• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa

É fato que cada líder possui um estilo de liderança pessoal. No entanto, o mercado atual é exigente e não é qualquer perfil que se adequa aos diferentes cenários. Por isso é fundamental que os líderes obtenham conhecimento aprofundado sobre os tipos de liderança organizacional e quais deles fazem realmente a diferença na empresa.

Líderes e gestores vivem em um contexto empresarial que exige muito mais do que organização para atingir as metas e objetivos. Para alcançar os resultados que a empresa procura é necessário qualificação e treinamento para se adequar aos diferentes perfis de pessoas existentes em uma equipe.

Liderança é ação e não uma posição. Isso significa que o líder precisa guiar, motivar, inspirar, instruir, influenciar e até mesmo corrigir quando preciso. Conheça a seguir quais são os tipos de liderança organizacional mais valorizados no mercado!

6 tipos de liderança organizacional de valor para qualquer empresa

1° O líder chefe

Este é o modelo de líder que conhecemos há anos. É aquele líder totalmente autoritário que não permite que os liderados participem de quase nenhuma decisão. Como principais características desse perfil temos: pressão e cobrança excessiva de resultados.

Ainda existem muitas empresas que adotam esse perfil de liderança. No entanto, é um dos maiores responsáveis pelo turnover e perca de grandes talentos. Por um lado, o gestor consegue alcançar as metas, por outro lado tem colaboradores insatisfeitos e, talvez, não comprometidos com o sucesso da empresa.

2° O líder democrático

Neste tipo de liderança, a gestão democrática é fundamental. Isso significa que o líder sempre busca a opinião dos liderados, fazendo com que participem ativamente com feedbacks, ideias e sugestões de mudanças.

Seu trabalho é treinar, instruir e valorizar o empenho de toda a equipe. Certamente é um perfil oposto ao anterior e é um dos que mais traz resultados tangíveis para a empresa. Afinal, ele estimula um ambiente organizacional agradável, o qual as pessoas têm qualidade de vida e se sentem à vontade para colaborar em equipe.

3° O líder liberal

Nos dias atuais, este tipo de liderança é bem comum nas empresas que estão sendo lançadas no mercado, justamente pelo fator redução de custos. Como principal característica, o líder dá total liberdade para a equipe decidir, implementar ideias, soluções e resolver problemas.

Não há nada de errado em dar total autonomia e liberdade aos colaboradores. O problema se agrava quando a equipe se sente sobrecarregada e quando mais precisam de um direcionamento, o líder não está presente para amparar.

Isso afeta diretamente a produtividade do setor, a organização, a motivação da equipe e, acima de tudo, o alcance de resultados.        

4° O líder adaptativo

O foco desse perfil é desenvolver várias formas de liderar de acordo com as diversas situações que surgem no dia a dia de uma empresa. Seja para instruir um colaborador experiente em uma nova função estratégica, seja para guiar um iniciante.

O gestor adaptativo é aquele que consegue se adequar com mais agilidade, com visão estratégica, inteligência e assertividade às tarefas, demandas extras e necessidades da empresa.

Nesse tipo de liderança, o líder está totalmente preparado para assumir diferentes papéis e seja qual for o grau de motivação dos colaboradores, ele saberá exatamente como guiar a equipe para atingir os objetivos propostos.

5° O líder inspirador

O líder motivador exerce um papel muito importante, o qual extrai dos liderados um potencial, muitas vezes, escondido. Para esse perfil, os objetivos da empresa vêm em primeiro lugar, mas nunca deixa de lado o bem-estar dos seus colaboradores.

Como uma característica fundamental está o total domínio sobre o emocional da equipe. Aliás, se empenha muito em ganhar a confiança de todos com seu otimismo e carisma.

6° O líder coaching

O maior foco deste perfil de líder é desenvolver habilidades, concentrar esforços no aperfeiçoamento da sua equipe. Na visão de um líder coaching, o sucesso da empresa é puramente resultado do empenho dos colaboradores.

Este líder é reconhecido por todos como um verdadeiro exemplo e tem como principal pilar a ideia de que todo mundo é capaz de ser melhor todos os dias.

Liderança é relacionamento e a qualidade desse relacionamento é que impacta totalmente nas tomadas de decisões e no desenvolvimento da empresa. Como você pôde perceber, cada situação organizacional requer uma abordagem diferente do líder.

Cada uma desses 6 estilos de liderança possui uma característica de inteligência emocional. Um bom líder reconhece quais são as forças e fraquezas do seu time. Portanto, se você é ou busca se tornar um líder, fazer um curso preparatório pode ser a base que você precisa para ir além da excelência profissional.

Vale ressaltar que a Trecsson oferece um curso de curta duração sobre Neuroliderança e Inteligência emocional que tem como objetivo preparar os gestores para uma carreira de forte impacto, auxiliando no desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Existem muitos tipos de liderança organizacional, por isso é importante você conhecer o perfil que lidera a organização. Veja quais são neste post completo!

tipos de liderança organizacional

22/01/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/tipos-de-lideranca-organizacional-que-fazem-total-diferenca-na-empresa