Branding Pessoal: Construindo uma marca forte para impulsionar sua carreira
Até bem pouco tempo atrás construir e gerenciar uma marca eram ações estratégicas voltadas para empresas que desejavam se diferenciar no mercado e criar uma identidade impactante para seu público. Com as redes sociais, um fenômeno que já existia acabou ganhando muito espaço. Trata-se do branding pessoal, ou seja, a criação e a gestão da marca VOCÊ.
Sim, estamos falando de você, caro leitor.
Neste artigo vamos conhecer o conceito de branding pessoal e como ele pode ser o motor para o seu futuro de sucesso no mercado de trabalho e no universo corporativo.
Vamos entender a importância desta estratégia de gestão de marca e mostrar quais são os benefícios que um bom branding pessoal gera para a sua vida profissional, podendo alavancar a sua carreira.
Estão prontos?
O que significa Branding Pessoal?
Podemos definir o branding pessoal como uma estratégia de gestão de imagem e da sua marca pessoal.
É um conceito que surge como ramificação do branding, que é um conjunto de ações que busca construir uma identidade e transformar uma empresa numa marca lembrada por todos e que gera impacto comercial para ela.
A ideia geral permanece, mas com algumas diferenças.
A gestão de sua marca pessoal demanda continuidade, por exemplo, sem a distinção de início, meio e fim do processo. Trabalhar a marca pessoal é uma ação estratégica contínua e que sempre deve ser aperfeiçoada.
Como falamos um pouco acima, foi com a popularização das redes sociais que o branding pessoal ganhou impulso, e marcas como Facebook, Twitter e Instagram proporcionaram o surgimento de influenciadores e de pessoas que, sozinhas, geravam o mesmo impacto que antes somente empresas geravam.
Desta forma a gestão da marca pessoal ganhou uma importância crucial dentro deste modelo de negócio que ganhou ainda mais importância com o crescimento do marketing digital, onde gerir bem a sua marca poderia resultar em retorno financeiro considerável.
Gestão estratégica da marca pessoal
Muitas pessoas acabam confundindo alguns termos que são similares, mas diferentes.
Por exemplo, seria branding pessoal a mesma coisa que marketing pessoal?
A resposta é não. Mas as diferenças são pequenas.
Enquanto o branding pessoal é um conjunto de ações estratégicas que visam mostrar para as pessoas a sua identidade, suas habilidades, capacidades, enfim, o que você tem para mostrar enquanto marca, o marketing pessoal é uma estratégia para captação de público, e para comunicação, e neste sentido os desejos do teu público-alvo são tão importantes quanto os seus.
Melhor dizendo, o branding pessoal busca mostrar a sua identidade e provocar sentimentos nas pessoas, enquanto o marketing pessoal funciona para criar uma comunicação direta, eficiente e que gere retorno comercial ou estratégico.