• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Tipos de inteligência artificial: Conheça os principais

Uma das grandes responsáveis pelo processo de evolução de nosso mundo, a tecnologia passou e passa por um processo constante de renovação, melhoria e aprimoramento. Se décadas atrás o grande feito tecnológico era composto por ferramentas como computador, celular ou internet, hoje se tem na inteligência artificial o grande carro chefe da revolução tecnológica.

E no mundo corporativo, as AIs, como são chamadas, já são responsáveis por uma enorme parcela do funcionamento das empresas, e buscam levar aos seus funcionários e clientes todas as inovações tecnológicas, que vão desde chats interativos feitos sem a presença humana, até ferramentas de segurança que visam bloquear ataques cibernéticos.  

Neste artigo vamos entender melhor os tipos de Inteligência Artificial que já temos em nosso meio social, e como estes funcionam e melhoram as nossas vidas. Cada AI projetada tem a função de melhorar e aperfeiçoar de alguma forma as nossas vidas.




Entendendo o conceito de AI 

O conceito de Inteligência Artificial remete ao período pós-segunda guerra mundial, com a publicação do artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing. Há um filme sobre ele chamado "O Jogo da Imitação", de 2014, que explica bastante seu pensamento e vale a pena assistir. 

Anos depois da publicação do artigo, o professor John McCarthy - isso em 1956 - cria especificamente o termo, se referindo a capacidade que as máquinas poderiam possuir para resolverem problemas que antes eram somente solucionados por humanos.

Ou seja, IA é uma inteligência similar à humana, mas construída a base de ferramentas tecnológicas, e tem como objetivo realizar ações que se fossem feitas por humanos seriam consideradas inteligentes.    

Leia também:

Inteligência Artificial: O que é, como funciona e quais impactos na atualidade.


AI são importantes para as empresas 


Uma das grandes áreas beneficiadas pelo avanço da inteligência artificial é a corporativa, que vê na evolução tecnológica uma possibilidade enorme para otimizar serviços, melhorar a comunicação com cliente e aperfeiçoar sistemas de segurança. Nesse sentido, as AIs não são apenas importantes, mas essenciais para o crescimento de empresas de diversos setores.

O impacto da Inteligência Artificial para os negócios é tanta que é chamada por muitos especialistas como uma revolução, tal como a eletricidade foi no início do século XX, quando permitiu que as manufaturas crescessem de tal forma que se transformaram em gigantes da área comercial.

Assim, empresas se utilizam da capacidade de automatizar e aumentar os trabalhos que a AI possui para aumentar ganhos e melhorar a eficiência das tarefas nas empresas. Empresas médicas usam AI para auxiliar os médicos nos diagnósticos, bancos utilizam para aperfeiçoar os programas de empréstimos, e empresas no geral usam para garantir a segurança organizacional, sobretudo em seu banco de dados.

Os tipos de Inteligência Artificial 


Dentre tantas AIs disponíveis no mercado, separamos para você as  mais relevantes e importantes que foram desenvolvidas atualmente. Confira! 


A ANI - Inteligência Artificial Fraca 

A Artificial Narrow Intelligence, é um sistema de AI focada em um único objetivo, que busca a resolução de uma tarefa específica. Exemplificando: a IA usada em um jogo de xadrez constrói todas as opções imagináveis de jogadas para o jogo de xadrez, além de construir uma base de dados de todas as regras do jogo. Porém, seu uso se limita ao jogo de xadrez, exceto que se busque abranger mais jogos.

Dentro desta perspectiva, temos ainda duas possibilidades (ou subgrupos) de ANI, sendo uma caracterizada como 1) Máquinas Reativas, que possui recursos mais limitados, com uma capacidade menor de armazenamento de dados e que possuem a capacidade de reagir a estímulos mais restritos, e isso de acordo com a sua configuração.

Dentro do processo de evolução, as máquinas reativas passam por um avanço, chegando a 2) Memória Limitada, como uma possibilidade bem maior de armazenamento de informações, que são utilizadas na tomada de decisões. Grandes empresas se beneficiam deste avanço, e levam-na para ampliar as opções de seus clientes. Tomamos como exemplo algum serviço específico de streaming, que baseado no filme que você escolheu assistir vai te sugerir outros similares.

Pois bem, nesse caso estamos diante de uma AI em pleno funcionamento, para o benefício da empresa e de seus clientes.

Assim, percebemos que as AIs fracas estão em quase tudo que vivenciamos hoje em dia, seja num jogo de videogame, em um chat automático que você entra de uma empresa, e vários outros exemplos, que nos mostram que elas são restritas (ou fracas) justamente por serem focadas em uma única tarefa, sempre consequência de sua configuração. 

AGI - Inteligência Artificial Geral ou (Artificial General Intelligence (Strong AI) 

Segundo tipo de Inteligência Artificial, a AGI ainda está distante de nossa realidade, e até então o conceito dela flerta mais com a ficção científica do que com a nossa realidade.

Isso porque esse tipo de AI tem como características a capacidade de raciocinar, de resolver problemas e de tomar decisões, possuindo a capacidade de planejar, de aprender e de até mesmo de se comunicar.   

Em resumo, a AGI possui a capacidade de imitar a inteligência humana de tal forma que não conseguimos distinguir um do outro. E é por conta desse desafio que este tipo de inteligência ainda não se transformou em realidade prática. 

Um dos maiores obstáculos para este tipo de inteligência se manifestar é justamente a capacidade de não somente aprender, mas, sobretudo pensar. Vamos imaginar uma máquina que consegue decorar todo um dicionário e até mesmo ?xingar?, mas não consegue entender o porquê deste xingamento ser uma palavra ofensiva. Esta fala de entendimento, de pensar no porque, ainda é a lacuna que a Inteligência Artificial Geral pretende preencher.

E para isso, pesquisadores deverão responder questões como: "o que nos torna cientes de nossa própria consciência?". Para quem assistiu ao filme "AI – Inteligência Artificial", de Steven Spielberg, essa pergunta já deve estar memorizada, pois ela é um dos elementos principais de toda a história.

SI - Superinteligência Artificial 

É um conceito ainda cercado de muita ficção e nenhuma realidade. Seria uma espécie de tendência da nossa humanidade, chegaremos a um ponto onde as inteligências artificiais conseguiriam nos superar, e até mesmo nos ultrapassar. 

Uma AI nesse nível teria a capacidade de tomar decisões, e por consequência, pensar nas escolhas e ações que serão produzidas. No universo da ficção científica há ainda a pergunta de um milhão de dólares: será que um dia as AIs terão a capacidade de amar? De sentir emoções? Por mais que a evolução tecnológica nos dê uma resposta próxima do sim, este é um tema que mexe não somente com tecnologia ou com evolução social, mas sim com ética e antropologia.

Afinal, se uma máquina conseguir não somente pensar, mas também sentir, o que caracterizaria uma máquina e o que caracterizaria um humano? A distinção entre ambos iria se diluir, e se transformar em uma grande questão filosófica.

Mas tudo isto ainda está relativamente longe de acontecer, até mesmo porque estamos na fase inicial das AI.

Conclusão

Vocês conferiram neste artigo os principais tipos de Inteligência Artificial que o mundo vislumbra para este nosso contexto atual, e já pensando em um futuro. Entender seus tipos, e, sobretudo, seus avanços, vai proporcionar ao leitor uma capacidade de entendimento do que já temos de AI em nosso entorno.

As sugestões de pesquisas, sugestões de compras, os chats automáticos de empresas de comércio, as vozes interativas do celular, e mais dezenas e centenas e milhares de outros exemplos, nos fazem perceber que estamos vivendo a era inicial da Inteligência Artificial. Cabe a nós, humanos, fazer com que esta era seja caracterizada por avanços em áreas de fato necessárias, como a saúde, negócios e bem estar. 

Esperamos que tenha gostado, continue conosco para mais conteúdos como este!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Estamos o tempo todo sendo expostos às ações dessa nova evolução da tecnologia, confira os principais tipos de inteligência artificial.

Tipos de inteligência artificial, machine learning e inteligência artificial, definição inteligência artificial, inteligência artificial definição, exemplos de inteligência artificial

30/06/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/e1e32e235eee1f970470a3a6658dfdd5/desktop_1307121464.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/inovacao/tipos-de-inteligencia-artificial