• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Técnicas de apresentação: Manual do palestrante

Ter medo de se apresentar em público, eis um sentimento que une estudantes de ensino médio, universitários e colaboradores de grandes empresas. 

Dominar técnicas de apresentação é o primeiro passo para que você consiga comunicar a todos o resultado de um trabalho, de uma pesquisa acadêmica, comunicar seus pensamentos sobre um tema, sobre os resultados apresentados pela empresa naquele período específico, enfim, os exemplos são inúmeros e a necessidade de dominar a arte de se apresentar em público é algo que se mostra imprescindível para o sucesso.

Neste manual vamos te dar todas as dicas possíveis de como se apresentar bem em eventos públicos, bem como em seminários acadêmicos, ou apresentações corporativas. Pela variedade de exemplos dados, podemos notar o quão relevante é este tema.

Por que usar técnicas de apresentação? 


Devemos usar técnicas de apresentação porque o ser humano não nasce perfeito, com um manual inserido em seu corpo, onde basta ligar para que ele funcione perfeitamente. Se apresentar bem em público requer confiança, capacidade de comunicação, e conhecimento sobre o tema. 

Para alguns, dominar o tema acaba sendo um dom, que ele possui e usufrui. Para a maioria, dominar a arte de se apresentar vem como consequência de estudo e práticas

É para este segundo grupo que este manual foi feito. 

Dominar o tema é o primeiro passo


Existem técnicas para se apresentar bem, existem exercícios para que uma pessoa consiga demonstrar confiança. Isso nós iremos mostrar neste artigo mais para frente. Porém, não há nada mais precioso dentro das técnicas de apresentação que dominar completamente o conteúdo da apresentação.

Dominar o tema vem antes de dominar o palco. Algumas pessoas conseguem enganar a todos, mostrando confiança em um tema que ele não conhece plenamente. Mesmo sendo um exemplo de sucesso, não deve ser usado como parâmetro, e muito menos como exemplo a ser seguido. Não há nada mais prazeroso do que ver alguém se apresentando sobre um tema e dominando por completo ele, extinguindo todas as dúvidas, e respondendo todas as questões. Queira ser este tipo de profissional.

Para dominar o tema é necessário:

  • Estudo
  • Conhecimento prévio
  • Muita leitura

Demonstre sempre credibilidade.

Vai palestrar? Prepare a sua apresentação


Preparar uma apresentação requer muito trabalho e apego a detalhes. Vale a pena se utilizar de ferramentas como slides, Powerpoint, ou tão somente uma lista de tópicos. Porém tenha em mente que estas ferramentas devem ser auxiliares, e você nunca pode dar a entender que sua apresentação depende delas.

Não leia o conteúdo dos slides, ou as informações apresentadas no Power Point, pois esta ação pode lhe render dúvidas quanto a sua capacidade de se mostrar seguro sobre o tema. 

Lembre-se: material de apoio é só apoio, e nunca deve se sobrepor a sua apresentação.

Deixe o material de auxílio visível para todos, para complemento de sua apresentação, e após a sua fala sobre aquele conteúdo visível no projetor, por exemplo, você pode mostrar ao público que aquele conteúdo do slide refletiu aquilo que você acabou de falar.

Conheça o seu público


Sim, tão importante quanto conhecer o tema é conhecer o público que vai receber aquela apresentação. Óbvio que se você for um acadêmico, é bem provável que o público alvo seja seus colegas de Universidade. Assim, a sua apresentação deve seguir a mesma linha de ensino que você vem frequentando.

Se você é um funcionário que está prestes a se apresentar para a sua chefia, aí a demanda se mostra mais ambiciosa, e você não pode errar em momento algum. Demonstrar confiança e acertar em cada detalhe da apresentação é uma necessidade, e uma demonstração de insegurança pode lhe custar, por exemplo, o fim da possibilidade de promoção.

Se você vai se apresentar para uma comunidade de baixa renda, simplifique sua fala.

Se você vai se apresentar para um grupo heterogêneo, formado por pessoas de variados perfis, aí siga o ritmo de sua personalidade, pois nesses casos você deve demonstrar sinceridade, e se esse sentimento tocar o público, você terá meio caminho andado para o sucesso.

Resumindo: utilize sempre a linguagem do seu público.

Conhecendo melhor as técnicas de apresentação


Como melhorar a sua palestra se utilizando de algumas dicas simples que vamos oferecer agora:

  • Tenha empatia, e sempre se coloque no lugar das outras pessoas. Será um grande passo para que a sua fala se conecte com o público. Mostre logo de cara que você tem algo de útil a oferecer em sua apresentação;
  • Deixe a plateia curiosa, e instigue neles esta curiosidade a cada minuto de sua fala. Construa uma história de tal forma que o público fique sempre à espera do próximo capítulo;
  • Esteja seguro e não demonstre medo, ou insegurança. Não que estes sentimentos sejam execráveis, nada disso. Tais sentimentos humanizam o palestrante, porém há um efeito colateral, que é a perda de credibilidade, afinal, como posso confiar em alguém que não confia em si mesmo?
  • Seja claro na sua apresentação. Não há nada melhor que você conseguir passar claramente a sua mensagem. Em uma apresentação com muitas pessoas assistindo é mais que necessário que você não deixe margem para interpretações dúbias. Por isso seja claro, mas evite uma linguagem robotizada.
  • Movimente-se durante a apresentação, nunca fique parado, exceto se for obrigatório. É importante que você se movimente, pois essa prática acaba por dar ritmo ao conteúdo da apresentação, que acaba fluindo muito melhor.
  • Tenha um bom humor, pois será essa característica comportamental que te salvará quando você errar uma palavra, esquecer uma frase, ou não conseguir completar uma linha de raciocínio. Para todos estes casos, use o bom humor. 
  • Controle o tempo, pois ele é precioso em uma apresentação pública. Se te derem trinta minutos para falar sobre um tema específico, utilize-os com inteligência, tente não extrapolar, e nem utilizar bem menos que o oferecido. Saiba planejar a apresentação e utilizar 100% ou quase de seu tempo, de forma natural e que consiga expor todo o conteúdo da apresentação.
  • Prepare-se para imprevistos e problemas. Tenha sempre um plano B para tudo. O retroprojetor não funciona? Saiba desde já o que fazer. O tempo foi cortado pela metade? Saiba exatamente o que fazer naquele instante. Resumindo: saiba o que fazer em casos assim, e tenha a capacidade de fazer uma limonada com os limões que estão lhe dando naquele momento.
  • Divirta-se. Sim, antes de tudo uma apresentação é um momento mágico onde você está sendo observado por pessoas, e que estão ali para te ouvir, seja apresentando uma pesquisa, um relatório, um trabalho corporativo, ou um seminário motivacional. Qualquer que seja o formato, sempre busque ter prazer na arte de se comunicar com pessoas. 

Olhe para a sua plateia



Se formos prestar atenção aos grandes oradores deste nosso mundo, vamos perceber uma característica que possuem em comum: eles olham para seu público, e cativam a todos com este olhar. 

Você não precisa dominar seu público neste nível, ao menos que seja realmente necessário, mas sempre procure criar uma conexão entre você e as pessoas que estão ali lhe observando.

Como montar uma boa apresentação?



As regrinhas básicas para montar uma boa apresentação são estas:

  1. Primeiro entenda como será a apresentação: qual o local, quanto tempo terá para expor, se poderá usar material de apoio.

  2. Posto isso, comece a desenvolver a apresentação, preenchendo cada minuto do tempo com informações e desenvolvendo a sua linha de raciocínio. 

  3. Tenha em mente que a apresentação precisa de um início impactante, um desenvolvimento sólido e uma finalização à altura do início.

  4. Busque se utilizar do material de apoio, como tabelas e slides, mas sabendo que eles devem ser coadjuvantes.

  5. Treine bastante, e quanto mais importante for a apresentação, mais treinamento será necessário para que você seja bem sucedido nela.

  6. Escolha uma técnica para usar na apresentação. Será expositiva (vai explicar algo?), narrativa (vai contar alguma história?) ou persuasiva (pretende convencer alguém?).

Conclusão

Se você gostou deste manual com dicas e sugestões de como se apresentar em público, então vai adorar nosso artigo sobre elementos indispensáveis para a sua apresentação. Será um material a mais na sua jornada de aprendizado para conseguir sucesso em apresentações públicas.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de ler outros materiais disponibilizados em nosso blog. Compartilhe com alguém que precisa desenvolver suas habilidades de falar em público!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Confira neste artigo completo as principais técnicas de apresentação que irão ajudar você a falar em público e fazer apresentações impactantes.

Técnicas de apresentação

16/08/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/559cb990c9dffd8675f6bc2186971dc2/bannerdesktop1920x420px_1047277476.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/eventos/tecnicas-de-apresentacao