Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    6minutos de leitura

    Sete dicas para se comunicar melhor com sua equipe

    Foto do autor
    Autor Felipe

    Para gestores, líderes e empreendedores é essencial comunicar-se de maneira correta, transmitindo com convicção a paixão e a visão dos negócios. Essa comunicação efetiva pode inspirar colaboradores a darem um algo mais pela organização. É importante ser franco e honesto, também respeitando as características pessoais de cada colaborador, embora seja difícil e demande bastante tempo e atenção. Mas acredite, vale o esforço e sempre há mais para aprender. Por mais que você acredite que esteja motivando sua equipe e transmitindo tudo que for necessário, sempre há mais técnicas para serem conhecidas.

    A comunicação a partir da liderança é uma prática e uma disciplina: Quanto mais tempo, esforço e coração você coloca, mais eficiente será. Não há atalhos. O conselheiro executivo Dave Pottruck dá sete dicas para manter o foco e melhorar sua comunicação como líder. Confira!

    1. Seja autêntico. Quando você fala com seus funcionários, você deve passar uma imagem de verdadeiro. Isso significa compartilhar suas crenças e suas lutas. Fale sobre momentos de dúvida, mas também explique como as superou, com mais convicção e confiança do que nunca. Ou talvez compartilhe uma história ou duas sobre um fracasso e decepção na vida e a importância de contorná-los.

    2. Conheça a si mesmo. Veja lá no fundo. Conheça os seus valores e o que lhe motiva. Se você não se conhece, fica difícil de compartilhar e se conectar com outros. As pessoas querem saber o que lhe vibra como ser humano e não só como líder. Compartilhe isso e torne-se mais humano.

    3. Conte com um bom professor ou conselheiro de confiança.Desenvolver boas habilidades para se comunicar leva tempo - e, na pressa do mundo dos negócios, tempo é escasso. Ter alguém que lhe ajude a examinar e revelar interesses e paixões é extremamente útil e o valor é imensurável.

    4. Leia sobre a comunicação de liderança.Se estiver difícil de encontrar um bom conselheiro, leia tudo o que poder. Uma das "´bíblias" do assunto é "Liderando em Voz Alta", best-seller de Terry Pearce.

    5. Torne os valores visíveisA comunicação empática, eficaz e compromissada com a cultura da empresa é uma base sólida para que suas ideias acabem tornando-se realidades. Muitas das empresas mais bem sucedidas de hoje passaram por crises dramáticas. As melhorias, muitas vezes dependiam de uma comunicação genuína dos líderes. 

    Por exemplo, pense em uma comunicação clara e genuína da Starbucks de Howard Schultz, e a importância que os gestores e baristas assumem, para serem pessoalmente responsáveis pelo sucesso futuro. Seus funcionários querem saber o que você e a empresa representa. Estes são os seus valores. Fale sobre eles, não é só falar por falar, é preciso viver por eles.

    6. Conte histórias.Se você quer esclarecer um determinado ponto ou convencer as pessoas, você não pode confiar em fatos e números apenas. As pessoas lembram-se de histórias. As experiências pessoais e histórias que você compartilha com os outros criam engajamento emocional, diminuindo a resistência e dando significado ao que você fala. Tocar os corações dos funcionários irá incendiar o desejo de apoiar ativamente o negócio. 

    7. Esteja totalmente presente. Não há piloto automático para a comunicação de liderança. Você deve estar totalmente presente para mover as pessoas, ouvir e prestar atenção, ao invés de simplesmente estar por perto. Toda vez que você está se comunicando, você precisa estar preparado para falar do seu coração. Comunicação de liderança é, afinal, sobre como você faz os outros sentirem-se. O que você quer que as pessoas sintam, acreditem e façam como resultado da sua comunicação? Isso nunca pode acontecer se você ler um discurso. Não importa o quão bem está escrito, não é autêntico se você está lendo. Abrace o que você quer dizer e até use anotações, se for preciso, mas nunca leia um discurso, se você quer passar convicção e mover as pessoas à ação. (E sim, isso requer muita preparação). 

    Seus discursos são componentes visíveis e importantes do seu papel como líder. Os empreendedores bem sucedidos sabem que, enquanto o mundo de hoje oferece uma ampla variedade de maneiras de se comunicar com sua organização - e-mail, Twitter, mensagens instantâneas e muito mais - criar uma conexão pessoal não é tão simples. A comunicação eletrônica é uma ferramenta para a comunicação de informações - não para inspirar paixão.

    Via www.forbes.com

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
  • Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

    Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos.

    Ler artigo
  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    A gestão de mudanças permite que todo processo de transição seja feito cuidadosamente, mas exige alinhamento com o comportamento organizacional.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos