• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Branding Pessoal: Construindo uma marca forte para impulsionar sua carreira

Até bem pouco tempo atrás construir e gerenciar uma marca eram ações estratégicas voltadas para empresas que desejavam se diferenciar no mercado e criar uma identidade impactante para seu público. Com as redes sociais, um fenômeno que já existia acabou ganhando muito espaço. Trata-se do branding pessoal, ou seja, a criação e a gestão da marca VOCÊ. 

Sim, estamos falando de você, caro leitor.

Neste artigo vamos conhecer o conceito de branding pessoal e como ele pode ser o motor para o seu futuro de sucesso no mercado de trabalho e no universo corporativo.

Vamos entender a importância desta estratégia de gestão de marca e mostrar quais são os benefícios que um bom branding pessoal gera para a sua vida profissional, podendo alavancar a sua carreira.

Estão prontos?

O que significa Branding Pessoal?


Podemos definir o branding pessoal como uma estratégia de gestão de imagem e da sua marca pessoal. 

É um conceito que surge como ramificação do branding, que é um conjunto de ações que busca construir uma identidade e transformar uma empresa numa marca lembrada por todos e que gera impacto comercial para ela.

A ideia geral permanece, mas com algumas diferenças. 

A gestão de sua marca pessoal demanda continuidade, por exemplo, sem a distinção de início, meio e fim do processo. Trabalhar a marca pessoal é uma ação estratégica contínua e que sempre deve ser aperfeiçoada.

Como falamos um pouco acima, foi com a popularização das redes sociais que o branding pessoal ganhou impulso, e marcas como Facebook, Twitter e Instagram proporcionaram o surgimento de influenciadores e de pessoas que, sozinhas, geravam o mesmo impacto que antes somente empresas geravam.

Desta forma a gestão da marca pessoal ganhou uma importância crucial dentro deste modelo de negócio que ganhou ainda mais importância com o crescimento do marketing digital, onde gerir bem a sua marca poderia resultar em retorno financeiro considerável.

Gestão estratégica da marca pessoal 


Muitas pessoas acabam confundindo alguns termos que são similares, mas diferentes. 

Por exemplo, seria branding pessoal a mesma coisa que marketing pessoal?

A resposta é não. Mas as diferenças são pequenas. 

Enquanto o branding pessoal é um conjunto de ações estratégicas que visam mostrar para as pessoas a sua identidade, suas habilidades, capacidades, enfim, o que você tem para mostrar enquanto marca, o marketing pessoal é uma estratégia para captação de público, e para comunicação, e neste sentido os desejos do teu público-alvo são tão importantes quanto os seus.

Melhor dizendo, o branding pessoal busca mostrar a sua identidade e provocar sentimentos nas pessoas, enquanto o marketing pessoal funciona para criar uma comunicação direta, eficiente e que gere retorno comercial ou estratégico.

A importância em saber gerenciar a sua própria marca