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    Liderança e Gestão
    8minutos de leitura

    Gestão Empresarial: 7 Erros de Liderança Para Não Cometer!

    Autor Lídia

    O cargo de gestor de empresas traz inúmeros desafios e grandes responsabilidades. Qualquer deslize pode significar prejuízos desastrosos. E quando falamos em Gestão Empresarial, sabemos que é necessário muita atenção, cautela e planejamento de todas as ações.

    É claro, que em processos não automatizados, é comum que surjam eventuais erros. Mas quando essas falhas se tornam frequentes, pode ocasionar até na extinção da empresa.

    Erros de gestão são causas cada vez mais comuns de grandes empresas que fecharam as portas, justamente, por não saberem lidar com o impacto negativo que essas falhas podem trazer.

    Então, para te ajudar a obter maior controle e evitar este tipo de problema em sua empresa, elencamos aqui 7 erros que não podem existir em uma Gestão Empresarial. Acompanhe!

    1 Falta de controle no orçamento financeiro

    Vamos começar pelo problema mais agravante dentro de uma empresa. É comum que os gestores se concentrem mais na parte de planejamento de processos e acabam deixando de lado os pontos fundamentais de uma gestão financeira.

    As decisões que envolvem fluxo de caixa, redução de custos e que refletem diretamente no futuro da empresa, precisam ser pensadas com antecedência e muita atenção.

    Um bom gestor de empresas deverá ter em mãos um planejamento e controle completo, assim como todo o histórico financeiro da empresa. A análise constante dos gráficos financeiros deve ser prioridade para manter uma gestão de finanças eficaz.

    2 Falta de alinhamento entre conquistas e objetivos

    Como manter os ganhos da empresa a todo vapor, se os colaboradores não estão alinhados com os objetivos e resultados obtidos da empresa? Todo mundo dentro da empresa trabalha por uma única finalidade, aumentar os resultados do negócio.

    Um gestor de empresas precisa compreender que todos juntos formam um time que passa por cima de qualquer obstáculo para alcançar objetivos.

    Costumamos dizer que a liderança de um gestor empresarial é como se fosse um filtro para a equipe. Tudo o que for determinado na reunião de planejamento, deve ser repassado à equipe.

    Da mesma forma, todas as conquistas alcançadas devem ser de conhecimento da equipe, afinal, se não fosse a união de todos, isso não seria possível. É mais uma forma de manter seu time motivado a alcançar todas as metas e objetivos propostos.

    3 Não dar atenção a uma gestão de riscos

    Um dos processos mais importantes dentro de uma empresa que quer crescer, é previsão de riscos futuros. Esperar acontecer não é uma opção.

    A gestão de riscos é composta por 9 etapas fundamentais e é trabalho do gestor liderar todas estas etapas.

    • Planejar;
    • Identificar os pontos de riscos;
    • Criar uma relação de riscos por meio da equação: Evento X probabilidade X impacto;
    • Analisar o que pode ser mudado para evitar;
    • Monitorar os processos para certificar de que tudo está sendo executado como o planejado;
    • Controlar eventuais imprevistos.

    No entanto, a gestão de riscos não acontece esporadicamente, somente após determinar um tipo específico de projeto, por exemplo. Ela deve estar dentro da rotina do gestor e deve ser encarada como um ciclo de potencial ganhos, o que chamamos de riscos positivos.

    Portanto, para evitar prejuízos e reduzir o mínimo de riscos negativos para o negócio, é extremamente importante identificar a probabilidade do risco e identificar o impacto que pode ser causado a curto, médio e longo prazo.

    4 Não ser observador

    A visão estratégica é uma característica fundamental de um gestor de empresas. Quem lida com Gestão Empresarial, precisa observar tudo a seu redor para ser apto a identificar os pontos de mudanças e não ser pego de surpresa, caso algum contratempo apareça.

    Sendo um observador, o gestor consegue elaborar planos mais estratégicos e focados realmente no que precisa ser otimizado para aumentar o desempenho da empresa e da equipe.

    5 Pular a etapa de análise

    Sabemos que a etapa de planejamento é imprescindível dentro de uma empresa. Mas de nada adianta elaborar um ótimo planejamento e monitorar a execução, se após todo esse trabalho não há uma análise de resultados.

    Aliás, a análise de resultados deve sempre ser documentada e arquivada para futuras pesquisas. Todo resultado alcançado deve ser encarado como um mapa de ganhos, um processo eficiente para qualquer projeto.

    6 Não estar por dentro dos direitos empresariais

    Um erro que pode levar a empresa à ruína. Quando falamos em legislação e fiscalização, qualquer deslize pode comprometer o futuro da empresa.

    Um gestor de empresas, precisa ter conhecimentos básicos de direitos empresariais, que envolvem normas e obrigações da empresa. Desta maneira, o gestor poderá desenvolver soluções preventivas antes que algum problema jurídico se instale na empresa.

    7 Não estar atualizado no mundo dos negócios

    Falta de atualização é um erro grave de quem está dentro da área de Gestão Empresarial. Para que o gestor tenha excelência em tudo isso que mencionamos até agora, é preciso muito preparo e uma vasta gama de conhecimentos.

    Para isso, é essencial que o profissional busque sempre se atualizar diante às mudanças do mercado. Novas técnicas de gerenciamento, liderança e planejamento sempre estão surgindo a todo momento e é dever do gestor investir em si mesmo antes de mais nada.

    Portanto, é indicado que você busque agregar mais valor à sua formação, por meio de um curso de especialização de qualidade.

    E você, cometia ou já cometeu algum desses erros de Gestão Empresarial? Deixe seu comentário abaixo e qualquer dúvida é só entrar em contato conosco!

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