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Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

O trabalho é algo extremamente importante na vida do ser humano e ocupa grande parte de sua existência. Ou seja, passamos grande parte da nossa vida realizando atividades profissionalmente.

Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos. Por isso ter inteligência emocional no trabalho é tão importante.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e aprender a lidar com as emoções das outras pessoas que estão em sua volta.

Ela está ligada diretamente ao controle das emoções diante das adversidades. A inteligência emocional é formada por 5 características: autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

Inteligência emocional no trabalho

Um profissional que possui uma inteligência emocional dentro do ambiente de trabalho tem mais facilidade de conquistar o sucesso. Quem é calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar uma situação, quem é resiliente, sabe administrar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os problemas na impulsividade.

Ter o controle sobre suas próprias emoções é fundamental para ser bem sucedido profissionalmente. Ter uma boa relação interpessoal com os colegas de trabalho, também é importante para construir um ambiente de trabalho agradável e contribuir para o desenvolvimento de todos no geral.

A inteligência emocional se tornou uma condição indispensável para cargos que remetem à liderança, gestão e organização. Por meio dela é possível trabalhar melhor em equipe, desenvolver empatia e conseguir alcançar resultados no geral.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Conheça suas próprias emoções: Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o autocontrole emocional. No ambiente de trabalho somos colocados diversas vezes em situações que nos levam ao limite emocional, por isso é importante estarmos atentos aos sentimentos.

Aprenda a lidar com as emoções: após identificar os sentimentos é necessário aprender a lidar com eles. O primeiro passo é entender quando e onde cada sentimento surge e se tem uma razão ou valor para existir. O que você faz a partir do que sente é a diferença de um profissional de sucesso e um profissional frustrado.

Desenvolva empatia: Quando nos tornamos pessoas cada vez mais empáticas, conseguimos estabelecer um nível mais alto de comunicação, já que passamos a enxergar com os olhos do outro. Desenvolver empatia no ambiente de trabalho faz com que haja respeito entre você e seus colegas e, assim, acabam diminuindo os conflitos e abrindo espaço para a colaboração.

Mantenha-se motivado: a motivação e a inteligência emocional caminham juntas. Uma pessoa que possui um emocional positivo, irá se manter motivada na busca por realizar suas as metas e objetivos no trabalho.

Quando compreendemos um pouco mais sobre o conceito de inteligência emocional, entendemos a sua importância para o sucesso de profissionais e empresas.

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