• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como definir metas: Passo a Passo para alcançar seus objetivos

Quem nunca ouviu a frase "sonhar não custa nada''? Pois bem, por mais que o sonho seja infinito e ilimitado, todo o caminho que percorremos para a sua realização é finito, trabalhoso e requer a criação, o planejamento e a execução de metas e objetivos. Assim o pontapé inicial para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos é estabelecer metas e cumpri-las.

Neste artigo você entenderá o conceito de metas, a sua importância para alcançar objetivos, seja pessoal, seja profissional, e principalmente, iremos estabelecer um passo a passo para que seus projetos sejam pensados, planejados e executados de tal forma que o resultado final será sempre o alcance de seus objetivos. Você está pronto para aprender a como definir metas? Vamos lá!

O que são metas 


Quando falamos em metas, estamos indicando um resultado final quantificável e mensurável, ou seja, podemos dizer com certeza se uma meta foi ou não cumprida. Criar uma meta é definir que após certo tempo e trabalho, aquele esforço vai resultar em algo concreto, seja o aumento de 10% no número de clientes ou tirar uma nota 9 na prova da faculdade para poder passar de semestre.

Metas e objetivos 


Podemos usar este último exemplo, inclusive, para diferenciar metas de objetivos. Enquanto que a meta era tirar uma nota 9 na prova da faculdade, o objetivo final era passar de semestre. Ou seja, o objetivo é uma intenção, um desejo, e a meta será o caminho prático, quantificável e mensurável que você utilizará para alcançar este objetivo desejado.

Metas são mensuráveis 

Devemos entender de forma clara que metas e objetivos são conceitos distintos, que merecem abordagens diferentes. Se você tem como objetivo crescer profissionalmente e adquirir cada vez mais experiência de trabalho, você vai precisar construir metas mensuráveis, que você possa acompanhar de forma objetiva, e entender se o caminho até chegar ao destino final está sendo percorrido. 

E quais caminhos seriam estes? Seria, por exemplo, se inscrever em um MBA específico que vai enriquecer o seu currículo. Ou seria participar daquela capacitação que a sua empresa está oferecendo para seus funcionários naquele mês.

A importância de estabelecer metas pessoais e profissionais 


Sem metas, seus sonhos e objetivos soam vazios. Sim, a primeira grande função de uma meta é tornar sonhos palatáveis e objetivos realizáveis. Tanto no campo pessoal quanto no profissional, a criação de metas se mostra o pontapé inicial para a realização de projetos e de desejos.

Assim, metas são importantes por esses motivos:

Orienta as suas ações 

Nada melhor que algo que lhe dê um norte e que lhe tire de uma situação de incerteza e subjetividade. É assim que as metas funcionam para o ser humano. Ele lhe orienta e define os passos necessários para chegar a algum lugar ou objetivo. Criar e respeitar metas significa estar de mãos dadas com os objetivos traçados. 

Hierarquiza suas ações 

Uma das grandes funções das metas é dizer o que você deve priorizar e o que pode deixar de lado em um objetivo traçado. Se o seu objetivo é crescer como profissional de sua área, então priorize cursos e especializações que irão te capacitar cada vez mais. Viajar para outro país nesse sentido não irá te ajudar tanto (exceto se seu trabalho seja na área de viagens), então na hierarquia de ações há mais especializações e menos viagens.

Confira alguns cursos que a Trecsson disponibiliza gratuitamente que irão ajudar no seu crescimento pessoal e profissional. Vale destacar que a cada conclusão de curso, você receberá um certificado. Clique aqui.

Mantém seu foco

Metas conseguem te ajudar a manter o foco, já que elas são mensuráveis e objetivas, então você sabe exatamente o que precisa fazer para chegar naquele resultado. Com isso em mente, seu corpo e espírito trabalham com mais atenção, foco e objetividade. Metas são importantes para manter seu sentido de direção rumo àquele objetivo desejado.

Proporciona um crescimento gradual 

Se você tem como objetivo final ser presidente da empresa em que trabalha, pode ter certeza que a criação de metas ajudará a conquistar seus objetivos de forma gradual e segura. Isso porque a definição de metas tem por objetivo conquistar aos poucos todos os itens necessários para se chegar a um objetivo desejado. 

Como definir metas 


Já sabemos que as metas são fatores de suma importância para alcançarmos nossos sonhos e realizarmos nossos objetivos, pessoais ou profissionais. Assim, fica a pergunta: como definir metas para que meus projetos de vida alcancem êxito?

Objetivos definem metas 

O primeiro elemento a ser considerado nesta questão é: onde queremos chegar? São seus objetivos que definirão as metas necessárias para você planejar e executar. Assim, para estabelecer metas é preciso traçar objetivos maiores.

Com um objetivo em mente, vem o processo de planejamento de metas: o que eu preciso fazer para chegar nesse resultado desejável? Quanto tempo será necessário? Quão trabalhoso será? As metas irão preencher de forma prática e bem clara essas lacunas.

De um modo mais didático, para se estabelecer metas é necessário que se tenha:

  1. Disciplina

Sim, muitos sonhos não são alcançados e muitos objetivos não são realizados por falta de disciplina na execução das metas necessárias para se chegar ao resultado final desejado. Ter disciplina é condição fundamental para que suas metas sejam facilmente executáveis e assim os objetivos serão alcançados com menos dificuldades. 

  1. Foco

O grande problema dos sonhos e dos objetivos é que eles são por vezes muito grandiosos ou amplos, dificultando assim todo o processo de caminhada até chegar ao destino final. Assim, para estabelecer as metas que farão seus objetivos serem alcançados será necessário bastante foco, pois qualquer desvio de ação vai prejudicar todo o processo. Quanto mais foco menos distrações para atrapalhar o alcance de seus projetos pessoais ou profissionais.

  1. Coragem

Muitos desistem de estabelecer metas de trabalho ou pessoais por acharem que os objetivos são grandiosos demais para serem alcançados. Por isso é necessário ter muita coragem para que nunca você pense desta forma e nunca desista dos seus sonhos por medo de não conseguir cumprir as metas planejadas. Tenha coragem e não tenha medo de sonhar alto.

Passos simples para planejar e executar as suas metas 


Criar e planejar metas demanda uma série de ações e comportamentos que se bem feitos vai proporcionar que elas sejam executadas da melhor maneira possível e assim seus resultados serão mais facilmente alcançados.

Os passos necessários para criar metas inteligentes:

Simplificar: Planejamento é um hábito que a gente precisa cultivar diariamente, mas só conseguimos ter êxito se ele for simples e fácil de colocar em prática. Assim, a primeira atitude para ter sucesso na criação de metas é simplificar o máximo possível todo o processo. 

Dê valor ao seu tempo: Sabe aquela frase tempo é dinheiro? Ela não poderia ser mais correta quando o assunto é planejar e executar metas. Você precisa entender que o seu tempo é seu dinheiro, e por isso todas as suas metas devem ser estabelecidas pensando no tempo ideal para serem executadas e deve-se ter muita disciplina para que elas sejam cumpridas. Você deve olhar para o seu tempo com a mesma dedicação e disciplina com que olha para o seu dinheiro.

Leia também:

Gestão de tempo: Para onde vai a sua produtividade?

Seja realista com as suas metas: Vimos aqui que os objetivos podem ser bem grandiosos e os sonhos infinitos, porém as metas precisam sempre ser realistas. Ser realista e honesto com as suas metas vai definir o quão bem sucedido você será em todo o seu projeto. Não adianta ter objetivos grandiosos se quando você for planejar as suas metas não conseguir encaixar tudo isso na sua vida, no seu dia a dia, na sua realidade e na sua rotina. Se o seu objetivo, por exemplo, é investir mais o seu dinheiro, pense antes de criar metas: que conhecimento eu tenho para colocar isso em prática? Como posso começar? Lendo livros? Como posso investir inicialmente? Tornar realista as suas metas vai te ajudar muito a chegar aos objetivos definidos.

Tenha uma visão ampla da situação: Quando você define um objetivo e planeja as metas, é muito importante que tenha uma visão do todo, para que assim você consiga hierarquizar as ações necessárias para chegar ao resultado final com sucesso. Por isso é muito importante que tenha o entendimento do que é essa visão do todo, e de como é relevante você conseguir pensar em todos os seus dias, semanas e meses de forma organizada para que seu planejamento de metas não caia num processo de bagunça.

Tenha organização: A organização será a sua maior aliada em todos os seus projetos e objetivos, e, sobretudo, na criação e execução de todas as metas necessárias para alcançar seus desejos. Quanto mais organização você possuir, mais tempo você terá para planejar e executar as suas metas. A organização é a melhor forma de eliminar todas as barreiras que atrapalham na construção de metas, e na realização de objetivos. 


Conclusão 

Planejar, sonhar, ter objetivos de vida. Não há nada mais maravilhoso na vida do que ter sonhos, projetos e objetivos. Eles, porém, devem sair de sua cabeça e ser colocados em prática, para que todo o caminho que você siga valha a pena no fim das contas. E sabe o que vai garantir uma caminhada tranquila e bem sucedida: metas bem feitas, organizadas e principalmente, executadas em seu tempo definido.

Está na hora de colocar em prática o que aprendeu, agora você sabe como definir metas e como alcançá-los!

Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este. 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo você aprenderá o passo a passo de como definir metas, bem como seu conceito, importância e diferenças entre metas e objetivos. Venha conferir.

Como definir metas, como estabelecer metas, como definir metas empresariais

12/01/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1444234029.png

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/como-definir-metas