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Empatia no trabalho: Conheça a Importância e Como Desenvolvê-la

Todos estamos de acordo que um ambiente de trabalho ideal é aquele onde todos os colaboradores se ajudam mutuamente, colaboram entre si e promovem comportamentos saudáveis como comunicação eficiente, escuta ativa e empatia. Entender a necessidade e a importância de desenvolver, por exemplo, a empatia em uma organização, é crucial para se construir uma empresa moderna, bem sucedida e sobretudo, saudável.

Neste artigo vamos conhecer mais profundamente o termo empatia e como ela vem sendo trabalhada no universo corporativo. Uma empresa que valoriza está soft skill tende a ter muitos benefícios práticos, como mostraremos aqui também.

Iremos apresentar também uma série de dicas adequadas para se desenvolver a empatia dentro do ambiente de trabalho e torná-lo um local seguro, acolhedor, eficiente e produtivo.

Vamos em frente?

O que é empatia


Tudo começa com o entendimento deste termo tão significativo nos dias de hoje. 

Podemos entender a empatia de diversas maneiras, incluindo aquela mais clássica e popular onde definimos como a tentativa de se colocar no lugar do outro.

Mas será que nós podemos nos colocar no lugar do outro, mesmo sendo, de repente, tão diferentes, e estar vivendo situações tão distintas?

Independente da resposta, podemos entender empatia como a nossa capacidade de escutar ativamente o outro, compreendendo a perspectiva que aquela pessoa desenvolve em uma opinião, um comportamento ou uma situação.

Podemos até não conseguir nos colocar exatamente no lugar do outro, mas podemos tentar entender seus sentimentos, opiniões, emoções e comportamentos.

Esse esforço para compreender as ações dos outros, as crenças e as falas podemos entender como empatia, e tem um valor muito grande tanto no campo pessoal quanto no campo profissional.     

Empatia no trabalho, para que?


E nesse momento você pergunta: como assim, no campo profissional? O que a empatia tem a ver com o nosso dia a dia no ambiente de trabalho?

Normalmente em um ambiente corporativo, numa organização qualquer, o trabalho é feito em equipe, e esta dinâmica coletiva precisa funcionar de forma saudável para que toda a estrutura funcione bem e gere retorno tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Assim, é fundamental que as pessoas incluídas no ambiente de trabalho consigam conviver de forma saudável, harmônica, colaborativa e fraternal.

Nesse contexto, o desenvolvimento desta soft skill acaba gerando grandes resultados.

Num universo coletivo onde todos precisam de todos para que o produto ou serviço final daquela empresa seja entregue com sucesso a empatia acaba exercendo uma função essencial.

Desenvolver a empatia significa tentar compreender a opinião daquele colaborador que pensa diferente de você sobre algum tema específico. Ou entender que aquele colaborador que foi um pouco rude talvez esteja passando por algum momento difícil em sua vida familiar.

Buscar entender a perspectiva do outro é o que define uma pessoa empática. 

Mas como medir a importância que ela acaba exercendo num ambiente corporativo?

A importância de ter empatia no ambiente de trabalho


Para entender o valor da empatia numa empresa precisamos estar de acordo que um ambiente de trabalho precisa ser saudável, produtivo, colaborativo e harmônico. Em um cenário assim a tendência é que a produtividade seja elevada, que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais eficientes e que o dia a dia seja menos estressante e conflituoso para todos os envolvidos.

Nesse momento, o desenvolvimento da empatia no trabalho ajuda uma equipe a ser mais colaborativa, unida e focada em objetivos em comum, mesmo que esta equipe seja formada por pessoas muito diferentes umas das outras.

As diferenças podem ser religiosas, morais, políticas, econômicas, dentre muitas outras possibilidades. Então como construir um ambiente saudável e harmônico mesmo com tantas pessoas tão diferentes compartilhando o mesmo espaço de trabalho?

A resposta gira em torno do exercício da empatia. Exercitando a empatia, a capacidade de compreendermos e respeitarmos as características dos outros, que ajudamos na construção de um mundo melhor, seja nas nossas casas, seja nas empresas as quais fazemos parte.

E para quem acredita que empatia é um sentimento coadjuvante e desnecessário no trabalho, podemos falar que há inúmeros estudos que relacionam um ambiente de trabalho mais feliz, respeitoso e empático com o aumento da produtividade, diminuição dos custos e aumento dos lucros. 

Quais as vantagens de desenvolver a empatia no trabalho


Desta forma já podemos entender os benefícios em termos um ambiente corporativo que incentiva o respeito mútuo, além do desenvolvimento da empatia para com todos os seus colaboradores.

Vamos conhecer agora as vantagens em desenvolver a empatia no trabalho:

Aumento de produtividade

Já vimos aqui que um ambiente composto por pessoas que se respeitam, que buscam compreender as opiniões, por mais diversas que sejam, e que buscam se colocar na perspectiva do outro em todas as situações possíveis, é um ambiente mais saudável e produtivo. Trabalhar com um clima respeitoso, agradável, colaborativo e feliz gera resultados práticos imediatos.

Você trabalha com gosto, com muita vontade de acertar e de ajudar a todos dentro de uma construção coletiva. Numa situação destas a tendência é que tudo flua com mais eficiência, gerando mais produtividade, lucros e sucesso para a empresa e para os próprios colaboradores.

Melhora o trabalho em equipe  

Trabalhar em equipe é uma arte que toda empresa que quer fazer sucesso precisa dominar. O incentivo ao desenvolvimento de sentimentos como de respeito e empatia reforçam a criação deste clima organizacional mais unido e coletivo, onde todos entendem que cada um deles tem uma enorme importância dentro da organização.

E que o trabalho bem feito de todos vale muito mais que o trabalho impecável de uns somente. 

Melhora a satisfação do cliente, gerando maior fidelização

Uma equipe unida gera bons resultados para uma empresa em diversos sentidos, inclusive na relação desenvolvida com os clientes. Quando uma organização possui um ambiente saudável, é muito difícil que este clima organizacional não seja passado para o consumidor final, que vai perceber a entrega de um trabalho bem produzido e com muito mais apego aos detalhes.

Melhora muito o ambiente de trabalho

Por fim, mas tão importante quanto as demais, temos a construção e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e eficiente.

Qualquer empresa entende a importância de uma cultura organizacional que seja refletida em um bom clima e ambiente de trabalho. Ter pessoas que gostam de estar juntas em prol de objetivos comuns e coletivos é um primeiro e grande passo para o sucesso.

Como desenvolver a empatia no trabalho?


Já conhecemos as diversas possibilidades de entendermos a empatia, e já vimos quais as vantagens em desenvolvê-la no dia a dia no trabalho, então chegou a hora de conhecermos formas de desenvolver esse sentimento e comportamento no seu cotidiano.

Tudo começa com uma boa liderança

É fundamental para uma empresa que deseja incentivar o comportamento empático em seus colaboradores ter como líder alguém que represente por completo todo este sentimento.

Uma boa liderança influencia toda a equipe para seguir seus passos. 

Um líder que exercita a escuta ativa, que busca entender todas as necessidades de seus colaboradores, que tenta sempre se colocar na perspectiva do outro terá muito mais chances de ser bem sucedido.

Exercite a escuta ativa

Já falamos aqui o quanto a escuta ativa faz diferença nas relações interpessoais e de trabalho. Quando estiver com alguém se comunicando, pare para escutar o que ele fala, busque entender o ponto de vista dele, busque compreender as suas opiniões, por mais que sejam contrárias as suas crenças.

A escuta ativa conforta a outra pessoa, e gera uma relação de confiança muito maior, ajudando no trabalho coletivo.

Exercite a inteligência emocional

No ambiente de trabalho, os colaboradores que têm controle de suas emoções têm muito mais condições de ter sucesso e de desenvolver relações interpessoais mais produtivas e empáticas.

É preciso sempre equilibrar as emoções com a razão para que as suas respostas para as demandas do dia a dia sejam sempre eficazes e não dificultem as relações interpessoais.

É preciso pensar 10 vezes antes de tomar uma decisão importante, pois decisões tomadas de forma acalorada tende a serem menos eficientes e produtivas, e tendem a gerar conflitos e resultados negativos.

Seja flexível

Uma das características da empatia é a flexibilidade que podemos ter no dia a dia com nossos sentimentos, comportamentos e ações. Sim, uma das melhores formas de se mostrar empatia é saindo daquelas crenças engessadas que você pode ter.

Sempre esteja aberto a mudanças e a novos entendimentos, e sempre se relacione com seus colegas de coração aberto, pronto para mudar de opinião ou de entender aquela opinião completamente diferente da sua.

Conclusão

Vimos neste artigo o quão essencial é termos empatia para com o próximo. Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, buscar compreender o outro, se colocar em seu lugar, mesmo que isso seja tão difícil, é uma das formas mais saudáveis e eficientes para viver bem.

A empatia no ambiente de trabalho gera muitas consequências positivas, como vimos, e toda empresa deseja ter um ambiente onde seus colaboradores prezam por esse sentimento tão estratégico para o nosso convívio diário

E você, já exercitou hoje a empatia? 

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empatia no trabalho

11/07/2023

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