal é o conjunto dessas emoções vividas na instituição que constituem parte do clima organizacional.

    Aspectos como a percepção em relação ao ambiente de trabalho, bem como sua motivação, acabam influenciando diretamente nos resultados. Por isso é importante um follow up periódico para que o gestor conheça os pontos fortes e fracos da equipe, focando no que precisa ser melhorado.

    Com as informações obtidas desta maneira, é possível ser mais assertivo na tomada de decisões, o que certamente influenciará na eficiência da equipe!

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