Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Planejamento
    4minutos de leitura

    Gestão de tempo: Para onde vai a sua produtividade?

    Autor Dayane

    Por mais que tenhamos 1.440 minutos todos os dias, é comum no mundo executivo ouvir reclamações sobre a escassez de tempo devido às demandas do dia a dia. Compromissos relacionados ao trabalho, relacionamentos, educação, família e saúde competem entre si. Com isso, como conseguir administrar melhor o tempo e dar conta de todas as atividades?

    As pessoas que conseguem concluir suas tarefas com eficiência, são reconhecidas no meio em que atuam por sua produtividade. E não poderia ser diferente, já que seu desempenho individual contribui para melhores resultados coletivos. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

    O que é gestão do tempo?

    É um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência. Isso porque, é muito fácil nos distrairmos com qualquer coisa que possa tirar a atenção do que está sendo feito.

    O objetivo da gestão do tempo é utilizar cada momento de trabalho da maneira mais eficiente possível para aumentar a produtividade, bater as metas e melhorar os resultados. Para o colaborador, esse tipo de preocupação significa maior sucesso em suas tarefas e mais chances de crescimento na organização.

    Como obter mais produtividade?

    A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas. Sendo assim, as vezes você pode conseguir trabalhar melhor e realizar todas as tarefas em duas horas de trabalho livre de interrupções do que em oito horas seguidas em horário comercial.

    Mas como conseguir gerir melhor o tempo e obter mais produtividade? Veja a seguir algumas dicas que preparamos:

    Mude seus hábitos

    Para ter um melhor desempenho nas atividades, é preciso ter um comportamento mais organizado. Anotar e planejar como serão realizadas as tarefas do seu dia a dia permitem uma melhor visualização do processo como todo, possibilitando a execução do fluxo mais eficiente.

    Estabeleça prioridades

    A disponibilidade do tempo limita o atendimento às demandas. Com isso, estabeleça prioridades de acordo com demandas no dia a dia.

    Fuja da procrastinação

    A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela. Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia. Por isso, quando puder adiante as tarefas, para que você tenha mais disponibilidade de tempo.

    Distrações, interrupções, perda de foco, reuniões sem pauta e detalhamento excessivo na execução são alguns exemplos de procrastinação. Isso faz com que a produtividade diminua, e desvie a atenção dos objetivos principais.

    Administrar bem o tempo é importante para combater o efeito potencialmente negativo da procrastinação, desorganização e outros fatores que levam ao desperdício desse recurso precioso. Sendo assim, ter uma boa gestão do tempo é capaz de maximizar nossa produtividade e viabilizar a conquista de objetivos no médio e longo prazo.

    Você já conhece os MBA da Trecsson conveniada FGV? Se você deseja alavancar sua carreira e gerir melhor seu tempo, não deixe de fazer uma especialização! Acesse nosso site e confira nossos cursos!



    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Governança Corporativa: Conceitos, Benefícios, como aplicar
    Planejamento
    7 minutos de leitura

    Governança Corporativa: Conceitos, Benefícios, como aplicar

    Tudo que você precisa saber sobre governança corporativa, está aqui! O que é, princípios, benefícios para sua empresa e principalmente como aplicar. Confira.

    Ler artigo
    O que é big data? Conceitos, Definição, Exemplos.
    Planejamento
    6 minutos de leitura

    O que é big data? Conceitos, Definição, Exemplos.

    Saber o que é big data, conhecer os conceitos e sua aplicação é o primeiro passo para quem deseja atingir o sucesso através dos dados. Venha conferir!

    Ler artigo
    5 passos para fazer reuniões produtivas e se destacar
    Planejamento
    4 minutos de leitura

    5 passos para fazer reuniões produtivas e se destacar

    Toda reunião tem um propósito, mas quando muitas mentes se reúnem existe a oportunidade de extrair ideias de inovação e melhorias no ambiente corporativo.

    Ler artigo
    O que significa 5W2H e como aplicar?
    Planejamento
    5 minutos de leitura

    O que significa 5W2H e como aplicar?

    Sempre é preciso buscar estratégias para desenvolver as atividades e comunicações corporativas com precisão e agilidade. Por isso, é importante conhecer a ferramenta 5W2H.

    Ler artigo
    Planejamento estratégico: Saiba por que toda empresa precisa ter
    Planejamento
    4 minutos de leitura

    Planejamento estratégico: Saiba por que toda empresa precisa ter

    é impossível fazer planos, traçar metas e objetivos para um determinado negócio ou executar determinado projeto, sem antes fazer um planejamento estratégico.

    Ler artigo
    Como montar um plano de ação estratégico
    Planejamento
    49 minutos de leitura

    Como montar um plano de ação estratégico

    Se você sente dificuldades no dia a dia da empresa e não vê organização de processos, talvez falte na sua rotina um plano de ação estratégico.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos