• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Profissões do futuro na área da saúde

Um dos maiores questionamentos dos especialistas em mercado de trabalho diz respeito às mudanças que teremos em um futuro próximo, culminando na seguinte pergunta: quais serão as profissões do futuro na área da saúde?

É muito difícil afirmar com toda a certeza quais serão os empregos mais disputados, principalmente na área da saúde, que se mostrou ser um campo que precisa de pessoas especializadas. Podemos observar que em outras áreas profissionais esse debate já se mostra mais avançado, com algumas respostas já bem definidas.

A área da saúde, não poderia ficar de fora, todos que possuem desejo, vocação e interesse em estudar para adentrar nesse ramo, pode fazer esta leitura com um olhar mais apurado, pois ela oferece um material muito rico para a escolha de sua futura profissão.

O futuro da saúde com o avanço da tecnologia 


O primeiro elemento para entendermos as particularidades do mercado de trabalho do futuro na área da saúde é a tecnologia. Com o avanço da Inteligência Artificial e de técnicas como as usadas em Big Data, as profissões do futuro na área da saúde terão que dialogar bastante com a realidade virtual.

Vamos ver algumas profissões promissoras, outras que já são realidade mas que serão aperfeiçoadas bastante ainda e as profissões que por enquanto, são mera projeções.

O Técnico em Telemedicina 




Essa profissão já caminhava a passos largos para se transformar em uma grande aposta para o futuro, mas eis que veio a Pandemia de Covid-19, e esta profissão teve que ganhar ares mais reais e atuais. Isso porque a telemedicina lida com a possibilidade de profissionais de saúde fazerem seus trabalhos à distância.

Pensando em uma carreira promissora no futuro, o Técnico em Telemedicina de fato ganha destaque, porque seu trabalho visa facilitar demais a vida dos profissionais da saúde, oferecendo as ferramentas para se encurtar distâncias, e isso se dá através de videoconferência, por exemplo, ou de exames com laudos médicos à distância.

O Conselheiro Genético 




Não há nada mais futurista que o termo genética, muito visto em filmes de ficção científica. Pois bem, o Conselheiro genético é aquele profissional que vai te ajudar a entender os resultados de um teste genético. Ele pode, por exemplo, indicar que outros membros da família de um paciente realizem testes genéticos para identificar uma maior probabilidade de aquele paciente ter uma doença como o câncer.

Uma área de vital importância para o futuro da saúde.

O Bioinformacionista




Típica profissão do futuro, o profissional usa informações biológicas para ajudar cientistas da área da saúde a compreender os problemas e o desenvolvimento de tratamentos e também de medicações modernas.

Trata-se de um profissional que acumula formação, e sobretudo capacitação na área de genética e também na área de tecnologia, dois dos braços para o futuro da saúde.

Falando em mercado de trabalho, é um trabalho promissor e que já está bem presente no mercado, com as possibilidades de emprego crescendo cada vez mais.

O salário pode chegar a até oito mil reais.

Ele tende a atuar em hospitais, em órgãos públicos e Centros de pesquisa, 

O Geomicrobiologista 




Esse profissional busca entender as estruturas organossedimentares construídas por atividade bacteriana, tais quais os famosos estromatólitos de Shark Bay, na Austrália. Eles unem geologia, biologia e paleontologia e visam ajudar a fazer novas medicações. 

A Geneticista 




Para ser geneticista a pessoa precisa ter um curso na área de Ciências Biológicas, e depois se especializar na área de Genética, seja de humana ou animal. Os geneticistas estudam os genes e todas as informações que estão contidas neles. 

O mercado de trabalho para o geneticista é bem amplo e a primeira opção de trabalho é a acadêmica, onde o estudante se gradua, e faz um Mestrado, e depois um Doutorado nesta área e ai trabalha com pesquisa ou ensino. 

Outra opção de trabalho é com empresas que trabalham com testes genéticos, que acabam absorvendo essa demanda de geneticistas. 

Além disso, há a possibilidade de fazer um concurso público para geneticista, e há vários atualmente, como da Polícia, que sempre absorve geneticistas em seus concursos.

É uma das profissões que podemos chamar de profissão do futuro, pois a sua tendência é crescer cada vez mais com o tempo.

O Terapeuta de saúde mental




O campo de trabalho do terapeuta de saúde mental é bem amplo, afinal de contas é um trabalho que diz respeito à atividade humana. Terapeutas de saúde mental já é uma profissão bem atual, que deve continuar sendo bastante valorizada no futuro, já que a expectativa de vida aumenta a cada década (talvez haja uma pequena diminuição nesta década em especial, por conta da Pandemia da COVID 19), mas ainda assim a tendência deve se manter.

Assim, com o aumento da expectativa de vida, se amplia a necessidade de cuidados especiais com o público idoso e sua saúde mental. 

O Gestor de qualidade de vida 




Uma das carreiras que mais ganha destaque e que segue uma forte tendência de valorização para o futuro dentro do mercado de trabalho. Mas porquê todo este destaque para o Gestor de qualidade de vida?

Bem, porque ele tem a fundamental função de elaborar projetos de intervenção para melhora do clima organizacional e dos níveis de saúde dentro das empresas, ajudando na qualidade de vida de sua equipe.

Todas as atividades para melhoria do bem estar dos funcionários de uma corporação são construídas pelo profissional e sua equipe, e visam reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade.

O fisioterapeuta 




Sim, a fisioterapia é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos anos e que levará esta tendência para o futuro em médio prazo, e isso se deve a uma preocupação cada vez maior das pessoas com o seu bem estar físico e mental.

O envelhecimento da população também aumenta ano após ano à demanda por esse profissional, que deve ser cada vez mais valorizado.

O Fonoaudiólogo




Segundo uma pesquisa do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, o trabalho em fonoaudiologia tende a crescer mais de 18% na próxima década, e deve se transformar em uma das profissões do futuro na área da saúde. O fonoaudiólogo trabalha com os mais diferentes aspectos da comunicação humana

  • Linguagem oral e escrita,
  • Fala,
  • Voz,
  • Audição e
  • Funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

O Hacker Genético 




Sim, o trabalho de Hacker terá uma função primordial no futuro da saúde, e não será por algo negativo. O profissional terá uma demanda cada vez maior na medicina para prevenir e combater doenças, pelo esporte e por todas as atividades em que se busca superar os limites do desempenho humano. Como esse profissional trabalha com informações genéticas, pode fazer a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos.

Como devo me preparar para o futuro na área de saúde? 


Os cursos de graduação na área de saúde continuarão sendo a base principal que dará a mão de obra humana essencial para as atividades e trabalhos no futuro. Profissões como médico, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Professor de Educação Física, dentre outras, fornecerão a base para alguns dos trabalhos mais valorizados no futuro da saúde.

Entender a relação cada vez mais estreita entre saúde e tecnologia dará um suporte ainda maior para os profissionais que desejam garantir uma boa vaga no mercado de trabalho em um futuro próximo.

Conseguir se relacionar com as inteligências virtuais que ganharão muito mais espaço nas próximas décadas também será um diferencial na carreira de pessoas das áreas médicas, principalmente pelo fato das futuras e atuais tecnologias de inteligência artificial dependem e vão depender sempre da análise e da ação humana.

Fique conosco para mais conteúdos como este, até a próxima!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Confira as principais profissões do futuro na área da saúde. A pandemia mostrou que algumas atividades terão destaque em um futuro próximo.

Profissões do futuro na área da saúde

30/08/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktop1920x420px_1514131707.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/profissoes-do-futuro-na-area-da-saude