• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Criatividade no trabalho: Dicas para ser um profissional criativo

Se um gestor experiente tivesse que caracterizar o profissional ideal baseando-se em qualidades certamente uma destas seria a criatividade, que sem dúvida alguma é uma dos atributos mais desejados por líderes de grandes empresas mundo afora.

Mas como ser um profissional criativo no ambiente de trabalho? Será que a criatividade é uma característica que nasce com a pessoa ou se aprende com o passar dos anos e das experiências de vida?

Neste artigo vamos entender como a criatividade no trabalho melhora sobremaneira as relações humanas e também a produtividade, afinal, pessoas criativas tendem a produzir de modo mais eficiente.

A criatividade no ambiente de trabalho  


Já estamos na segunda década de uma nova revolução tecnológica que invadiu as grandes e pequenas empresas. Com o mercado digital em alta constante, com as redes sociais sendo vital para as empresas - e com os mercados mais atualizados que nunca - um novo perfil de colaborador se mostrou essencial para este novo cenário.

Estamos falando do colaborador criativo.

Criatividade como diferencial de mercado 

Ao incentivar a criatividade no trabalho, as empresas conseguem construir uma equipe de colaboradores produtiva e muito mais adaptada às mudanças do mundo corporativo, além de conseguir sempre criar o diferencial de mercado, sempre desejável para qualquer negócio.

Como empresas incentivam a criatividade 

Se por um lado o profissional precisa ter a iniciativa de procurar ser cada vez mais um profissional criativo, por outro as empresas perceberam a necessidade de incentivar este comportamento dentro de seu ambiente de trabalho, e fazem isso de diversas formas:

Criando um ambiente confortável 

Não há nada mais propício à criatividade que um ambiente pacífico, harmonioso, confortável e com bastante bem estar. Quando uma empresa consegue proporcionar este clima para os seus funcionários, ela está automaticamente investindo para que a sua equipe desenvolva cada vez mais a criatividade interna, além da criatividade coletiva, importante para seu negócio conseguir encontrar sempre novos meios de crescer, desenvolver, ou corrigir falhas.

Criando uma política de recompensas 

Vimos por diversas vezes que uma das ferramentas mais eficazes para manter funcionários estimulados ao trabalho é a ferramenta da recompensa. Neste caso não é diferente e uma boa política de recompensas tende a gerar nos seus colaboradores um estímulo para serem criativos, em suas ações pessoais, e em suas atividades coletivas. Estimular a criatividade na sua equipe através de uma política saudável de recompensa gera mais produtividade e uma empresa alinhada às necessidades atuais.

Promovendo a autonomia de seus colaboradores 

Toda empresa deseja ter colaboradores proativos e criativos, mas não sabem que cabe a ela promover um ambiente de trabalho que propicie e alimenta esta atmosfera. Promova a autonomia de seus funcionários, dando brechas para que eles pensem em soluções para problemas da empresa, pensem em formas de ajudar à produção, à comunicação e a todos os processos necessários para seu negócio sobreviver bem ao mercado.

Construindo um espaço criativo dentro da empresa 

Uma ideia simples, mas que pode ter um efeito muito grande com a sua equipe. Criar um ambiente que tem como função desenvolver a criatividade coletiva e também individual é uma das ações mais benéficas que um gestor pode fazer em benefício de seu time. Incentivar a criatividade de uma forma bem direta tem muito mais chances de ser uma ação bem sucedida.


Como desenvolver a criatividade individual 



Sabemos que a empresa possui um papel importante na tarefa de incitar a sua equipe a desenvolver a criatividade como forma de trabalho eficiente e saudável, mas de nada adianta um ambiente rico se os colaboradores não estiverem no mesmo patamar.

Assim, é muito importante que colaboradores desenvolvam a criatividade como qualidade essencial para a realização do trabalho, e há formas de aguçar essa qualidade em você:

  1. Motivação

Não há nada mais recomendável para ter criatividade do que estar constantemente motivado. Uma pessoa motivada é inevitavelmente alguém mais apto a desenvolver qualidades como a criatividade. Se engajar no ambiente de trabalho é uma das formas mais eficazes de desenvolver a criatividade e de ganhar bons feedbacks por isso.

Leia também:

Motivação organizacional: como aplicar na sua empresa?

  1. Pensar positivo sempre

Uma das características comuns em pessoas criativas é a forma como eles lidam com a vida e com os problemas vindos dela. A criatividade muitas vezes é aguçada pelo simples modo de enxergar as coisas, com pensamento positivo sempre, deixando de lado o pessimismo e sendo alguém que as outras pessoas fazem questão de ter por perto. 

  1. Adquirindo conhecimento

A criatividade pode muito bem ser desenvolvida e alimentada, e uma das formas mais eficazes de alimentá-la é estudando, adquirindo conhecimento e se especializando sempre. O conhecimento é uma das maiores bases para a criatividade ser aguçada dentro do ambiente de trabalho.

Confira alguns cursos que a Trecsson disponibiliza gratuitamente que irão ajudar no seu crescimento pessoal e profissional. Vale destacar que a cada conclusão de curso, você receberá um certificado. Clique aqui.

  1. Aprendendo a escutar

Uma das maneiras mais inteligentes de desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho é escutando colegas e superiores. Um colaborador que tem a capacidade de ouvir tem a mesma capacidade para melhorar, pensar fora da caixa, ou seja, pensando nas muitas possibilidades do mundo. Saber escutar as opiniões de todos só reforça a ideia de que você está apto a crescer e desenvolver qualidades como a criatividade.

  1. Sendo comunicativo

O ato de falar, conversar e se comunicar é uma das ações que mais promovem a criatividade. Você pode desenvolver e alimentar sempre as suas relações interpessoais, promovendo a sua capacidade de conversar e se comunicar, e automaticamente você irá desenvolver a sua capacidade criativa, que se bem gerida pode lhe garantir bons frutos no ambiente de trabalho.

Leia também:

Técnicas de apresentação: Manual do palestrante


  1. Perguntando

Uma das características mais visíveis da pessoa criativa é a curiosidade que ela possui com relação ao mundo. Seja curioso e sempre pergunte o que não souber. A criatividade é consequência desta curiosidade constante que existe em nós naturalmente. Vale a pena alimentar essa curiosidade e com isso aguçar a criatividade que há em você.

  1. Convivendo com pessoas criativas

Não há maneira mais eficaz de você criar um comportamento criativo que vivenciando sempre que possível com pessoas criativas dentro do ambiente de trabalho. Nunca cometa o erro de se afastar das pessoas que são referência de criatividade na empresa. Busque conhecer estas pessoas, observar seus comportamentos e agregar tudo que de bom aquela pessoas tenha a oferecer para você. 

  1. Promova a cultura do feedback com seus colegas

Nós já vimos aqui que ouvir opiniões e conversar soa eficiente para desenvolver a criatividade. Porém há uma forma ainda mais eficaz de aguçar a criatividade dentro de você que é buscando feedbacks de seus colegas de trabalho. Sempre procure ouvir os mais profundos e claros feedbacks ditos sobre você, seu trabalho e as suas qualidades. Escute com atenção, e muita vontade de crescer.

  1. Mantenha-se atualizado sempre

Outra forma bastante eficaz para você desenvolver a criatividade dentro da empresa é se atualizando sempre, sejam com cursos, MBAs, capacitações, seminários ou conversas profissionais bem ricas e proveitosas. Existe uma série de possibilidades que você pode usar para se atualizar no ambiente de trabalho, e assim se tornar um colaborador ainda mais criativo.

  1. Lendo muito

É fácil a gente observar a diferença entre televisão e livro: enquanto a TV lhe mostra tudo detalhado, na literatura você precisa usar a imaginação para adentrar naquele universo mágico da história que está sendo contada. Pois bem, a leitura é uma das melhores armas para aguçar a criatividade que existe dentro de você. 

  1. Saindo da zona de conforto

Nunca se acomodar. Essa é uma das receitas mais claras e relevantes sobre a criatividade. Ser criativo no trabalho é estar pronto para sempre sair da zona de conforto e assim sempre estar disponível para oferecer ações criativas dentro da empresa, ajudando a empresa a melhorar a produtividade entre seus funcionários.


Conclusão 

Ser um profissional criativo é tarefa básica para o homem atual, seja em sua vida pessoal, seja (sobretudo) na sua vida profissional. Empresas cada vez mais valorizam profissionais criativos, que pensam de maneiras muito diferentes das usuais as resoluções dos problemas que nela existem.

E você, se considera uma pessoa criativa?

Confira outros conteúdos com este em nosso blog.


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >