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Liderança e Pessoas

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O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores, incluindo, logicamente, um bom e estratégico trabalho de liderança. 

O líder corporativo é mais que uma figura que chefia equipe, ele é alguém que motiva, inspira e direciona pessoas em prol de um objetivo único e em comum. 

Assim, cursos como o de MBA em liderança possui uma importância ímpar para o desenvolvimento contínuo de sua organização.

Agora, vamos entender a relação entre liderança e pessoas, e entender o porquê de cursos como um MBA em liderança são tão estratégicos para uma corporação, para um líder e para todos os colaboradores.

O papel da liderança

A figura do líder é das mais importantes e estratégicas para uma empresa. 

Ele é responsável por direcionar o percurso correto para chegar aos objetivos propostos, é responsável por construir na sua equipe uma relação de confiança, de motivação e de engajamento, e é responsável por inspirar cada um de seus colaboradores para que todos vistam a camisa da empresa.

Em termos mais técnicos, o líder tem como funções:

  • Construir equipes de colaboradores de alto nível e prontos para entregarem os melhores resultados;    

  • Promover entre os colaboradores a cultura da empresa e empregar os valores que a mesma promove;

  • Planejar estrategicamente a carreira dos principais talentos da empresa, para mantê-los por muito tempo;

  • Ser responsável por uma comunicação assertiva e clara com todos os colaboradores, para que não haja ruídos ou falhas na comunicação corporativa;

  • Entender a dinâmica da empresa, sabendo identificar e corrigir falhas e potencializar acertos e pontos fortes.

Liderança x Gestão de pessoas

Ao contrário do tradicional chefe, aquela figura carrasca, que cobra resultados e não se interessa pelo bem estar da equipe e nem de seus colaboradores, o líder tem como objetivo criar um vínculo real com seus colaboradores, e transmitir confiança, tranquilidade, serenidade e inteligência emocional.

O bom líder preconiza o engajamento de sua equipe e planeja de forma estratégica todas as ações para potencializar a relação com os talentos da empresa e com a equipe de trabalho.

Nesse sentido, a liderança faz parte do conceito de gestão de pessoas, que é um pouco mais amplo, pois envolve toda a área de recursos humanos dentro de uma organização. Ou seja, o líder está dentro de um projeto de gestão de pessoas na empresa.

Liderança e RH precisam caminhar juntos

Seguindo o raciocínio, podemos afirmar que é de suma importância um bom relacionamento entre liderança e o setor de recursos humanos. 

Podemos listar algumas vantagens que uma boa relação entre o líder e o RH proporciona para a empresa e para os colaboradores:

Aumenta engajamento, motivação e produtividade da equipe

Sabemos que o papel do líder numa empresa é esta, de engajar colaboradores, inspirar equipe e gerar produtividade. Porém, se o líder trabalhar em conjunto com o setor de Recursos Humanos, ele terá muito mais informações e elementos para desenvolver um trabalho individual e estratégico com os seus colaboradores.

O RH consegue entender de forma mais individualizada todas as falhas e pontos fortes de seus colaboradores, e ao trabalhar junto com os gestores a tendência é que haja um planejamento estratégico bem elaborado.

Melhora do índice de turnover e de retenção de talentos

Um bom trabalho feito entre liderança e gestão de pessoas gera na equipe de colaboradores um sentimento maior de pertencimento entre eles. Assim, a tendência é que a empresa consiga reter talentos e diminuir os índices de turnover que gera mais custos que benefícios para uma organização.

E mais, quando há uma relação produtiva e saudável da liderança com o RH a tendência é que gere um ambiente de trabalho mais produtivo, com aumento dos lucros e possibilidade maior de retorno para os colaboradores.

Melhora do ambiente de gestão

O trabalho de gestão é feito por gestores e pelos representantes do RH. E enquanto que os gestores têm um contato mais contínuo com os colaboradores, é o RH quem promove as ações estratégicas para melhora da equipe e da dinâmica de trabalho. 

Assim, uma boa relação entre líder e RH gera melhores resultados nos processos de gestão dentro de uma empresa.

Liderando uma equipe bem, sucedida

Além de uma boa relação com o RH dentro da empresa, é importante para um líder seguir alguns passos para que ele se torne inspiração e de fato exerça de forma eficiente seu trabalho, que é mais que estratégico dentro de uma organização.

Planejar estrategicamente os passos da empresa

Um líder eficiente precisa ter uma visão ampla e profunda da empresa e de todo o contexto que envolve a empresa. 

Somente assim, ele terá condições de desenvolver um planejamento estratégico de todas as ações necessárias para o crescimento financeiro e organizacional. 

Equilíbrio emocional em momentos difíceis

Muito se diz que o verdadeiro líder se apresenta nos momentos de crise. De fato, um líder precisa ter equilíbrio emocional e inteligência para lidar com os momentos difíceis dentro do ambiente de trabalho.

O líder é aquele que consegue evitar problemas, mas também é aquele que consegue resolvê-los à medida que estes surgem.

Identificar talentos e criando ações para mantê-los

Uma das funções mais estratégicas do líder é aquela que consiste em identificar os talentos da empresa e criar condições para que estes cresçam, evoluam e permaneçam na organização por muito tempo.

Criar profissionais de alto rendimento é um dos maiores legados de qualquer liderança estratégica.

Cultura do feedback

O verdadeiro líder é aquele que consegue através da cultura do feedback transformar positivamente a sua equipe de colaboradores.

Pontuar de forma assertiva, produtiva e saudável todos os pontos fortes e fracos de seus colaboradores tem um efeito muito benéfico tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos. 

MBA em liderança

Agora que entendemos o quão crucial é para uma empresa ter uma boa liderança, podemos passar para o próximo nível, que é deixar claro que o líder não nasce líder, ele se transforma, e uma das maneiras de se transformar é estudando.

Assim, um curso de MBA em liderança tem como função oferecer uma bagagem teórica e prática imensa sobre o ato de liderar e inspirar equipes, além de proporcionar possibilidades de transformação e de potencialização das pessoas.

E por que fazer um MBA em liderança?

Vamos entender:

Destaque profissional em prol da organização 

Um MBA em liderança vai proporcionar ao gestor toda uma bagagem teórica e prática que o transformará em especialista e que automaticamente vai resultar em benefícios para a empresa.

Em um mercado de trabalho selvagem, onde as grandes corporações lutam para ter os melhores talentos, é fundamental que você se transforme em um gestor de alta perfomance. É o mínimo que o mercado exige.

Subir de nível

Um curso de MBA em liderança tem o potencial técnico para transformar um gestor em um grande líder, fazendo-o subir de nível.

Pensando individualmente, é estratégico ter um título de especialista em liderança, isso gera dividendos que trarão grandes benefícios em curto e longo prazo.

Pensando corporativamente, é fundamental para o crescimento de uma empresa ter como líder alguém que entregue alta performance.

Torna a empresa e o profissional mais competitivos

Pensando individualmente, é fato que empresas buscam cada vez mais profissionais de alto nível, que entreguem os melhores resultados, e que possuam grandes e respeitados currículos. 

Nesse sentido um curso de MBA em liderança contempla perfeitamente este profissional na briga por uma vaga estratégica dentro de uma empresa.

Pensando corporativamente, empresas precisam de líderes sábios e eficientes para gerar mais produtividade, para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e com isso gerar maior lucro, menores custos e resultados gerais melhores.

Aperfeiçoa currículo profissional

Um MBA em liderança proporciona ao gestor a possibilidade de deixar o seu currículo ainda mais rico, gerando melhores possibilidades dentro da empresa e criando espaços no mercado de trabalho externo.

Um profissional muito qualificado sabe que dificilmente sairá da empresa contratada, e caso saia, sabe também que não terá dificuldades em se realocar profissionalmente.

Investimento em autoconhecimento

Um dos pilares para a alta performance individual e corporativa é a capacidade em conhecer o mundo e as coisas do mundo. 

Um curso de especialização como o MBA em liderança proporciona conhecimento e autoconhecimento, ou seja, com uma bagagem multidisciplinar, que vai além dos conhecimentos de liderança estratégica.

Conclusão

Vimos o quão importante é o trabalho da liderança dentro de uma organização. Qualquer empresa que deseje ganhar mercado e se consolidar como marca de sucesso precisa ter um grande líder.

E um grande líder se forma através do tempo, das experiências, e de cursos como um MBA em liderança. 

Investir em uma especialização estratégica só vai trazer bons frutos, seja individualmente, seja corporativamente.

E você, já pensou em fazer um MBA em liderança?