Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Inovação
    5minutos de leitura

    Tipos de inteligência artificial: Conheça os principais

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Uma das grandes responsáveis pelo processo de evolução de nosso mundo, a tecnologia passou e passa por um processo constante de renovação, melhoria e aprimoramento. Se décadas atrás o grande feito tecnológico era composto por ferramentas como computador, celular ou internet, hoje se tem na inteligência artificial o grande carro chefe da revolução tecnológica.

    E no mundo corporativo, as AIs, como são chamadas, já são responsáveis por uma enorme parcela do funcionamento das empresas, e buscam levar aos seus funcionários e clientes todas as inovações tecnológicas, que vão desde chats interativos feitos sem a presença humana, até ferramentas de segurança que visam bloquear ataques cibernéticos.  

    Neste artigo vamos entender melhor os tipos de Inteligência Artificial que já temos em nosso meio social, e como estes funcionam e melhoram as nossas vidas. Cada AI projetada tem a função de melhorar e aperfeiçoar de alguma forma as nossas vidas.

    Entendendo o conceito de AI 


    O conceito de Inteligência Artificial remete ao período pós-segunda guerra mundial, com a publicação do artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing. Há um filme sobre ele chamado "O Jogo da Imitação", de 2014, que explica bastante seu pensamento e vale a pena assistir. 

    Anos depois da publicação do artigo, o professor John McCarthy - isso em 1956 - cria especificamente o termo, se referindo a capacidade que as máquinas poderiam possuir para resolverem problemas que antes eram somente solucionados por humanos.

    Ou seja, IA é uma inteligência similar à humana, mas construída a base de ferramentas tecnológicas, e tem como objetivo realizar ações que se fossem feitas por humanos seriam consideradas inteligentes.    

    Leia também:

    Inteligência Artificial: O que é, como funciona e quais impactos na atualidade.


    AI são importantes para as empresas 


    Uma das grandes áreas beneficiadas pelo avanço da inteligência artificial é a corporativa, que vê na evolução tecnológica uma possibilidade enorme para otimizar serviços, melhorar a comunicação com cliente e aperfeiçoar sistemas de segurança. Nesse sentido, as AIs não são apenas importantes, mas essenciais para o crescimento de empresas de diversos setores.

    O impacto da Inteligência Artificial para os negócios é tanta que é chamada por muitos especialistas como uma revolução, tal como a eletricidade foi no início do século XX, quando permitiu que as manufaturas crescessem de tal forma que se transformaram em gigantes da área comercial.

    Assim, empresas se utilizam da capacidade de automatizar e aumentar os trabalhos que a AI possui para aumentar ganhos e melhorar a eficiência das tarefas nas empresas. Empresas médicas usam AI para auxiliar os médicos nos diagnósticos, bancos utilizam para aperfeiçoar os programas de empréstimos, e empresas no geral usam para garantir a segurança organizacional, sobretudo em seu banco de dados.

    Os tipos de Inteligência Artificial