Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    5minutos de leitura

    8 dicas para uma liderança de sucesso

    Autor Leidiana

    A liderança de sucesso tem um papel fundamental no mundo dos negócios e na administração de empresas, independente do tamanho. Empresas e profissionais estão cada vez mais em busca de informações que possam melhorar as práticas de liderança, porém, não basta apenas se reciclar com o conhecimento disponível se a mudança de atitude não acontecer, de fato, dentro das corporações.

    Uma liderança de sucesso só acontece quando você consegue ouvir opiniões e até mesmo mudar o seu ponto de vista, se isso se fizer necessário. As crenças limitantes e os velhos hábitos em torno da liderança precisam ser revistos. As dicas a seguir vão te ajudar a ser um líder que comanda uma equipe eficaz.

    1 Respeito

    Vivemos em uma época em que as pessoas sabem, ou deveriam saber, sobre seus direitos e deveres como trabalhadores. Não é admissível no ambiente de trabalho que o líder humilhe e ofenda os seus funcionários. Líderes que se comportam como capataz e amedrontam a sua equipe, não são líderes e nem são respeitados.

    2 Ouvir

    É muito importante saber ouvir os seus colegas e aprender com eles, afinal um líder de sucesso não faz nada sozinho, ele conduz a sua equipe ao melhor resultado. Porém, nunca se esqueça que quem toma as decisões é o líder, é importante saber filtrar as melhores sugestões do grupo, sempre considerando a sua experiência.

    3 Foco

    Para lidar com pessoas, o líder precisa de foco e saber direcionar a equipe para atingir os resultados que deseja. As pessoas precisam de direção, quanto mais clara forem as metas, melhores serão os resultados alcançados.

    4 Avaliar

    É função da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer um feedback para que eles possam saber onde estão acertando e em qual área precisam se empenhar mais. Em outras palavras, o líder deve criar metas e acompanhar de perto a execução das tarefas com o objetivo de atingir essas metas. É importante para o funcionário receber orientações e também elogios, quando pertinentes.

    5 Aprender

    Esteja aberto ao mundo exterior e disposto a aprender cada vez mais com as novas situações que irão surgir. Ninguém é tão bom que não possa melhorar, estamos sempre em eterno aprendizado e é por meio das novas experiências que se pode aprimorar as competências de líder.

    6 Desaprender

    Esteja disposto a desaprender e a mudar a sua opinião, um líder eficiente e eficaz ouve as opiniões da sua equipe, fazendo com eles brilhem com você e possam tomar decisões certas e encontrar as melhores respostas. É importante valorizar as conquistas e o líder deve ser o primeiro a confiar na sua equipe.

    7 Tenha uma comunicação eficaz

    É muito importante no ambiente de trabalho que não haja ruído na comunicação, para que a equipe possa entender o que o líder espera dela. Procure dialogar, trocar informações e ideias e fazer com que os colaboradores se comuniquem entre si. Saiba ouvir e também fazer perguntas poderosas quando achar necessário.

    8 Desenvolva capacidades

    Perguntas perspicazes, assim como instigar a criatividade ajuda no processo de desenvolvimento e comunicação em equipe. Conheça a necessidade de cada funcionário e promova ações a fim de sanar esses contratempos.

    A Trecsson tem um curso de curta duração voltado para quem quer se tornar um líder de sucesso. O curso Ferramenta de Mentoria para Líderes tem como objetivo levar o participante a conhecer o que significa o processo de mentoring e a diferença entre Coaching e Counseling.

    Quem realizar o curso da Trecsson irá entender melhor essas ferramentas que ajudam a desenvolver competências fundamentais aos líderes atuais, mostrando as vantagens de se desenvolver como pessoa, equipe e colaborador.

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Por que a gestão de pessoas é importante para as empresas?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Por que a gestão de pessoas é importante para as empresas?

    A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe com funcionários satisfeitos, felizes e motivados trazem melhores resultados para a organização.

    Ler artigo
  • O que você precisa saber sobre liderança?
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O que você precisa saber sobre liderança?

    Para a liderança ser efetiva é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Um bom líder sempre gera respeito e admiração a todos que estão em sua volta.

    Ler artigo
  • Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!

    Os momentos de crise na empresa vêm e vão. Contudo, é preciso enxergar nelas a oportunidade de sobressair no mercado.

    Ler artigo
  • O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?

    Será que toda empresa pode adotar a gestão proativa? A gestão proativa, foca no aproveitamento de oportunidades e analisa padrões de mercado.

    Ler artigo
  • Gestão remota transforma o crescimento empresarial
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Gestão remota transforma o crescimento empresarial

    Conheça 5 práticas eficientes para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

    Ler artigo
  • O poder da liderança autêntica
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O poder da liderança autêntica

    É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Conheça 5 qualidades de um líder autêntico!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos