Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    6minutos de leitura

    14 Situações Que Desperdiçam Seu Tempo

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    O tempo é a única coisa que todos nós temos em comum. Não podemos evitar, são 24 horas, 1.440 minutos ou 86.400 segundos por dia. Nada mais, nada menos, o tempo não cessa o ritmo para ninguém. E a forma com que gastamos ele é o que diferencia cada ser vivo do nosso planeta. Aí mora nossas individualidades, com o que fazemos durante o tempo que temos. O tempo dedicado ao trabalho e estudo interfere positivamente na aquisição de propriedades materiais e intelectuais.

    O tempo também é dinâmico e se modifica com a evolução da sociedade e de suas tecnologias. Conseguir equilibrar e aperfeiçoar ele em um contexto onde nos vemos realizando múltiplas tarefas ao mesmo tempo, onde estamos on line em redes sociais, ao mesmo momento em que assistimos televisão e conversamos em aplicativos de mensagens com amigos ou colegas de trabalho, é das tarefas mais difíceis nos tempos atuais.


    O tempo pode ser investido ou desperdiçado, a escolha é sua. Utilizá-lo a seu favor poderá trazer resultados satisfatórios em sua vida pessoal e profissional, e evidentemente não saber conduzir o tempo da melhor forma traz como consequência dificuldades ainda maiores para realizar seus projetos, suas metas, seus objetivos.

    Para quem se identifica com a primeira opção, temos algumas dicas que pessoas de sucesso pessoal e profissional pregam sobre situações que geram desperdício de tempo. Descubra como evitá-las!

    1 - Não Ouvir

    Se no plano pessoal, não ser uma pessoa acessível para ouvir críticas, conselhos e sugestões já acarreta em problemas de evolução de personalidade, no plano profissional ser uma pessoa com este perfil só te trará problemas. 

    Críticas - Não ouvir críticas significa quase sempre não evoluir, não melhorar, não se aperfeiçoar, e sobretudo perder tempo cometendo os possíveis mesmos erros que te fizeram receber... Críticas.

    Conselhos - O mesmo vale para conselhos (sugestões e dicas também). Quando se consegue absorver uma sugestão oferecida por alguém que possui tanto conhecimento quanto você, a possibilidade de otimizar o tempo em ações futuras é enorme. 

    E mais: uma dica sobre o direcionamento dado a um projeto, ou uma ação no trabalho, se bem escutada, te fornece elementos para crescer na empresa, para evoluir em seu emprego, e para acelerar todo o gerenciamento de sua vida profissional. 

    Em suma, não estar receptivo a opiniões, sugestões e ideias pode atrasar seu aprendizado ou conclusão do trabalho.

    2 - Não Terminar

    Oferecer desfecho para as coisas da vida é de um valor inestimável. Tudo que tem início se completa quando chegamos a seu término. Parece óbvio, mas nas relações de trabalho este elemento é crucial, e vai separar os bons dos maus profissionais.

    Conseguir otimizar o tempo, construir um bom plano de trabalho, dividir bem as tarefas de um projeto e sobretudo executar tudo isso com perfeição te tornará um profissional exemplar, e certamente os ventos levarão estes benefícios profissionais para a sua vida pessoal, amorosa, familiar, etc. 

    Se te pedirem para terminar um projeto em um mês, você terá tão logo um leque com algumas opções distintas: 

    A primeira: entregar um ótimo projeto depois do prazo;

    A segunda: entregar um razoável projeto antes ou no prazo;

    A terceira: não entregar o projeto.

    Pois bem, esqueçam-se destas opções e se apeguem a alternativa que nos interessa, e que nos leva até o profissional exemplar: entregar no prazo um ótimo projeto

    E não esqueçam: a maneira mais fácil de medir a eficiência de alguém é ver quanto tempo ele leva para terminar algo. Pessoas de sucesso sempre terminam as coisas.

    3 - Trabalhar Até Tarde

    O que para alguns pode ser um método, para uma grande maioria é tão somente falta de um planejamento melhor do tempo. Estamos falando de pessoas e profissionais que trabalham até tarde para finalizar uma tarefa.

    Entender que às 24 horas do dia devem ser usadas para o trabalho, para a vida pessoal, para a vida familiar e amorosa é de fundamental importância para evoluir neste assunto. Saber usar os diferentes momentos do dia para trabalhar, ir ao cinema, um teatro, chamar os amigos para um bate papo em sua casa, todos estes elementos do dia nos trazem qualidade de vida.

    E qualidade de vida é ouro para profissionais de alto nível. Não se enganem, trabalhar em demasia e até altas horas da noite não significa (na maioria das vezes) excelência, muito pelo contrário, pode indicar uma total falta de planejamento do tempo.

    Trabalhar durante muitas horas confunde sua mente, fere suas relações com familiares e amigos, e prejudica a criatividade. Está passando por alguma dessas situações? Pode ser que você esteja com problemas em administrar seu tempo.

    4 - Falta de Foco

    No guia de adestramento animal, trabalhar o foco significa chegar ao epicentro do problema. E isso acontece por quê? Bem, porque sem foco a vida tende a se tornar um caos. Bem, isso vale para um cãozinho, mas também vale para nós, seres humanos.

    Ter bem definido um planejamento do seu tempo não garante por si só, o sucesso. O sucesso vem com foco total no plano de ação, com a capacidade de priorizar o que é mais importante e relegar a segundo plano as coisas secundárias. Significa achar no meio de 100 e-mails aqueles 10 que de fato são relevantes para aquele instante.

    Iniciar tarefas sem ter antes finalizado as anteriores é um ótimo exemplo de como a falta de foco age no âmbito profissional. Uma ação, que aparentemente não causa dano, pode te levar a uma bola de neve de problemas. Coloque em sua mente: se tempo é dinheiro (sucesso), foco é o Banco Central, ou seja, é nele que o dinheiro (sucesso) é gerado.

    Não focar e definir prioridades cria um caos desnecessário na vida de qualquer um que busca o sucesso.

    5 - Planejamento Errado

    Planejar bem, é uma ação que sem dúvida causa um impacto gigante na estratégia pessoal, profissional ou empresarial. Estamos falando aqui de colocar no papel as prioridades, deixar claro quais são os objetivos desejados, analisar todos os cenários possíveis e começar pelo que mais importa.

    Gastar tempo planejando é um investimento que dá certo, e que evita a perda de tempo futuro. O planejamento estratégico não recebeu este nome à toa, e todos os grandes nomes de sucesso devem possuir esta característica em comum: saber planejar corretamente.

    Se planejar errado significa desconhecer os problemas que um trabalho requer, o planejamento correto tem como uma das bases a exata noção de todos os possíveis problemas de um projeto, e sabendo disto, vem a análise e as possibilidades de resolução. 

    Assim, há poucas coisas que causam tanto impacto produtivo quanto um planejamento errado. Gastar tempo planejando garante que você não vai perder tempo realizando mudanças futuramente.

    6 - Interrupções Tecnológicas

    Efeito da evolução de nossa sociedade, as tecnologias entraram já faz algum tempo em nossas vidas, sejam para nos proporcionar melhorias e avanços nos trabalhos, sejam também para nos atrapalhar na execução deles. E como isso acontece? 

    Equilibrar um espaço de trabalho com todas as tentações tecnológicas é tarefa árdua. Saber conviver bem com a internet, redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens, aplicativos de relacionamentos, e-mails, aliado a uma dinâmica produtiva de trabalho é basicamente um dos segredos do sucesso de um projeto profissional.

    Neste sentido, o foco, que já falamos aqui, se torna essencial para que as distrações tecnológicas não atrapalhem a evolução de uma tarefa, um objetivo ou um trabalho. 

    Mas além dele há outro elemento que se faz necessário aqui: a disciplina. Entender que no momento de trabalho tais distrações (redes sociais, app, etc.), devem estar desligadas, é importante e merecedora de nota mental.

    Pessoas que deixam a tecnologia controlar a vida delas ao invés de controlarem a tecnologia, possuem um vício que necessita cura. Tecnologia deve ser uma ferramenta e não uma distração, pelo menos em horário de trabalho.

    7 - Iniciativa de Sobrecarga

    Aqui está a questão que o workaholic odeia: trabalhar demais pode lhe trazer mais malefícios que benefícios. Sim, entender que somos seres limitados no tempo e no espaço é a cereja do bolo no nosso processo evolutivo, seja pessoal ou profissional.

    Assumir mais trabalho do que você aguentar traz consequências para o corpo e para a mente. Poderá lhe trazer dores físicas, o que acarreta em perda considerável de tempo na execução de projetos, tarefas e de ações de sua vida.

    A estafa mental também lhe dará dores de cabeça, no sentido figurado (e literal). Se sentir esgotado mentalmente só atrapalha o desenvolvimento do trabalho.

    Nunca assuma mais trabalho do que você consegue dar conta, "morder mais do que você pode mastigar" é uma maneira certeira de arranjar problemas e tornar tudo mais complexo. 

    8 - Visitas Inesperadas

    Compreender que seu espaço de trabalho deve ser respeitado tanto por você quanto por outras pessoas. Respeitar seu espaço de trabalho significa muitas vezes não o deixar ser invadido por pessoas, independente do quão importantes elas sejam para a sua vida pessoal.

    Deixar delimitado que no momento de trabalho aquele espaço físico é para executar suas tarefas empresariais, mostra que você possui profissionalismo, e sobretudo, que você sabe gerir bem seu tempo de trabalho.

    A consequência deste pensamento é a possibilidade maior de entregar projetos dentro dos prazos, finalizar ações com excelência e desenvolver seu trabalho com uma qualidade acima da média.

    E tudo bem ter uma política sem portas e barreiras no trabalho, mas deve-se tomar cuidado com interrupções em horário de expediente. Se você não respeita seu tempo, os outros também não vão.

    9 - Delegação Errada

    Delegar recursos é uma das ações mais importantes no processo de gerenciamento de projetos, e é muito comum entre líderes. Fazer bem este trabalho, acarreta em uma otimização do tempo, fazê-lo da forma errada, pelo contrário, oferece atrasos, perda de tempo e baixa produtividade.

    Conhecer sua organização e sua equipe é fundamental neste processo de delegar os recursos. Distinguir as habilidades de cada membro de uma organização é tarefa essencial para o bom profissional. Requer inteligência, feeling e boas escolhas.

    Evite erros observando tudo que há em sua volta no ambiente de trabalho, evite erros olhando para o seu próprio umbigo, ou seja, lembrando-se de todas as outras vezes que houve atrasos, perda de tempo e que erros operacionais. 

    Os líderes precisam delegar os recursos de acordo com os melhores talentos de uma organização, alinhando os melhores colaboradores com as melhores oportunidades.

    Leia também:

    8 dicas para uma liderança de sucesso

    Gestão Empresarial: 7 Erros de Liderança Para Não Cometer!


    10 - Falta de Organização

    Falta de organização é o mal do século no âmbito do trabalho, já dizia o sábio profissional. Entender que perda de tempo e falta de organização caminham lado a lado já nos dá uma boa ideia de como resolver este problema.

    Para nossa sorte, este é um problema que o próprio mundo virtual oferece solução, com dezenas de ferramentas que te ajudam a se organizar, planejar bem as tarefas e sobretudo evitar a perda de tempo no trabalho.

    Ferramentas como Trello, Asana e Wunderlist te dão todo o suporte para que seus projetos e suas tarefas sejam conduzidas com total organização, evitando assim a perda de tempo.

    Não há desculpas para um líder da atualidade ser desorganizado. Se você é, pare de inventar desculpas e procure ajuda para resolver esse problema.

    11 – Procrastinar

    Como evitar a procrastinação? Eis a grande questão. 

    Sabe-se que dentre os motivos que profissionais de empresas usam para explicar a procrastinação, estão a ansiedade, a preocupação e a desmotivação. Então, pela mesma linha de raciocínio, são estes os sentimentos que devemos combater para gerar uma atmosfera de produtividade.

    Dentre as ações que devemos focar, muitas já foram delimitadas aqui: ter foco, priorizar as ações mais importantes, evitar distrações, obedecer seu ritmo físico e biológico e ter disciplina quanto aos prazos de entregas de trabalhos e projetos.

    Para resumir: líderes de sucesso não evitam os problemas, eles os resolvem. Ser proativo é a melhor maneira de obter sucesso.

    12 - Uso Impróprio do Sim e do Não

    Uma das situações mais comuns que nos fazem perder tempo é aquela que remete a escolha do trabalho a ser executado. Aceitar ou não uma tarefa requer um planejamento estratégico que te indique o melhor caminho. Saber dizer não é uma vantagem que os grandes profissionais possuem.

    Pensar em todos os espectros de uma tarefa, em como ela vai mexer com seu tempo, seu planejamento profissional e pessoal, se mostra necessário para que ao aceitar o resultado seja bem sucedido. 

    É preciso ter bom senso para tomar decisões, as questões devem ser respondidas após a procura da resposta certa. Decisões precipitadas, acatadas ou não, prejudicam o desempenho.

    13 - Reuniões Sem Produtividade

    Uma das situações que mais acontecem desperdício de tempo são as reuniões mal organizadas e mal planejadas.

    Para evitar esta situação, deve-se primeiro saber pautar a reunião previamente. Se a pauta mais geral é o desenvolvimento de um projeto específico, todos os tópicos devem estar relacionados a este projeto.

    Entender que há uma delimitação de tempo para que cada participante da reunião de fato contribua para o momento é necessário criar regras em que todos obedeçam. Para isso a equipe deve estar preparada para que cada fala seja de colaboração efetiva, e não de redundâncias e elogios vazios.

    Não perca tempo fazendo reuniões improdutivas, evite falar ou ouvir coisas que não importam. Mantenha o foco em resolver problemas.

    Leia também:

    5 Passos para Fazer reuniões produtivas e de destacar

    14 - Não Aprender

    Se você não continua a crescer e melhorar suas habilidades, como espera diminuir seu tempo para realizar as tarefas? Grandes líderes investem tempo em capacitação

    Voltando a frase inicial, o tempo de fato é a única coisa que todos nós temos em comum, e devemos valorizá-lo como nunca, principalmente em um momento em que cada vez mais temos aquela sensação de que o tempo está voando. Assim, não há tempo a perder.

    Esta afirmação no âmbito profissional significa ser produtivo, ter foco, ser habilidoso em terminar tarefas nos prazos corretos, entender que organização é vida e que planejamento é um dos alicerces mais consistentes de um projeto. 

    Saber criar uma rotina, respeitar seu espaço, delimitar o uso de ferramentas tecnológicas que lhe tirem a concentração, tudo isto te tornará um profissional mais produtivo no trabalho, e um ser humano mais produtivo na vida. 

    Gostou das nossas dicas? Fique conosco para mais conteúdos como este. Compatilhe! :)

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Inteligência coletiva: Quais os Impactos na inovação da sua empresa!
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Inteligência coletiva: Quais os Impactos na inovação da sua empresa!

    Inteligência coletiva é um conceito que surge através de debates filosóficos que unificam vários pensamentos individuais a construção de um pensamento coletivo.

    Ler artigo
    Profissões do futuro na área da saúde
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Profissões do futuro na área da saúde

    Confira as principais profissões do futuro na área da saúde. A pandemia mostrou que algumas atividades terão destaque em um futuro próximo.

    Ler artigo
    Métodos de aprendizado: O manual para você aprender mais rápido
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Métodos de aprendizado: O manual para você aprender mais rápido

    Confira alguns métodos de aprendizado que irão ajudar você a dominar qualquer assunto que desejar. Um verdadeiro manual de aprender a sua disposição.

    Ler artigo
    Motivação organizacional: como aplicar na sua empresa?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Motivação organizacional: como aplicar na sua empresa?

    Sua empresa está precisando de melhoria nos resultados e no desempenho dos funcionários? A motivação organizacional certamente pode contribuir, criando um ambiente de trabalho mais saudável, unido e motivador.

    Ler artigo
    O que é relacionamento interpessoal e como isso é benéfico para o trabalho
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    O que é relacionamento interpessoal e como isso é benéfico para o trabalho

    Relacionamento Interpessoal é a conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto.

    Ler artigo
    Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos