• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Gestão de tempo: Para onde vai a sua produtividade?

Por mais que tenhamos 1.440 minutos todos os dias, é comum no mundo executivo ouvir reclamações sobre a escassez de tempo devido às demandas do dia a dia. Compromissos relacionados ao trabalho, relacionamentos, educação, família e saúde competem entre si. Com isso, como conseguir administrar melhor o tempo e dar conta de todas as atividades?

As pessoas que conseguem concluir suas tarefas com eficiência, são reconhecidas no meio em que atuam por sua produtividade. E não poderia ser diferente, já que seu desempenho individual contribui para melhores resultados coletivos. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é gestão do tempo?

É um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência. Isso porque, é muito fácil nos distrairmos com qualquer coisa que possa tirar a atenção do que está sendo feito.

O objetivo da gestão do tempo é utilizar cada momento de trabalho da maneira mais eficiente possível para aumentar a produtividade, bater as metas e melhorar os resultados. Para o colaborador, esse tipo de preocupação significa maior sucesso em suas tarefas e mais chances de crescimento na organização.

Como obter mais produtividade?

A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas. Sendo assim, as vezes você pode conseguir trabalhar melhor e realizar todas as tarefas em duas horas de trabalho livre de interrupções do que em oito horas seguidas em horário comercial.

Mas como conseguir gerir melhor o tempo e obter mais produtividade? Veja a seguir algumas dicas que preparamos:

Mude seus hábitos

Para ter um melhor desempenho nas atividades, é preciso ter um comportamento mais organizado. Anotar e planejar como serão realizadas as tarefas do seu dia a dia permitem uma melhor visualização do processo como todo, possibilitando a execução do fluxo mais eficiente.

Estabeleça prioridades

A disponibilidade do tempo limita o atendimento às demandas. Com isso, estabeleça prioridades de acordo com demandas no dia a dia.

Fuja da procrastinação

A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela. Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia. Por isso, quando puder adiante as tarefas, para que você tenha mais disponibilidade de tempo.

Distrações, interrupções, perda de foco, reuniões sem pauta e detalhamento excessivo na execução são alguns exemplos de procrastinação. Isso faz com que a produtividade diminua, e desvie a atenção dos objetivos principais.

Administrar bem o tempo é importante para combater o efeito potencialmente negativo da procrastinação, desorganização e outros fatores que levam ao desperdício desse recurso precioso. Sendo assim, ter uma boa gestão do tempo é capaz de maximizar nossa produtividade e viabilizar a conquista de objetivos no médio e longo prazo.

Você já conhece os MBA da Trecsson conveniada FGV? Se você deseja alavancar sua carreira e gerir melhor seu tempo, não deixe de fazer uma especialização! Acesse nosso site e confira nossos cursos!

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

As pessoas que conseguem concluir suas tarefas com eficiência, são reconhecidas no meio em que atuam por sua produtividade. E não poderia ser diferente, já que seu desempenho individual contribui para melhores resultados coletivos.

gestão de tempo

19/01/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/f1b6f2857fb6d44dd73c7041e0aa0f19/desktopgestaotempo_124053930.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/gestao-de-tempo-para-onde-vai-a-sua-produtividade