Empatia no trabalho: Conheça a Importância e Como Desenvolvê-la
Todos estamos de acordo que um ambiente de trabalho ideal é aquele onde todos os colaboradores se ajudam mutuamente, colaboram entre si e promovem comportamentos saudáveis como comunicação eficiente, escuta ativa e empatia. Entender a necessidade e a importância de desenvolver, por exemplo, a empatia em uma organização, é crucial para se construir uma empresa moderna, bem sucedida e sobretudo, saudável.
Neste artigo vamos conhecer mais profundamente o termo empatia e como ela vem sendo trabalhada no universo corporativo. Uma empresa que valoriza está soft skill tende a ter muitos benefícios práticos, como mostraremos aqui também.
Iremos apresentar também uma série de dicas adequadas para se desenvolver a empatia dentro do ambiente de trabalho e torná-lo um local seguro, acolhedor, eficiente e produtivo.
Vamos em frente?
O que é empatia
Tudo começa com o entendimento deste termo tão significativo nos dias de hoje.
Podemos entender a empatia de diversas maneiras, incluindo aquela mais clássica e popular onde definimos como a tentativa de se colocar no lugar do outro.
Mas será que nós podemos nos colocar no lugar do outro, mesmo sendo, de repente, tão diferentes, e estar vivendo situações tão distintas?
Independente da resposta, podemos entender empatia como a nossa capacidade de escutar ativamente o outro, compreendendo a perspectiva que aquela pessoa desenvolve em uma opinião, um comportamento ou uma situação.
Podemos até não conseguir nos colocar exatamente no lugar do outro, mas podemos tentar entender seus sentimentos, opiniões, emoções e comportamentos.
Esse esforço para compreender as ações dos outros, as crenças e as falas podemos entender como empatia, e tem um valor muito grande tanto no campo pessoal quanto no campo profissional.