• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Gestão remota transforma o crescimento empresarial

O trabalho remoto sempre foi uma alternativa flexível e mais econômica para as empresas prosperarem, principalmente em momentos de crise. E não podemos deixar de mencionar que se tornou um modelo de trabalho fundamental nesse desequilíbrio que estamos presenciando por conta do coronavírus.

Contudo, saber gerenciar uma equipe remota pode aumentar os resultados do negócio e proporcionar oportunidades significativas de investimentos. Confira a seguir algumas sugestões para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

5 práticas inteligentes da gestão remota

1 ? Promova a conexão pessoal

É de fundamental importância que o gestor promova a conexão entre equipes para que os colaboradores se sintam conectados com a empresa, ainda que distantes. A sua empresa não pode perder o elo com o time, se quiser manter e aumentar os resultados.

Por isso trabalhe o relacionamento, implementando um método de comunicação diária, seja para analisar a produtividade, seja para dar feedbacks positivos a equipe. O colaborador se sente muito mais realizado quando sabe que seu trabalho valeu a pena. Isso ajuda a reforçar a confiança da empresa.

2 ? Conexão de ambiente organizacional

Trabalhar home office traz algumas vantagens, mas também a desvantagem de reduzir a produtividade do colaborador. Contudo, dependendo da capacidade de gestão remota, é possível eliminar esse desafio.

É crucial que a empresa crie meios de projetar o ambiente organizacional na equipe remota. Por isso, é interessante pensar em implementar reuniões periódicas programadas com data, início e fim.

Além disso, defina a entrega de tarefas ou atividade agendadas, como por exemplo: entrega de relatórios todo dia às 16:00hrs.

3 ? Implemente sessões de brainstorming

O brainstorm é uma técnica dinâmica de grupo criada, justamente, para trazer ao gestor ou líder ideias de melhorias, mudanças e inovação. Sendo assim, implementar sessões de tempo livre com a temática brainstorming é interessante para unir a equipe.

A comunicação informal faz parte de todo ambiente organizacional e é nesse tipo de sessão que a comunicação é casual, orgânica e espontânea.

4 ? Seja um líder solícito

Pode ser que por estarem a distância, alguns colaboradores se sintam desmotivados e perdidos quanto às tarefas diárias. Por isso, é essencial que o líder se mostre solícito, responsável e disposto a ajudar toda a equipe.

Uma das maiores causas da baixa produtividade em empresas que utilizam o modelo de trabalho remoto é o atraso na comunicação. Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação no sucesso de qualquer projeto.

Muitas empresas investem em aplicativos imediatos de comunicação e gestão remota como o Slack, Basecamp, Runrun.it, Hangouts, Skype, Discord, Trello e softwares para otimização de processos.

Sendo assim, vale a pena sempre dar prioridade e urgência a assuntos que tem relação com o andamento dos projetos. Se for válido, pense em delegar funções ou até mesmo adotar a liderança compartilhada para aumentar o desempenho do time.

>> Saiba como desenvolver a liderança autêntica

5 ? Estipule metas realistas e fique atento aos prazos!

É interessante estipular metas que esteja ao alcance da equipe, levando em conta os desafios que a distância pode trazer. Por isso, faça um planejamento de metas estruturadas/mensuráveis e monte um plano de ação estratégico.

Por outro lado, é indicado que todos os colaboradores e envolvidos estejam conscientes de tudo o que acontece na empresa, assim como seus principais objetivos e conquistas.

A gestão remota faz sentido na realidade da sua empresa? Já pensou em implementar essa estratégia para redução de custos? Então, aproveite para colocar essas sugestões em prática e aumentar o potencial do seu negócio.

Conheça também 5 dicas essenciais para controle de custos da sua empresa!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Conheça 5 práticas eficientes para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

gestão remota, trabalho remoto, home office

27/03/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/gestao-remota-transforma-o-crescimento-empresarial