Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    5minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    Autor Lídia

    Você já ouviu falar na gestão de mudanças? De modo geral, é a forma minuciosa de gerenciar todo e qualquer processo de transição para alterações significativas na empresa. Mas para que isso flua positivamente é imprescindível avaliar o comportamento organizacional.

    A relação entre a gestão de mudanças e o comportamento organizacional vai além da redução de impactos negativos. É por meio dessas grandes áreas que é possível eliminar prejuízos de queda de produtividade e aumentar o engajamento entre a equipe.

    Separamos um guia para que você identifique quais são os pontos principais que precisam ser mudados na empresa e como colocar em prática sem prejudicar o andamento das atividades. Acompanhe!

    Entenda a premissa do comportamento organizacional

    Cada empresa tem um comportamento organizacional particular. Isso deve-se ao modelo de negócio, missão, valores e objetivos. Então, na verdade quem constrói o comportamento organizacional da sua empresa são os líderes e cada perfil de colaborador existente.

    Para compreender melhor como é o comportamento da sua empresa diante às mudanças ou desafios, basta fazer um mapeamento de influências.

    Por exemplo, qual é a influência dos líderes de cada setor sobre os seus liderados? Toda equipe compreende e sabe qual é o impacto de cada mudança? Toda equipe sempre está alinhada com os objetivos e conquistas de cada meta realizada? Os líderes sempre motivam os colaboradores quando há desafios inesperados?

    Ao completar essa longa análise, você será capaz de identificar o que pode ser melhorado em questão de processos, time de líderes e colaboradores, com o intuito de proporcionar um ambiente humanizado e harmonioso em sua empresa.

    Como identificar mudanças na empresa?

    Como você pôde perceber, antes mesmo de identificar as mudanças críticas que você deverá fazer, um raio X da equipe deve ser priorizado para saber se sua empresa está ou não preparada.

    O maior medo dos empresários é realizar mudanças que podem parecer bruscas demais e com isso trazer um impacto negativo no negócio, porém, as mudanças não significam riscos. Na verdade, o maior risco para empresas no cenário de hoje é, justamente, não se arriscar.

    Para identificar possíveis mudanças na empresa questione: os processos funcionam perfeitamente? A taxa de produtividade está sempre em alta? Os projetos de redução de custos trouxeram resultados? Os colaboradores são engajados e são motivados a alcançar todos os objetivos rapidamente? E as vendas, acontecem como o esperado?

    Se você respondeu SIM para a maioria dessas questões, provavelmente há inúmeras mudanças que precisam ser feitas. O que acontece, na maioria das empresas, é se conformar com o que está aparentemente dando certo.

    Se um processo está funcionando, então por que mudar? Por que despender tempo e dinheiro em novas metodologias se tudo está funcionando ?perfeitamente? bem?

    Essa é a máscara que muitos empresários utilizam ou, talvez, a desculpa para não inovar. Mudanças nem sempre significam colocar a empresa ?ladeira abaixo?. Para tudo tem um propósito. As mudanças podem simplesmente agilizar os processos, aumentar sua taxa de vendas, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, incentivar o atingimento de metas etc.

    Por isso, é importante ter em mãos um planejamento organizacional bem definido, elaborar indicadores de desempenho e trabalhar a cultura da empresa juntamente com todos os envolvidos no negócio.

    Avalie os pequenos pontos de cada setor e lembre-se: quem executa as tarefas tem muito mais condições de propor mudanças realmente significativas.

    Você já identificou o comportamento organizacional da sua empresa? Já pode dizer que ela está pronta para mudanças? Deixe seu comentário e vamos iniciar um debate!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos

    Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, precisamos levar em conta o prejuízo de uma contratação errada. Conheça 4 erros!

    Ler artigo
  • Liderança e gestão de pessoas: 5 desafios que impactam sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Liderança e gestão de pessoas: 5 desafios que impactam sua empresa

    Liderança e gestão de pessoas têm relação muito forte com a sustentabilidade do negócio no mercado. Confira aqui 5 principais desafios e soluções!

    Ler artigo
  • Incentivação e Reconhecimento: as ferramentas para a motivação da equipe!
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Incentivação e Reconhecimento: as ferramentas para a motivação da equipe!

    Um bom líder deve reconhecer as ações positivas dos colaboradores e incentivar a criatividade.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos