Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Gestão remota transforma o crescimento empresarial

    Autor Lídia

    O trabalho remoto sempre foi uma alternativa flexível e mais econômica para as empresas prosperarem, principalmente em momentos de crise. E não podemos deixar de mencionar que se tornou um modelo de trabalho fundamental nesse desequilíbrio que estamos presenciando por conta do coronavírus.

    Contudo, saber gerenciar uma equipe remota pode aumentar os resultados do negócio e proporcionar oportunidades significativas de investimentos. Confira a seguir algumas sugestões para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

    5 práticas inteligentes da gestão remota

    1 ? Promova a conexão pessoal

    É de fundamental importância que o gestor promova a conexão entre equipes para que os colaboradores se sintam conectados com a empresa, ainda que distantes. A sua empresa não pode perder o elo com o time, se quiser manter e aumentar os resultados.

    Por isso trabalhe o relacionamento, implementando um método de comunicação diária, seja para analisar a produtividade, seja para dar feedbacks positivos a equipe. O colaborador se sente muito mais realizado quando sabe que seu trabalho valeu a pena. Isso ajuda a reforçar a confiança da empresa.

    2 ? Conexão de ambiente organizacional

    Trabalhar home office traz algumas vantagens, mas também a desvantagem de reduzir a produtividade do colaborador. Contudo, dependendo da capacidade de gestão remota, é possível eliminar esse desafio.

    É crucial que a empresa crie meios de projetar o ambiente organizacional na equipe remota. Por isso, é interessante pensar em implementar reuniões periódicas programadas com data, início e fim.

    Além disso, defina a entrega de tarefas ou atividade agendadas, como por exemplo: entrega de relatórios todo dia às 16:00hrs.

    3 ? Implemente sessões de brainstorming

    O brainstorm é uma técnica dinâmica de grupo criada, justamente, para trazer ao gestor ou líder ideias de melhorias, mudanças e inovação. Sendo assim, implementar sessões de tempo livre com a temática brainstorming é interessante para unir a equipe.

    A comunicação informal faz parte de todo ambiente organizacional e é nesse tipo de sessão que a comunicação é casual, orgânica e espontânea.

    4 ? Seja um líder solícito

    Pode ser que por estarem a distância, alguns colaboradores se sintam desmotivados e perdidos quanto às tarefas diárias. Por isso, é essencial que o líder se mostre solícito, responsável e disposto a ajudar toda a equipe.

    Uma das maiores causas da baixa produtividade em empresas que utilizam o modelo de trabalho remoto é o atraso na comunicação. Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação no sucesso de qualquer projeto.

    Muitas empresas investem em aplicativos imediatos de comunicação e gestão remota como o Slack, Basecamp, Runrun.it, Hangouts, Skype, Discord, Trello e softwares para otimização de processos.

    Sendo assim, vale a pena sempre dar prioridade e urgência a assuntos que tem relação com o andamento dos projetos. Se for válido, pense em delegar funções ou até mesmo adotar a liderança compartilhada para aumentar o desempenho do time.

    >> Saiba como desenvolver a liderança autêntica

    5 ? Estipule metas realistas e fique atento aos prazos!

    É interessante estipular metas que esteja ao alcance da equipe, levando em conta os desafios que a distância pode trazer. Por isso, faça um planejamento de metas estruturadas/mensuráveis e monte um plano de ação estratégico.

    Por outro lado, é indicado que todos os colaboradores e envolvidos estejam conscientes de tudo o que acontece na empresa, assim como seus principais objetivos e conquistas.

    A gestão remota faz sentido na realidade da sua empresa? Já pensou em implementar essa estratégia para redução de custos? Então, aproveite para colocar essas sugestões em prática e aumentar o potencial do seu negócio.

    Conheça também 5 dicas essenciais para controle de custos da sua empresa!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • O que você precisa saber sobre liderança?
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O que você precisa saber sobre liderança?

    Para a liderança ser efetiva é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Um bom líder sempre gera respeito e admiração a todos que estão em sua volta.

    Ler artigo
  • Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!

    Os momentos de crise na empresa vêm e vão. Contudo, é preciso enxergar nelas a oportunidade de sobressair no mercado.

    Ler artigo
  • O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?

    Será que toda empresa pode adotar a gestão proativa? A gestão proativa, foca no aproveitamento de oportunidades e analisa padrões de mercado.

    Ler artigo
  • O poder da liderança autêntica
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O poder da liderança autêntica

    É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Conheça 5 qualidades de um líder autêntico!

    Ler artigo
  • Liderança compartilhada gera excelência no desempenho equipe
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Liderança compartilhada gera excelência no desempenho equipe

    O conceito de liderança compartilhada chegou para agregar valores por meio da flexibilidade, inovação e comportamento de equipe.

    Ler artigo
  • Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa
    Liderança e Gestão
    49 minutos de leitura

    Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa

    É crucial que os líderes obtenham conhecimento sobre os tipos de liderança organizacional e quais deles fazem realmente a diferença na empresa!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos