Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3038 1477
Aluno/Professor
Início > Blog

Qual a importância da cultura organizacional?

Foto do Post
Leidiana Palma

A palavra cultura significa um conjunto de hábitos, normas, crenças, rituais e valores que regem uma sociedade ou um determinado grupo de pessoas. Nesse sentido, o termo cultura organizacional foi criado para denominar a sua contextualização dentro das empresas. Ela é a responsável por contribuir para a identidade da empresa, que pode coincidir com uma imagem positiva de prestígio e reconhecimento, dentro e fora da organização.

O psicólogo social suíço, Edgar Schein é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do conceito de cultura organizacional. O autor descreve esse movimento como uma junção de características que diferem uma organização de outra. Para Schein, a cultura organizacional é formada por três níveis de conhecimento:

1. Pressupostos básicos: crenças que são adquiridas em relação à empresa e a natureza humana, ou seja, são todos os comportamentos inconscientes presentes nas mentes dos colaboradores.

2. Valores e normas: os princípios, normas e modelos importantes a serem seguidos dentro da corporação. São todos os itens que norteiam uma empresa e suas regras de comportamento, estabelecido dentro do ambiente corporativo.

3. Artefatos (símbolos): resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores. Qualquer parte da cultura que seja visível pelos colaboradores, como a vestimenta, linguagem e comportamentos.

 

5 características da cultura organizacional

Conheças 5 características da cultura organizacional e porque esse conceito pode contribuir positivamente para a sua empresa.

 

Integridade

É essencial que as atividades e práticas do dia-a-dia da empresa sejam construídas em uma base sólida formada pela ética, honestidade, respeito e responsabilidade social. Caso contrário, a empresa abre espaço para que os colaboradores ajam da mesma forma, sem se preocuparem com o bem comum dentro do ambiente corporativo.

 

Coletividade

É fundamental o trabalho em equipe, bem como a compreensão das limitações de cada colaborador. Todavia, o trabalhador deve estar ciente da importância das suas ações e como elas podem afetar no andamento e nos resultados do time e da organização.

 

Responsabilidade

A responsabilidade está ligada à coletividade, sabendo de seus direitos e deveres, o colaborador tende a realizar suas tarefas com produtividade, sem perder a qualidade.

 

Criatividade

Independente do ramo de atividade da sua empresa, os funcionários devem ser motivados a serem criativos e inovadores, criando novas soluções e caminhos, a fim de solucionar os problemas e otimizar os processos.

 

Proatividade

O colaborador deve se sentir em um ambiente empresarial que seja confortável para sugestões e mudanças. Para que os funcionários tenham uma postura proativa, a empresa deve incentivar esse comportamento motivando-os a serem criativos.

 

Nesse contexto, é importante ressaltar que a capacitação do corpo de colaboradores, com treinamentos e cursos, reflete diretamente na cultura da empresa. Isso porque a educação fornece diferentes conhecimentos e perspectivas que refletem no comportamento.

A Educação Corporativa é um formato de capacitação que vem ganhando espaço no mercado devido à sua eficiência, já que o escopo do treinamento é preparado de forma personalizada para cada empresa.

Quer entender um pouco melhor sobre esse modelo? Confira no artigo:

https://www.trecsson.com.br/post/educacao-corporativa-entenda-como-ela-pode-revolucionar-sua-empresa

 

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital