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Relacionamento com o Cliente: Dicas de ouro para melhorar o da sua empresa

O relacionamento com o cliente é um dos pilares do sucesso de uma empresa no mercado. O modo como ela se porta perante os diversos atores corporativos é de suma importância, e quando o foco é o cliente, então o que é relevante passa a ser estratégico e essencial para o crescimento de um negócio.

Neste artigo vamos entender tudo sobre essa parte fundamental do desenvolvimento corporativo, como o relacionamento com o cliente pode ajudar sua empresa a crescer e ganhar mercado, além e da importância de alimentar estratégias de bom relacionamento com o cliente, e por fim, vamos dar dicas de ouro para que você comece desde já a trabalhar esta área tão essencial para um negócio.

Relacionamento com o cliente: o que é isso?


Relacionamento vem do verbo relacionar, que pode ser definido como uma ligação, conexão, e que pode ser afetiva, profissional, corporativa, fraternal, dentre outras formas. Assim, o relacionamento que uma empresa ou que seu negócio desenvolve com o cliente se baseia nesta percepção de conexão, ligação.

Enquanto empresa, é fundamental possuir um projeto de relacionamento com o cliente, com todas as premissas e princípios bem claros, para que assim se desenvolva uma relação de confiança entre o seu negócio e os seus clientes, essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

As bases de uma boa relação entre empresa e cliente são:

Respeito

É imprescindível estabelecer uma relação de respeito mútuo entre empresa e cliente. Uma relação de respeito se dá a partir de bons modos, educação, uma comunicação clara e sem ruídos e boa vontade entre as partes

Confiança

Confiança é uma das premissas mais básicas que regem a relação empresa e cliente e é um dos objetivos maiores que um negócio vai buscar na sua relação com o cliente. Um relacionamento construído a base de confiança tende a ser fidelizado de uma forma mais duradoura.  

Empatia

Não que a famosa frase “o cliente tem sempre razão” esteja correta, mas é muito importante que a empresa possua uma relação de empatia com o seu cliente. Ou seja, sempre se colocar no lugar dele em todas as situações que porventura possam acontecer. 

Claro que esta não é uma via de mão única e é preciso alimentar a ideia de que seu cliente também necessita exercer a empatia ao lidar com a empresa. 

Harmonia  

Uma relação harmônica é aquela onde os três primeiros preceitos são colocados em prática e é muito importante para que uma empresa estabeleça um vínculo real, respeitoso e produtivo com o seu cliente.

A importância de ter um bom relacionamento com o cliente


O relacionamento que uma empresa estabelece com o cliente é mais uma etapa na jornada que o cliente passa até finalizar a compra de um produto, serviço ou afins. 

Dentro deste processo há a descoberta da marca, as observações e pesquisas que o cliente passa a fazer, até chegar ao momento em que o cliente decide finalizar aquela compra.

Ou seja, para que uma venda seja finalizada, ou um serviço seja contratado, é de fundamental importância que a empresa apresente, desenvolva e estabeleça um relacionamento com o cliente, que deve ser feito de modo eficaz, claro e produtivo.  

Possuir uma boa gestão de relacionamento com o cliente é importante para gerar um sentimento de confiança, fundamental para que cliente e empresa sejam parceiros na jornada de uma pessoa em busca de um produto ou um serviço.


E como todo relacionamento, será necessário que a empresa sempre alimente, nutra coisas boas e reacenda sempre a chama da paixão que envolve uma relação a dois.    

Benefícios que um bom relacionamento com o cliente gera 


São muitos os benefícios que um bom relacionamento com o cliente gera para seu negócio.

Estreita relação com os clientes

A relação entre cliente e empresa precisa ser alimentada dia após dia através de um sistema bem gerido de relacionamento. 


Esse sistema acaba resultando em uma proximidade maior com seus clientes, que tende a trazer grandes benefícios, como fidelização e relação de confiança aprimorada. 


E mais, ao estreitar os laços com seus clientes a empresa acaba tendo de bônus uma série de informações e dados dos clientes que poderão ser usados para segmentar as campanhas de marketing ou aperfeiçoar a publicidade geral do seu negócio.    

Fideliza clientes

Um bom relacionamento com o cliente gera fidelização do mesmo com a empresa, o que é essencial para garantir crescimento e gerar mais lucros. E fidelizar cliente vem se transformando ao longo do tempo é um princípio corporativo básico e de suma importância para que um negócio prospere.

Melhora a lucratividade

O efeito é dominó. Um bom relacionamento gera confiança, que gera fidelização, que gera um maior faturamento que por fim, gera maiores lucros para a empresa. 

Ou seja, o projeto de aumento de lucratividade passa necessariamente por um trabalho aperfeiçoado de relacionamento com o cliente.

Ganha credibilidade no mercado

Um dos principais objetivos de uma empresa é ter credibilidade no mercado, seja com clientes, parceiros, colaboradores, ou outros. 

O processo de ganhar credibilidade passa necessariamente por um bom trabalho de relacionamento com o cliente. 

Entender as demandas de seus clientes e atendê-las vai trazer como consequência um aumento de credibilidade que tende a se transformar em marketing positivo.

Dicas de ouro para melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente


Desenvolver um eficiente relacionamento com o cliente não é fácil, nem simples, mas vale muito à pena fazer. 

Para isso, algumas dicas são essenciais:

Trabalhe o relacionamento com o cliente como ação estratégica

É importante que haja um trabalho sistemático de gestão de relacionamento com o cliente, para que a empresa consiga aperfeiçoar sempre essa área. Pense que tratar os clientes como parceiros é o primeiro passo de uma jornada de sucesso;

Invista muito em ferramentas de atendimento

Quanto mais opções de atendimento ao cliente você tiver em sua empresa, maiores são as chances de que as demandas deles sejam atendidas e assim se desenvolva uma relação saudável entre empresa e cliente.

Possua uma equipe capacitada para lidar com as necessidades de seus clientes, que nunca minimizem os problemas relatados por clientes e que sempre busquem resolver da melhor maneira possível os problemas apresentados. 

Invista em diferentes canais e formas de atendimento, para se adequar aos mais diferentes perfis de clientes que seu negócio possa possuir.

Não suma quando houver problemas

Muitos negócios escolhem sumir ou pausar a relação com o cliente assim que um problema maior surge. Uma empresa séria, que busca desenvolver um relacionamento saudável e eficiente com o cliente sempre estará disposta a resolver qualquer tipo de problema sempre que surgir, a qualquer momento do dia.

Aposte em relação de confiança e nunca frustre seu cliente

 Uma empresa precisa entender que relação de confiança demora a ser construída e demanda muito esforço, trabalho e ações estratégicas. E mesmo assim, para que essa relação se quebre é necessário muitas vezes somente um erro, uma falha. Ou seja, a relação de confiança precisa ser entendida como fator estratégico fundamental e nesse sentido a empresa nunca deve frustrar as demandas, necessidades ou desejos de seus clientes.

Capacite sua equipe de atendimento e busque desenvolver a empatia nela

Uma equipe de atendimento capacitada e que consegue se colocar no lugar de cada um dos clientes é uma equipe com muito mais chances de ser bem sucedida no processo de atendimento ao cliente. 

Desenvolver abordagens que trabalham a ideia de empatia é fundamental, pois faz a empresa sempre entender as necessidades de seus clientes.

Melhore a vida de seu cliente

Quando um cliente adquire um produto ou serviço com a sua empresa o que ele deseja é resolver algum problema que ele possua, ou preencher alguma lacuna em sua vida. Então tenha noção de que a sua empresa precisa gerar um bom sentimento no cliente, e nunca o contrário. Uma empresa que não ajuda, nem minimamente, o seu cliente está fadada ao fracasso, ou terá muitas dificuldades para ser bem sucedida.

Receba bem feedbacks e críticas

Uma empresa que não sabe lidar com feedbacks e críticas de seus clientes terá muitas dificuldades em desenvolver uma boa gestão de relacionamento com o cliente. É premissa básica de todo setor de relacionamento receber de uma forma produtiva as críticas, todas elas. 

Outro modo para uma empresa aperfeiçoar sua gestão e melhorar a gestão de atendimento ao cliente é recebendo de modo estratégico os feedbacks recebidos ao longo da jornada. 

Feedbacks devem ser trabalhados com muita atenção, pois neles podem estar às respostas para a melhora de uma empresa

Conclusão

Vimos aqui que é fundamental que uma empresa desenvolva bem um relacionamento com o cliente. Não é preciso mencionar que o cliente é o elemento que sustenta um negócio. 

O crescimento de qualquer projeto comercial vai depender do aumento e da fidelização de seus clientes, e para isso é necessário um trabalho bem planejado de atendimento e relacionamento com o cliente.

E você, já parou para pensar em como a sua empresa se relaciona com seus clientes? 

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.


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23/08/2022

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