Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    5minutos de leitura

    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

    Autor Dayane

    O trabalho é algo extremamente importante na vida do ser humano e ocupa grande parte de sua existência. Ou seja, passamos grande parte da nossa vida realizando atividades profissionalmente.

    Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos. Por isso ter inteligência emocional no trabalho é tão importante.

    O que é inteligência emocional?

    Inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e aprender a lidar com as emoções das outras pessoas que estão em sua volta.

    Ela está ligada diretamente ao controle das emoções diante das adversidades. A inteligência emocional é formada por 5 características: autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

    Inteligência emocional no trabalho

    Um profissional que possui uma inteligência emocional dentro do ambiente de trabalho tem mais facilidade de conquistar o sucesso. Quem é calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar uma situação, quem é resiliente, sabe administrar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os problemas na impulsividade.

    Ter o controle sobre suas próprias emoções é fundamental para ser bem sucedido profissionalmente. Ter uma boa relação interpessoal com os colegas de trabalho, também é importante para construir um ambiente de trabalho agradável e contribuir para o desenvolvimento de todos no geral.

    A inteligência emocional se tornou uma condição indispensável para cargos que remetem à liderança, gestão e organização. Por meio dela é possível trabalhar melhor em equipe, desenvolver empatia e conseguir alcançar resultados no geral.

    Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

    Conheça suas próprias emoções: Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o autocontrole emocional. No ambiente de trabalho somos colocados diversas vezes em situações que nos levam ao limite emocional, por isso é importante estarmos atentos aos sentimentos.

    Aprenda a lidar com as emoções: após identificar os sentimentos é necessário aprender a lidar com eles. O primeiro passo é entender quando e onde cada sentimento surge e se tem uma razão ou valor para existir. O que você faz a partir do que sente é a diferença de um profissional de sucesso e um profissional frustrado.

    Desenvolva empatia: Quando nos tornamos pessoas cada vez mais empáticas, conseguimos estabelecer um nível mais alto de comunicação, já que passamos a enxergar com os olhos do outro. Desenvolver empatia no ambiente de trabalho faz com que haja respeito entre você e seus colegas e, assim, acabam diminuindo os conflitos e abrindo espaço para a colaboração.

    Mantenha-se motivado: a motivação e a inteligência emocional caminham juntas. Uma pessoa que possui um emocional positivo, irá se manter motivada na busca por realizar suas as metas e objetivos no trabalho.

    Quando compreendemos um pouco mais sobre o conceito de inteligência emocional, entendemos a sua importância para o sucesso de profissionais e empresas.

    Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, conheça o novo curso da Trecsson Neuroliderança e Inteligência Emocional. O programa fala sobre os conceitos e práticas dessa realidade, as principais características e como aprimorá-las.


    Tenho Interesse

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    A gestão de mudanças permite que todo processo de transição seja feito cuidadosamente, mas exige alinhamento com o comportamento organizacional.

    Ler artigo
  • Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos

    Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, precisamos levar em conta o prejuízo de uma contratação errada. Conheça 4 erros!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos