A importância da inteligência emocional no ambiente corporativo
O sucesso de uma organização depende da gestão, organização e produtividade de suas equipes. Podemos dizer, portanto, que ele está diretamente atrelado ao seu capital humano. São os profissionais que impulsionam o crescimento da empresa, preenchendo o ambiente corporativo com as habilidades necessárias para o desenvolvimento de projetos. Entre essas habilidades, destaca-se a inteligência emocional, que talvez seja a mais importante.
A inteligência emocional desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho colaborativo, com comunicação assertiva e relações interpessoais saudáveis e harmoniosas. Neste artigo, exploramos como essa habilidade comportamental é peça-chave para o crescimento de um colaborador e, consequentemente, para o sucesso de uma organização que valoriza o bem-estar e a produtividade.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de gerenciar emoções e sentimentos, compreender cenários, construir uma comunicação eficaz e tomar decisões assertivas. Em outras palavras, ser emocionalmente inteligente significa conseguir administrar o que sente e como reage e age, mesmo em situações adversas ou sob pressão. Este conceito ganhou mais destaque na década de 1990, quando os psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer introduziram o termo. No entanto, o tema só se popularizou com o lançamento do livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman, em 1995.