• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Métodos de aprendizado: O manual para você aprender mais rápido

O conhecimento será cada vez mais a principal base para chegar ao sucesso. O ?aprender? vem ganhando enorme importância, e um dos poucos consensos sobre o futuro é que a pessoa que possuir o conhecimento aguçado sobre o mundo, e sobre as áreas mais estratégicas dele, terá muito mais chances de chegar ao sucesso profissional e acadêmico.

Um dos assuntos que merece destaque entre os educadores diz respeito às formas e os métodos de aprendizado para ganhar conhecimento. O assunto evoluiu de tal forma que não há mais somente aquelas opções restritas, de leitura de conteúdo, ou de decorar um determinado assunto. Temos muitos métodos de aprendizagem consolidados e práticas de absorção de conteúdo sugeríveis para chegar ao aprendizado de forma mais rápida e eficiente.

Neste artigo vamos esmiuçar cada um desses métodos, e você sairá daqui muito mais apto a absorver novos conteúdos.

Leia também:

Inteligência artificial na Educação: Quais as vantagens no aprendizado?

Por que aprender é importante?


Estudar é o meio mais natural e importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. Através do aprendizado que ganhamos vida, que entendemos o mundo, que nos comunicamos com tudo. Aprender é viver, e quanto mais nós aprendemos mais temos chances de ter uma vida melhor. 

No campo mais prático, é através do aprendizado que nos formamos como cidadãos e profissionais. As empresas amam ter em sua equipe líderes, pessoas proativas, funcionários que agregam, e o que todos esses grupos possuem em comum, é o amor ao conhecimento.

Se você ama aprender, já está em vantagem. Agora só basta entender como as ferramentas de aprendizado podem te ajudar.

Ferramentas de aprendizado


As ferramentas de aprendizado são diferentes de métodos de aprendizado. Antes de sabermos como aprender, devemos entender onde devemos buscar conhecimento. Não são somente os livros, apostilas e aulas presenciais com professores que fornecem conhecimento.

Podemos encontrar conhecimento em: jornais, cinema, televisão, séries, revistas, podcasts, teatro, blogs, canais do Youtube, dentre outras ferramentas. Não devemos negligenciar nenhuma destas ferramentas. 

Métodos de aprendizado 


São inúmeros, e vamos explicar aqui cada um deles, apresentando suas funções, suas utilidades e, sobretudo, suas eficácias.

Técnica de grifar x método de resumir 

Esses dois métodos, amplamente usados, não trazem grandes benefícios por si só, e só devem ser usados como complementos para outros métodos mais eficazes.

Grifar textos é um método rápido e fácil, e por isso sua utilidade não é tão grande. Mas caso queiram usar, a dica para estudar dessa maneira é nunca grifar numa primeira leitura. É muito mais útil começar a grifar após a criação de um resumo do conteúdo, por exemplo.

Sobre o resumo, para ele ser útil, a regra deve ser seguida: à medida que se lê o conteúdo, o estudante escreve, com suas palavras, o que de mais importante este apresentou. O método é eficaz na absorção de conhecimento, mas é um método que pode diminuir a velocidade do aprendizado.

Releitura de texto 

Reler um texto é um método eficiente quando é feito logo após a leitura anterior. Isso permite que a releitura seja reiniciada com o assunto ainda ?quente? e permitindo que você aponte novas abordagens sobre o mesmo conteúdo.  

Ela é um método mais eficaz que grifar ou resumir, mas só vale a pena para quem tem uma rotina de estudo já consolidada.

Uma dica: na releitura, você já pode usar o método de grifar de uma forma mais útil, e produzir um resumo a partir desta. Assim, os vários métodos acabam se complementando e acelerando o aprendizado.

Memorização 

 Memorizar conteúdos ajuda nos estudos e na aprendizagem. Mas para isso, devemos seguir algumas práticas:

  • Memorizar não é decorar, tenha isso em mente. Para memorizar um conteúdo, é necessário que você tenha entendido.
  • Mantenha foco;
  • Tenha um ritmo de estudos;
  • Organize o espaço físico de estudo (nada mais agradável que estudar num lugar limpo e que te incentive a aprender);
  • Associe o que você acabou de aprender com o que você já saiba (se você acabou de aprender algo sobre um momento específico da história do Brasil, associe com o Brasil atual, veja diferenças e similaridades);
  • Reflexão é tudo (acabou de aprender sobre bolsa de valores? Que tal refletir sobre sua necessidade no mundo, sobre sua função prática, e sobre como ela faz uma economia crescer?);
  • Entenda você. Saiba quais formas de memorização se encaixam no seu perfil. Pode ser alguma destas acima, ou pode ser outra diferente. Você memoriza visualizando textos? Escrevendo músicas? Memes? Observe o que é mais útil para você.

Método da interrogação elaborativa 




Um dos métodos mais rápidos e eficientes de aprendizado é o da interrogação elaborativa. Ele consiste em criar explicações sobre o conteúdo que está sendo estudado. Isso se faz como?

Imagina que num conteúdo a seguinte informação é afirmada: a ditadura militar foi um dos piores regimes da história do Brasil. Ao invés de somente absorver a afirmação, você logo questiona: Por quê? 

Através deste sistema de questionamento você consegue absorver o conhecimento de forma mais consistente e o aprendizado tende a ser mais eficiente. Para isso é necessário você sempre se pautar pelo uso de: 

- O Quê (fato)? 

- Quem (sujeito)? 

- Quando (tempo)? 

- Onde (local)? 

- Como (modo)? 

- Conclusão (final)?  


Autoexplicação (ou a Técnica Feynman)



 

Um dos métodos mais interessantes e eficientes de aprendizado nasceu da mente de um ganhador do prêmio Nobel. Richard Feynman, percebendo a importância de entender de fato como as coisas funcionam, criou esse método, que consiste em:

  • Escolha um assunto (ou conceito) – Escreva o assunto escolhido em uma página.
  • Ensine (ou simule ensinar) para uma criança – A ideia aqui é simplificar ao máximo o conhecimento adquirido. Então busque ensinar o que você absorveu, pois assim a consolidação do aprendizado se dá de forma mais eficiente e rápida.
  • Identifique os "buracos" na própria compreensão – A ideia aqui é buscar todas as falhas (ou buracos) e tapá-las com uma nova leitura ou uma nova abordagem.
  • Revise, organize e simplifique – O processo de revisão, e organização busca se chegar à simplificação do conteúdo dado, e a absorção do conhecimento de uma forma melhor.


Estudo intercalado 




Esse método consiste em, como o próprio nome revela, intercalar estudos de disciplinas, assuntos ou matérias. É mais válido, no processo de aprendizado, você intercalar diferentes tipos de conteúdos e assim se manter por mais tempo incentivado a estudar. 

A sensação de desgaste é menor, porque há de um modo mais intenso a sensação de estar aprendendo algo novo.

Outra opção é ligar temas com perspectivas diferentes. Você em um momento está estudando a história do século XVI (guerras, disputas, etc) e logo depois vai estudar a literatura neste século. Você intercala temas, mas ligando um com o outro.


Teste prático 




Eis aqui um dos melhores métodos de estudo, que foi popularizado bastante pelos cursinhos pré-vestibulares, pois se assemelha em parte aos simulados que os professores passavam.

Neste caso, os testes práticos são criados pelo próprio estudante, com a finalidade de se colocar a prova, ou seja, de testar seu conhecimento sobre um conteúdo estudado. 

Coloque sempre em prática o que você aprendeu, essa é uma das grandes dicas para se aprender mais rápido e de forma mais eficaz. Se o conteúdo é prático, faça testes, aos montes. Se o conteúdo for teórico, realize simulados, com questões, e faça-os.

Simular provas te ensina a lidar com o clima de prova, útil para quem pretende fazer testes de admissão em faculdades, cursos ou empregos, além de te oferecer um feedback de como anda o processo de aprendizagem.


Prática distribuída 




Um dos sistemas de aprendizado mais sugeridos entre estudiosos da educação, o método da prática distribuída sugere que o estudante distribua o estudo ao longo do tempo, ao invés de concentrar todo o estudo num momento só.

Isso significa o que, exatamente? Bem, vamos imaginar que você pense em intercalar estudo ao longo do dia com momentos de descanso, assim você fraciona o processo de aprendizado em uma hora de estudo pela manhã, outra hora pela tarde, outra hora pela noite.

Este é somente um exemplo, pois esse método é mais abrangente, e pode ser feito para planejar os estudos em um semestre, em um ano, ou até mesmo em todo um período de faculdade, de quatro ou cinco anos.

Mapas mentais 




Esse é um método muito eficiente para estudantes que possuem uma memória mais ilustrativa, que absorve melhor conhecimento através da visualização de imagens. O mapa mental é criado em torno de um tema central e a partir daí vamos inserindo temas paralelos, complementares e que vão te auxiliar no entendimento geral.

Aqui vale fazer setinhas, nuvens, ligar um tema com outro, palavras-chaves. O céu é o limite para se criar mapas mentais. 

Além de útil, os mapas mentais podem te ajudar a aprender de uma forma mais divertida, pois foge do método de estudo mais padrão, de leitura ou de resumos, ou de grifar os textos.

Conclusão

Estudar é sempre bom. Absorver conhecimento é algo que além de oferecer poder a quem o tem, lhe dá uma sensação das melhores, de prazer até.

Os métodos de aprendizagem apresentados aqui são eficientes se usados de forma disciplinar, e com vontade, porque o processo de conhecimento e de aprendizado requer desejo.

Alguns serão mais aptos para um perfil comportamental, outros serão para outros. Por isso, é fundamental você se conhecer, para que assim utilize as técnicas que mais se adequam a sua personalidade.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de ler outros materiais disponibilizados em nosso blog

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Confira alguns métodos de aprendizado que irão ajudar você a dominar qualquer assunto que desejar. Um verdadeiro manual de aprender a sua disposição.

Métodos de aprendizado

17/08/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/c410003ef13d451727aeff9082c29a5c/bannerdesktop1920x420px_1146376715.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/metodos-de-aprendizado