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Planejamento estratégico: Saiba por que toda empresa precisa ter

Muitas pessoas querem alcançar determinado resultado, mas não estão focadas no percurso existente entre o desejo e sua concretização. E o mesmo acontece também nas empresas. Por isso, é impossível fazer planos, traçar metas e objetivos para um determinado negócio ou executar determinado projeto, sem antes fazer um planejamento estratégico. Quer entender mais sobre planejamento estratégico e sua importância no âmbito empresarial? Continue a leitura!

O que é planejamento estratégico?

Para ter êxito em qualquer resultado empresarial é necessário fazer um bom planejamento estratégico. É um processo de natureza analítica no qual a organização define quais estratégias adotará para alcançar as metas traçadas. Essas, por sua vez, são elaboradas de acordo com os recursos disponíveis para fazer isso acontecer.

O planejamento se baseia na análise da empresa e em como se dá sua relação com o mercado no qual atua. Assim, busca focar as ações na geração de resultados a longo prazo e no crescimento do negócio.

Vale dizer também que o planejamento estratégico precisa ser um processo que envolva todas as equipes e níveis da empresa. Ou seja, ele deve unir o comprometimento e dedicação do líder com o engajamento dos times para que, assim, todos trabalhem em harmonia e focados nos mesmos propósitos.

Qual a sua importância para uma organização?

É importante porque serve como um guia para todas as ações que serão feitas durante um período na empresa. Ele ajuda a administrar a quantidade de tempo, recursos e energia empregada na estratégia. Além disso, também auxilia a reconhecer problemas e identificar melhorias.

Existem muitos benefícios para fazer um planejamento estratégico na empresa, veja alguns deles a seguir:

1 Resumir o propósito da organização

Dentro do planejamento, você define missão, visão e valores do seu negócio. Ou seja, faz uma leitura de como é a empresa e qual o seu significado para o mundo.

2. Facilita o entendimento da estratégia

Uma boa estratégia precisa ser simples. Quando bem estruturada, possibilita maior compreensão dos colaboradores e engajamento no cumprimento das mesmas.

3. Maior esclarecimento das metas

Um planejamento desdobrado em partes menores deixa de ser um bicho de sete cabeças e traz as ações para o dia a dia da empresa. Torná-lo abstrato ajuda muito as pessoas na compreensão do futuro da empresa, como persegui-lo e como chegar lá. O plano de execução torna a estratégia mais compreensível.

4. Motiva os colaboradores

Os funcionários fazem parte de todas as etapas de um planejamento estratégico. Por isso, eles precisam estar motivados e acreditar no potencial da estratégia. Se os colaboradores compreenderem o papel deles no futuro da empresa, eles se sentirão mais motivados a perseguirem as metas.

Quando você faz um planejamento estratégico alinhado com a missão e a visão da empresa e envolvendo todas as pessoas, existem mais chances de colher bons frutos no futuro. Por isso, se sua empresa ainda não possui um bom planejamento, está na hora de fazer!

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