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Transformação Digital nas Empresas: Benefícios e Exemplos para se Inspirar

É muito comum ouvirmos que as empresas que não se adequarem às transformações tecnológicas irão sumir do mapa do mundo corporativo. Isso não deixa de ser uma mentira, mas muitos acreditam que colocar novas ferramentas e equipamentos será suficiente para criar uma empresa moderna e tecnológica. 

A ideia de transformação digital nas empresas envolve muitos mais elementos do que isso e é preciso estar atento para não jogar investimentos no lixo.

Neste artigo vamos entender o significado de transformação digital, conceito que vem se popularizando cada vez mais no mundo empresarial. 

Veremos todos os benefícios que esta escolha estratégica pode oferecer para o seu negócio e a sua importância para o universo corporativo. Por fim, conheceremos alguns exemplos bem sucedidos de transformação digital que aconteceram nestas últimas décadas.

O que é transformação digital?


Antes de tudo, falaremos o que não é transformação digital, mesmo que você já tenha ouvido o contrário. 

Investir em tecnologias, como adicionar recursos tecnológicos ou ferramentas inteligentes, por si só não proporcionam uma transformação digital numa empresa. 

Você pode investir em ferramentas, mas se não transformar toda a mentalidade da empresa e de seus colaboradores, essas transformações não acontecerão de forma alguma.

Assim, a transformação digital é um processo que envolve planejamento estratégico, cultura da inovação e construção de todo um ambiente corporativo baseado na ideia de inovação tecnológica e soluções corporativas a partir disso.

As ferramentas tecnológicas devem ser o alicerce para um projeto sólido e em longo prazo na empresa, que deve envolver alguns pilares, como pessoas, processos, tecnologia e local de trabalho.

Os pilares da transformação digital


Percebemos então que a transformação digital não envolve somente o uso de tecnologias. Podemos listar quatro grandes pilares da transformação digital nas empresas.

Pessoas

Sim, as pessoas estão no centro de qualquer revolução tecnológica ou transformação digital que uma empresa deseja implementar. 

É preciso capacitar a equipe de colaboradores para que eles proporcionem aos clientes as melhores experiências possíveis. 

O cliente é a base que dá sustentação para uma empresa, e por isso humanizar as relações empresa/cliente é fator primordial para que a transformação digital aconteça gerando somente benefícios, tanto para a empresa e a equipe de colaboradores, quanto para os clientes. 

Assim, o uso de tecnologias numa empresa deve ter como fim melhorar a experiência do cliente final, mas não somente isso.

Processos

A transformação digital envolve a estruturação de novos processos dentro do planejamento estratégico da empresa. 

O uso de novas ferramentas tecnológicas só fará sentido se houver uma mudança de mentalidade, uma atualização dos processos para que haja otimização do trabalho, da produção e dos resultados. 

É preciso que cada empresa busque aperfeiçoar todos os processos que envolvem produção e gestão, utilizando as tecnologias como base para estas transformações estruturais.

Tecnologias

Com a mudança de mentalidade e a construção de novos processos, as novas tecnologias poderão ser inseridas e proporcionar resultados nas empresas. 

É preciso entender as novas tecnologias e ferramentas como grandes aliadas de todo o trabalho de gestão e de produção do seu negócio, mas principalmente como elemento que vai proporcionar aos seus clientes uma experiência final muito mais clara, direta, interativa e benéfica.

Local de trabalho

O espaço de trabalho é outro pilar da transformação digital. É preciso que gestores construam espaços de trabalho inteligentes, muitas vezes equilibrando o espaço físico, com o espaço virtual, cada vez mais presente em empresas que se adequam às necessidades do mundo atual. 

Assim, é preciso promover a criação do smart workspace, conceito que vem ganhando popularidade por pregar a necessidade de se construir um local de trabalho inteligente.


Foco no cliente e consumidor 

Já falamos que um dos grandes objetivos da transformação digital é proporcionar uma experiência cada vez mais agradável ao cliente, e a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, logo, melhorar a experiência do consumidor é fundamental e garante diversos benefícios para sua empresa. 

Cultura de feedbacks constantes

É preciso construir uma relação baseada em feedbacks e interação constantes, sejam no ambiente interno de trabalho, entre gestores e colaboradores, seja no ambiente externo, criando uma relação ideal com o consumidor e o cliente.  

Capacidade de adaptação frequente 

A transformação digital envolve a cultura da inovação, e essa tem como base a capacidade de se adaptar às constantes mudanças do mundo tecnológico.  Estar por dentro da maneira como o consumidor chega até a sua empresa, como ele prefere comprar, etc, é estar pronto para mudar sempre que for necessário.


Benefícios da transformação digital nas empresas


Colocar em prática o conceito de transformação digital em uma empresa traz muitos benefícios, e podemos listar alguns:

Experiência melhorada do cliente

Sim, já falamos que a satisfação do cliente não é o único objetivo por trás da transformação digital, mas é algo que importa muito. 

Assim, criar soluções tecnológicas que melhorem setores como o de vendas, o de marketing, o de relacionamento com o cliente ou o de finanças vai proporcionar no fim das contas uma relação muito mais benéfica e produtiva com os clientes da empresa. 

Hoje em dia há soluções tecnológicas que empresas usam para conhecer a fundo seus consumidores e a partir disso criar ferramentas e ações que melhorem e otimizem a relação da empresa com o consumidor. 

Utilizar a transformação digital para criar soluções que facilitem a vida dos consumidores é uma escolha estratégica das mais eficientes do ponto de vista corporativo.

Vantagem competitiva

Vivemos numa era da tecnologia e da informação. Assim, uma empresa que constrói um ambiente atualizado, e adaptado a esta nova era tende a ganhar espaço no mercado e a aumentar a vantagem competitiva. 

Construir um planejamento estratégico com base no conceito de transformação digital vai proporcionar à empresa otimizar seus processos internos, aperfeiçoar a sua relação com o consumidor e como resultado vai ganhar competitividade na briga por mercado.

Otimização de processos

Já vimos aqui que um dos pilares da transformação digital se encontra no aperfeiçoamento dos processos internos. 

De fato, uma empresa que se utiliza deste conceito busca criar um ambiente corporativo moderno, atual, e tecnológico, utilizando ferramentas digitais para melhorar todos os processos estruturais.

A implementação desses recursos digitais e destas ferramentas dinamizam os processos internos, gerando maior produção, otimizando resultados e principalmente, melhorando a relação empresa/cliente.

Redução de custos

Um dos focos da transformação digital nas empresas é a adição de ferramentas e tecnologias que otimizem os processos, e desenvolvam soluções com mais eficiência e menos desperdício.

Desta forma, uma empresa que coloca em prática a ideia de transformação digital tende a reduzir custos ao longo do tempo, sobretudo, por diminuir as possibilidades de erros dentro dos processos, que passam a ser mais ágeis e otimizados.

Dentre as muitas ações que geram redução de custos, há aquelas mais diretas, como, por exemplo, o armazenamento de arquivos na nuvem, que proporciona uma imediata economia em papel, tinta, impressoras e espaço físico para guardar os documentos. 

Aumento da produção

Se você cria um ambiente de trabalho com processos otimizados, com soluções inteligentes e tecnológicas, então certamente esse contexto vai gerar não somente redução de custos, como também aumento de produtividade, já que o ambiente será propício, e a capacitação dos colaboradores tende a gerar engajamento, bom ambiente de trabalho que gera um aumento na produção.

Podemos ver outros benefícios na adoção da transformação digital nas empresas:

  • Menos riscos de erros e maior segurança no ambiente de trabalho
  • Aperfeiçoar a relação e a comunicação da empresa com o cliente
  • Criação de novos modelos de negócios que proporcionam expansão da empresa
  • Diminuição das falhas operacionais
  • Gestão estratégica

Erros que cometemos ao falar de transformação digital nas empresas


É preciso sempre desmistificar alguns conceitos que por vezes vemos sobre a ideia de transformação digital. 

O foco da transformação digital nas empresas é o consumidor

Já vimos aqui, mas não custa lembrar: o conceito de transformação digital tem por objetivo otimizar processos, gerar redução de custos, aumentar produtividade e aperfeiçoar toda a estrutura corporativa. Como resultado final, aumenta a satisfação do cliente e consumidor, mas é um efeito.

Transformação digital só vale para empresas de tecnologia

Erro elementar. A transformação digital pode e deve ser instituída em toda e qualquer empresa, pois ela trabalha muito mais com o planejamento estratégico e com os processos estruturais que com a tecnologia por si só. A tecnologia aqui é a base para mudanças de visão do negócio.

Basta usar ferramentas digitais e desenvolver iniciativas

Outro erro básico, que já tratamos aqui também. Não basta desenvolver tecnologias ou investir em ferramentas atuais, se não houver uma mudança de mentalidade em todo o negócio. 

A transformação digital se dá através de um planejamento estratégico completo, que envolve também o uso de ferramentas digitais, soluções inteligentes e iniciativas tecnológicas. 

Exemplos de transformação digital em grandes empresas


Quando pensamos em empresas que se utilizaram do conceito de transformação digital para crescer e ganhar mercado, os principais exemplos que temos são de grandes corporações, até porque acompanhamos de forma mais direta.

Um exemplo bem significativo que podemos usar é o da Netflix.

A Netflix começou como um serviço de aluguel de filmes tradicional, que todo mês enviava para a sua casa um pacote com três DVDs para você assistir e depois devolver.

Pois bem, com a evolução da tecnologia e o surgimento de iniciativas tecnológicas, a empresa remodelou seu modo de pensar o negócio, investiu em uma solução tecnológica, que foi o uso da tecnologia do streaming, e passou a oferecer o serviço de assinatura de conteúdos online.

Essa mudança completa na mentalidade da empresa proporcionou seu crescimento e sua conquista de mercado, se tornando hoje uma das maiores empresas do mundo.

Se formos parar para observar, o caso Netflix envolveu três princípios da transformação digital:

  1. Operações, que envolve toda a equipe de colaboradores, além dos processos.

  2. Experiência do Cliente, que é um dos objetivos mais importantes do conceito de transformação digital

  3. Modelo de Negócio, já que precisou mudar toda a mentalidade da empresa.

Conclusão

Vimos como a transformação digital já está inserida em nosso dia a dia sem mesmo sabermos. Todas as facilidades que empresas hoje em dia oferecem aos seus clientes é fruto de mudanças de processos e modernização das ferramentas digitais.

Transformação digital não é mais uma escolha estratégica, é uma necessidade que toda e qualquer empresa possui para conseguir se manter, crescer e ganhar mercado no mundo corporativo.

E você, já conhecia o conceito de transformação digital?

Acesse nosso blog para mais conteúdos como este.


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Transformação Digital nas Empresas

18/10/2022

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