Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Eventos e Palestras
    6minutos de leitura

    Técnicas de apresentação: Manual do palestrante

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Ter medo de se apresentar em público, eis um sentimento que une estudantes de ensino médio, universitários e colaboradores de grandes empresas. 

    Dominar técnicas de apresentação é o primeiro passo para que você consiga comunicar a todos o resultado de um trabalho, de uma pesquisa acadêmica, comunicar seus pensamentos sobre um tema, sobre os resultados apresentados pela empresa naquele período específico, enfim, os exemplos são inúmeros e a necessidade de dominar a arte de se apresentar em público é algo que se mostra imprescindível para o sucesso.

    Neste manual vamos te dar todas as dicas possíveis de como se apresentar bem em eventos públicos, bem como em seminários acadêmicos, ou apresentações corporativas. Pela variedade de exemplos dados, podemos notar o quão relevante é este tema.

    Por que usar técnicas de apresentação? 


    Devemos usar técnicas de apresentação porque o ser humano não nasce perfeito, com um manual inserido em seu corpo, onde basta ligar para que ele funcione perfeitamente. Se apresentar bem em público requer confiança, capacidade de comunicação, e conhecimento sobre o tema. 

    Para alguns, dominar o tema acaba sendo um dom, que ele possui e usufrui. Para a maioria, dominar a arte de se apresentar vem como consequência de estudo e práticas

    É para este segundo grupo que este manual foi feito. 

    Dominar o tema é o primeiro passo


    Existem técnicas para se apresentar bem, existem exercícios para que uma pessoa consiga demonstrar confiança. Isso nós iremos mostrar neste artigo mais para frente. Porém, não há nada mais precioso dentro das técnicas de apresentação que dominar completamente o conteúdo da apresentação.

    Dominar o tema vem antes de dominar o palco. Algumas pessoas conseguem enganar a todos, mostrando confiança em um tema que ele não conhece plenamente. Mesmo sendo um exemplo de sucesso, não deve ser usado como parâmetro, e muito menos como exemplo a ser seguido. Não há nada mais prazeroso do que ver alguém se apresentando sobre um tema e dominando por completo ele, extinguindo todas as dúvidas, e respondendo todas as questões. Queira ser este tipo de profissional.

    Para dominar o tema é necessário:

    • Estudo
    • Conhecimento prévio
    • Muita leitura

    Demonstre sempre credibilidade.

    Vai palestrar? Prepare a sua apresentação


    Preparar uma apresentação requer muito trabalho e apego a detalhes. Vale a pena se utilizar de ferramentas como slides, Powerpoint, ou tão somente uma lista de tópicos. Porém tenha em mente que estas ferramentas devem ser auxiliares, e você nunca pode dar a entender que sua apresentação depende delas.

    Não leia o conteúdo dos slides, ou as informações apresentadas no Power Point, pois esta ação pode lhe render dúvidas quanto a sua capacidade de se mostrar seguro sobre o tema. 

    Lembre-se: material de apoio é só apoio, e nunca deve se sobrepor a sua apresentação.

    Deixe o material de auxílio visível para todos, para complemento de sua apresentação, e após a sua fala sobre aquele conteúdo visível no projetor, por exemplo, você pode mostrar ao público que aquele conteúdo do slide refletiu aquilo que você acabou de falar.

    Conheça o seu público