• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Incentivação e Reconhecimento: as ferramentas para a motivação da equipe!

Um bom líder deve reconhecer as ações positivas dos colaboradores e incentivar a criatividade. Mas, você sabe como manter sua equipe motivada, proporcionando um ambiente de trabalho saudável?

Reunimos neste artigo algumas dicas de como você pode ser um líder eficiente ao manter sua equipe feliz e consequentemente obter bons resultados.

O que motiva os profissionais?

Por que as pessoas trabalham? Apenas por um salário no final do mês ou além do dinheiro querem se sentir úteis e reconhecidas? Atualmente, temos visto um movimento crescente de pessoas que abandonam seus empregos em busca de um trabalho que faça sentido.

Por este motivo é importante manter os colaboradores motivados, para que sintam-se felizes no ambiente de trabalho. Afinal, estudos comprovam que trabalhar feliz traz aumento na produtividade e na eficiência.

Além disso, o reconhecimento pode diminuir a rotatividade dentro da empresa, ponto muito importante já que é reconhecido que a troca constante da mão de obra não é vantagem nenhuma para as corporações.

Parte disso deve-se ao período necessário para se treinar o novo colaborador e adequá-lo aos valores da empresa, além de toda a energia e dinheiro investidos nesse processo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association, 89% das pessoas afirmam que sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho. O desequilíbrio entre o esforço e o reconhecimento são as principais causas dos trabalhadores se sentirem infelizes.

Outra pesquisa, realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, aponta quais são as situações mais desmotivantes, de acordo com os trabalhadores entrevistados:

  • 55,61% falta de reconhecimento no trabalho
  • 14,5 % ser contratado para uma tarefa e atuar em outra
  • 12,42% fazer as mesmas atividades de um colega, mas com salário menor
  • 8,79% acumular funções de outras pessoas
  • 7,67 % realizar atividades diferentes da minha profissão

Formas de incentivar a equipe

Equipamentos adequados

O que acontece quando um profissional não encontra material necessário para trabalhar dentro da empresa? A produtividade e a eficiência serão afetadas, impactando diretamente nos resultados do colaborador. Com o tempo, isso deixará o funcionário irritado e sentindo-se desvalorizado.

Por isso, vale a pena ficar atento às solicitações de cada setor, garantindo que todos possuam as ferramentas adequadas para a execução das atividades.

Feedback e reconhecimento

Um bom líder deve reconhecer os bons trabalhos realizados pela sua equipe e elogiá-los sempre que o momento for oportuno. Os erros são sempre apontados na busca de melhorias, mas os acertos devem ser expostos e elogiados.

Converse com o seu colaborador e dê um feedback de como ele vem executando suas tarefas. Críticas e sugestões de como melhorar também são uma forma de incentivo.

Treinamentos

Capacitar os funcionários, proporcionar conhecimento e treinamentos fazem com que o profissional se sinta valorizado. Existem vários treinamentos on-line e presenciais, voltados para incentivar o que cada colaborador tem de melhor.

Saiba mais sobre porque investir na capacitação dos colaboradores.

Benefícios

Os benefícios também são uma forma de incentivar a equipe. Descontos em academia, planos de saúde, auxílio aos familiares doentes, todas essas ações contribuem para a saúde física e mental do colaborador, refletindo no dia a dia dentro da empresa e nos resultados obtidos.

O reconhecimento do trabalho pode desempenhar um papel importante para que sua equipe sinta-se prestigiada e continue dando o melhor de si na busca por resultados.

Por isso, invista nessa estratégia e tenha funcionários mais felizes e competentes!

Gostou dessa informação? Então, compartilha nas suas redes sociais para que mais gestores saibam como motivar seus colaboradores!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Trabalhar a motivação da equipe o tempo todo, pode ser difícil quando o líder não conhece técnicas ou ferramentas que colaboram para essa tarefa. Confira!

motivação da equipe

20/12/2019

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/incentivacao-e-reconhecimento-as-ferramentas-para-a-motivacao-da-equipe