Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    5minutos de leitura

    Qual a importância da cultura organizacional?

    Autor Leidiana

    A palavra cultura significa um conjunto de hábitos, normas, crenças, rituais e valores que regem uma sociedade ou um determinado grupo de pessoas. Nesse sentido, o termo cultura organizacional foi criado para denominar a sua contextualização dentro das empresas. Ela é a responsável por contribuir para a identidade da empresa, que pode coincidir com uma imagem positiva de prestígio e reconhecimento, dentro e fora da organização.

    O psicólogo social suíço, Edgar Schein é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do conceito de cultura organizacional. O autor descreve esse movimento como uma junção de características que diferem uma organização de outra. Para Schein, a cultura organizacional é formada por três níveis de conhecimento:

    1. Pressupostos básicos: crenças que são adquiridas em relação à empresa e a natureza humana, ou seja, são todos os comportamentos inconscientes presentes nas mentes dos colaboradores.

    2. Valores e normas: os princípios, normas e modelos importantes a serem seguidos dentro da corporação. São todos os itens que norteiam uma empresa e suas regras de comportamento, estabelecido dentro do ambiente corporativo.

    3. Artefatos (símbolos): resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores. Qualquer parte da cultura que seja visível pelos colaboradores, como a vestimenta, linguagem e comportamentos.

    5 características da cultura organizacional

    Conheças 5 características da cultura organizacional e porque esse conceito pode contribuir positivamente para a sua empresa.

    Integridade

    É essencial que as atividades e práticas do dia-a-dia da empresa sejam construídas em uma base sólida formada pela ética, honestidade, respeito e responsabilidade social. Caso contrário, a empresa abre espaço para que os colaboradores ajam da mesma forma, sem se preocuparem com o bem comum dentro do ambiente corporativo.

    Coletividade

    É fundamental o trabalho em equipe, bem como a compreensão das limitações de cada colaborador. Todavia, o trabalhador deve estar ciente da importância das suas ações e como elas podem afetar no andamento e nos resultados do time e da organização.

    Responsabilidade

    A responsabilidade está ligada à coletividade, sabendo de seus direitos e deveres, o colaborador tende a realizar suas tarefas com produtividade, sem perder a qualidade.

    Criatividade

    Independente do ramo de atividade da sua empresa, os funcionários devem ser motivados a serem criativos e inovadores, criando novas soluções e caminhos, a fim de solucionar os problemas e otimizar os processos.

    Proatividade

    O colaborador deve se sentir em um ambiente empresarial que seja confortável para sugestões e mudanças. Para que os funcionários tenham uma postura proativa, a empresa deve incentivar esse comportamento motivando-os a serem criativos.

    Nesse contexto, é importante ressaltar que a capacitação do corpo de colaboradores, com treinamentos e cursos, reflete diretamente na cultura da empresa. Isso porque a educação fornece diferentes conhecimentos e perspectivas que refletem no comportamento.

    A Educação Corporativa é um formato de capacitação que vem ganhando espaço no mercado devido à sua eficiência, já que o escopo do treinamento é preparado de forma personalizada para cada empresa.

    Quer entender um pouco melhor sobre esse modelo? Confira no artigo:

    https://www.trecsson.com.br/post/educacao-corporativa-entenda-como-ela-pode-revolucionar-sua-empresa

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
  • Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

    Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos.

    Ler artigo
  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    A gestão de mudanças permite que todo processo de transição seja feito cuidadosamente, mas exige alinhamento com o comportamento organizacional.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos