Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!

    Autor Lídia

    Os momentos de crise na empresa vêm e vão. O que muitos empresários não sabem é que, justamente nesses momentos, é preciso inovar, buscar novas experiências, formar parcerias de sucesso e adquirir uma visão analítica da situação para salvar o negócio.

    Então, o que importa mesmo é como você percebe a crise e enxerga nela a oportunidade de sobressair no mercado. Pode acreditar, é possível ascender a empresa mesmo após passar por uma crise que, talvez, pareça não ter uma solução. Acompanhe a leitura!

    Por que os momentos de crise na empresa podem ser benéficos?

    Os momentos de crise proporcionam o cenário perfeito para repensar o negócio. Será que o caminho percorrido até agora valeu a pena? Quais foram os resultados obtidos? Será que é hora de mudar estratégias? Estou olhando com a devida atenção para aqueles que estão triunfando?

    Em meio às fragilidades econômicas, superar é uma necessidade e não uma escolha. É hora de apostar fortemente no crescimento orgânico, utilizando pequenos estímulos para motivar os colaboradores, unificar a equipe, criar estratégias de comunicação eficiente e deixar todos cientes da situação.

    Quando há mais pessoas envolvidas, muitas soluções podem surgir. Aliás, vale a pena implementar em tempos de crise, uma tática de liderança compartilhada. Dessa forma, você terá ao seu lado talentos que possam te ajudar a enxergar grandes oportunidades para a empresa realmente fazer a diferença no mercado nesse momento.

    >> A liderança compartilhada gera excelência no desempenho da equipe

    Busque a redução de custos, mas saiba exatamente o que reduzir

    A redução de custos é a primeira coisa que os gestores olham quando a crise chega. Mas o que pode, de fato, ser reduzido?  

    É importante ter em mente que você corre o risco de reduzir custos de algo que pode trazer muitas oportunidades lá na frente. Por isso é uma decisão minuciosa que precisa de muito tempo e planejamento.

    A redução de número de colaboradores é um bom exemplo disso. Por que ao invés de reduzir a sua equipe você não pensa em investir em uma gestão remota? Dessa forma, você evitará perder grandes talentos e ainda terá a redução de custo como principal solução para redirecionar recursos de forma imediata.

    Sendo assim, é de suma importância elencar quais são os custos variáveis mais elevados que podem sofrer cortes e que mesmo assim essa decisão não afete o crescimento da empresa.

    Aprenda a se adaptar às mudanças

    Um planejamento estratégico pode salvar a sobrevivência do amanhã, mas será que sua empresa está preparada para segui-lo à risca? As mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e políticas mudam a todo momento. É dever do gestor acompanhar essa volatilidade, mas também de aplicar mudanças significativas dentro da empresa. Tudo começa dentro de casa!

    Em momentos de crise as mudanças são necessárias. Por esse motivo é importante investir em uma gestão de mudanças com foco em inovação. Além disso, dê atenção à cultura organizacional da empresa. Talvez haja mudanças a serem feitas que te ajudarão a mostrar aos colaboradores a importância de atingir metas para salvar a empresa.

    Como dizia Charles Darwin: ?Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças?. As mudanças estão totalmente relacionadas aos momentos de crise empresarial. Portanto, é hora de colocar sua empresa para acompanhar todas essas transformações e analisar o que, de fato, poderá se transformar em oportunidade de crescimento.

    Aproveite para aprender mais sobre como promover uma gestão de mudanças com foco em inovação. Temos a certeza de que com tais conhecimentos sua empresa será capaz de se reinventar e seguir um caminho natural de evolução constante.

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Ler artigo
    5 ferramentas administrativas que você precisa saber
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    5 ferramentas administrativas que você precisa saber

    As ferramentas administrativas ajudam a ter uma visão mais ampla da empresa.

    Ler artigo
    Treinamento de liderança: a importância para o sucesso
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Treinamento de liderança: a importância para o sucesso

    Um líder que não se preocupa em apoiar e inspirar sua equipe, terá muito mais dificuldades em sua carreira. Por esta razão os treinamentos de liderança são cada vez mais importantes para as organizações.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos