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Branding Pessoal: Construindo uma marca forte para impulsionar sua carreira

Até bem pouco tempo atrás construir e gerenciar uma marca eram ações estratégicas voltadas para empresas que desejavam se diferenciar no mercado e criar uma identidade impactante para seu público. Com as redes sociais, um fenômeno que já existia acabou ganhando muito espaço. Trata-se do branding pessoal, ou seja, a criação e a gestão da marca VOCÊ. 

Sim, estamos falando de você, caro leitor.

Neste artigo vamos conhecer o conceito de branding pessoal e como ele pode ser o motor para o seu futuro de sucesso no mercado de trabalho e no universo corporativo.

Vamos entender a importância desta estratégia de gestão de marca e mostrar quais são os benefícios que um bom branding pessoal gera para a sua vida profissional, podendo alavancar a sua carreira.

Estão prontos?

O que significa Branding Pessoal?


Podemos definir o branding pessoal como uma estratégia de gestão de imagem e da sua marca pessoal. 

É um conceito que surge como ramificação do branding, que é um conjunto de ações que busca construir uma identidade e transformar uma empresa numa marca lembrada por todos e que gera impacto comercial para ela.

A ideia geral permanece, mas com algumas diferenças. 

A gestão de sua marca pessoal demanda continuidade, por exemplo, sem a distinção de início, meio e fim do processo. Trabalhar a marca pessoal é uma ação estratégica contínua e que sempre deve ser aperfeiçoada.

Como falamos um pouco acima, foi com a popularização das redes sociais que o branding pessoal ganhou impulso, e marcas como Facebook, Twitter e Instagram proporcionaram o surgimento de influenciadores e de pessoas que, sozinhas, geravam o mesmo impacto que antes somente empresas geravam.

Desta forma a gestão da marca pessoal ganhou uma importância crucial dentro deste modelo de negócio que ganhou ainda mais importância com o crescimento do marketing digital, onde gerir bem a sua marca poderia resultar em retorno financeiro considerável.

Gestão estratégica da marca pessoal 


Muitas pessoas acabam confundindo alguns termos que são similares, mas diferentes. 

Por exemplo, seria branding pessoal a mesma coisa que marketing pessoal?

A resposta é não. Mas as diferenças são pequenas. 

Enquanto o branding pessoal é um conjunto de ações estratégicas que visam mostrar para as pessoas a sua identidade, suas habilidades, capacidades, enfim, o que você tem para mostrar enquanto marca, o marketing pessoal é uma estratégia para captação de público, e para comunicação, e neste sentido os desejos do teu público-alvo são tão importantes quanto os seus.

Melhor dizendo, o branding pessoal busca mostrar a sua identidade e provocar sentimentos nas pessoas, enquanto o marketing pessoal funciona para criar uma comunicação direta, eficiente e que gere retorno comercial ou estratégico.

A importância em saber gerenciar a sua própria marca


O branding pessoal é crucial para que você se torne visível e gere impacto em um mercado de trabalho que recebe milhares de novas pessoas todos os anos. 

É preciso mostrar o seu diferencial, é preciso se destacar na multidão, e é preciso entender que você é a sua própria empresa, independente de seu setor de atuação ou de sua profissão.

O branding pessoal para profissionais de liderança 

Para líderes, a gestão eficiente de sua marca pessoal tende a gerar um aumento da autoridade no trabalho que resulta em uma série de benefícios profissionais para ele e para a empresa, como:

  • A construção de equipes mais talentosas e capacitadas;
  • Um maior sentimento de motivação e engajamento;
  • Uma maior retenção de talentos, que deseja aprender e crescer naquela empresa;
  • Aumenta o nível de inteligência emocional em toda equipe, que passa a seguir os passos de seu líder.

As vantagens do branding pessoal 


Conhecer as vantagens que um bom branding pessoal pode gerar para a sua carreira é um bom começo antes de você de fato colocar a mão na massa e pôr em prática essa estratégia profissional.

Vamos as principais vantagens:

Se destacar na multidão

Trabalhar bem a sua marca pessoal tende a gerar um retorno que é imprescindível para profissionais que desejam o sucesso: ela proporciona que você se destaque na multidão.

Sempre ouvimos falar que é importante se destacar, se diferenciar e gerar impacto nos outros, mas como fabricar tudo isso de forma natural e espontânea? 

É muito difícil, e é aí que entra um bom trabalho estratégico de branding pessoal, com conhecimento e ações planejadas.

Construir uma boa reputação

Se destacar é consequência de uma série de condições, e uma delas é ter uma boa reputação no mercado.

Independente de seus objetivos, é preciso ter credibilidade para que as pessoas te respeitem, te admirem, te sigam, te indiquem para algum cargo estratégico em uma empresa, etc.

Percebeu como a construção de uma boa reputação, que pode ser feita a partir de um bom branding pessoal, gera todas estas possibilidades profissionais e que podem se transformar em receitas comerciais?

Maior visibilidade

Um eficiente trabalho de branding, junto com ações de marketing pessoal, tende a te proporcionar uma maior visibilidade, e com mais pessoas em seu entorno, as possibilidades e oportunidades profissionais aumentam.

A regra é simples: é preciso entender que de cada cem pessoas que visualizam o seu perfil, o seu projeto, ou a sua marca, poucas, bem poucas, irão de fato finalizar alguma ação direta que vai impactar em sua vida profissional.

Ou seja, é preciso que você consiga atrair muitas pessoas para que as chances de retorno sejam ainda melhores.

Como fazer seu branding pessoal de forma eficiente e que gere resultados?


Esta é a pergunta de um milhão de dólares, e que vai ter resposta, e não somente uma, mas várias. 

Isso porque são muitas as dicas que devem ser seguidas para que você tenha bons resultados com o gerenciamento de sua marca pessoal.

Autoconhecimento é tudo

Lembre-se que o branding pessoal é uma forma profissional de te apresentar para o mundo e o mercado. Não existe muita brecha para você criar uma versão fictícia de você. 

É preciso que você se conheça muito bem, saiba quais são as suas qualidades, seus potenciais, e seus diferenciais, para que as pessoas confiem no que está sendo mostrado.

É necessário ser verdadeiro, saber quais são seus objetivos com este trabalho e deixar sempre claro para as pessoas o quanto você é honesto em suas palavras e ações. 

Feedback é essencial para o crescimento de sua marca pessoal

Outra dica de ouro é escutar de forma genuína todas as críticas construtivas fornecidas pelas pessoas ao longo de sua jornada. 

As críticas sempre são oportunidades únicas de aperfeiçoamento pessoal e profissional, e somente pessoas frágeis emocionalmente e medianas intelectualmente não gostam de ouvi-las.

Busque entender como elas te enxergam e reflita se esta é mesmo a imagem que você está querendo passar. 

Se houver uma diferença considerável, pense no que pode estar sendo feito de errado na comunicação.

Estar atento ao que fala nas redes sociais

Logo no início demos destaque às redes sociais, que deram uma nova dimensão ao termo branding pessoal. 

Mas se uma ferramenta como Instagram ou Twitter pode alavancar a sua carreira, ela também pode arruinar, basta que haja um deslize seu.

É por isso que você deve ter toda a atenção possível, e escreva o que de fato for útil para seu público. 

Vivemos numa era onde todos se sentem confortáveis para opinar sobre todos os assuntos, e este comportamento pode gerar grandes estragos, sobretudo em temas mais sensíveis. 

Evite gerar discursos que separem as pessoas, que gerem debates tóxicos e que restrinja a sua imagem à um grupo específico. 

Lembre-se sempre que é melhor abrir portas que fechá-las.

Escolha bem seus canais de comunicação

Existem centenas de canais de comunicação mundo afora, e cada um deles tem suas particularidades e servem bem a perfis distintos. 

A dica aqui é entender qual desses canais é mais adequado para a sua personalidade, seu modo de se expressar, os conteúdos que você quer apresentar para as pessoas, etc.

Se você quer trabalhar muito a sua imagem, através de imagens, trabalhar bem uma ferramenta como Instagram é interessante.

Mas se você quer dialogar mais diretamente com as pessoas, gerando conversas produtivas que vão mostrar de forma mais clara o modo como você pensa determinados assuntos, então uma ferramenta como o Twitter é mais adequada.

Se você precisar de um canal mais formal, pense em criar um site e gerar conteúdos estratégicos para ele.

São muitas as possibilidades, encontre a que mais se adequa ao seu perfil.

Defina a sua marca pessoal

Deixamos por último esta dica, porque ela na verdade vai direcionar tudo em sua vida profissional. 

Qual a marca que você quer desenvolver? O que você quer mostrar para as pessoas? Quais são seus objetivos ao trabalhar uma estratégia como branding pessoal? 

Você quer vender algum produto atrelado a sua imagem? Você quer criar novas oportunidades de emprego e deseja que mais pessoas te encontrem?

É preciso ter este tópico bastante fechado para começar um trabalho profissional de branding pessoal. Não que ele seja algo engessado, pelo contrário. 

Já dissemos que trabalhar a marca pessoal é algo que se faz durante toda a vida, e mudanças podem e devem acontecer.

Mas é preciso ter um norte, ao menos.

Conclusão

Vimos aqui que o branding pessoal é um fenômeno que ganhou muita importância nestes últimos anos, quando passamos a viver em um mundo completamente integrado, onde você pode estar no interior de algum estado pequeno e ainda assim virar um fenômeno global de vendas.

Isto só é possível porque hoje em dia valorizamos tanto empresas quanto pessoas como sendo marcas, e quanto mais elas nos afetarem e nos impactarem, melhor será nossa resposta.

Assim, invista em você. Invista na ideia de se diferenciar e de gerar impactos positivos nas vidas de cada um que passar por sua jornada.

Crie a sua narrativa, planeje suas ações, e colha bons resultados.

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