• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?

Será que toda empresa pode adotar a gestão proativa? Não, nem todas as empresas desenvolvem a proatividade de mercado, porém é crucial, principalmente no momento de crise em que vivemos.

Podemos ver um mercado que exige constante inovação e para lidar com esse cenário é essencial reunir uma base de dados relevante para a implementação de novas estratégias de crescimento e tomadas de decisões assertivas.

Sendo assim, já podemos perceber que qualquer tomada de decisão deixou de ser totalmente baseada em instintos para se tornar guiadas pela análise de dados. Essa é a premissa da gestão proativa, focar no aproveitamento de oportunidades e analisar padrões de mercado. A seguir, vamos nos aprofundar mais nesse assunto. Confira!

A gestão proativa como estratégia competitiva

Existem dois tipos de postura de gerenciamento empresarial: a gestão proativa e a gestão reativa. Ambas nunca são aplicadas de forma absoluta em uma empresa, justamente pelo fator de risco, já que uma precisa complementar a outra.

No entanto, o modelo mais adotado nas empresas é a gestão reativa (que apaga incêndios). Estima-se que 70% das tomadas de decisões nas empresas brasileiras sejam voltadas para driblar algum problema emergencial ou situação de risco.

De modo geral, podemos compreender a gestão proativa como uma estratégia de identificação e análise das tendências. Isso significa que a empresa poderá ser sustentada por uma grande vantagem competitiva gerada pela antecipação.

Então por que dizemos que a maioria das empresas não está preparada para a gestão proativa? Na verdade, não basta decidir de última hora adotar esse modelo de gestão. É preciso preparar uma cultura organizacional que fomente a prática proativa, caso contrário a estratégia funcionará somente como um ?remédio? para os problemas atuais. No entanto, não haverá a gestão que antecipe o futuro da empresa.

Tendo isso em mente, podemos identificar 7 habilidades que a gestão proativa oferece ao gestor, independente de sua área de atuação, são elas:

  • Habilidade de lidar com riscos;
  • Habilidade de identificar falhas;
  • Habilidade de visionar oportunidades de aumentar receitas;
  • Habilidade de liderar momentos de pressão;
  • Habilidade de compartilhar ideias de inovação;
  • Habilidade de identificar ações flexíveis nos processos;
  • Habilidade de desenvolver e identificar talentos.

Como você pôde perceber, essas habilidades devem fazer parte da cultura da empresa, ou seja, deve construir uma equipe de profissionais proativos. Identificamos como um profissional proativo, aquele que possui um perfil atento às tendências do mercado, que está sempre preparado para inovar e que arregaça as mangas para fazer acontecer hoje ao invés de esperar pelo amanhã.

>> Como promover uma gestão de mudanças e inovação na empresa

4 benefícios da gestão proativa para negócios de todos os portes

1° Aumento de resultados e da competitividade

Como um dos principais benefícios da gestão proativa temos a redução de riscos de processos e de implementação de projetos. Por isso, o aumento de resultados é visível, já que a equipe trabalha com o cenário futuro e realiza uma revisão dos possíveis riscos que podem encontrar no caminho.

Baseado em uma análise preditiva, os gestores terão tudo em mãos para fazer acontecer e garantir oportunidades sempre à frente dos concorrentes.

2° Processo de decisão mais rápido e seguro

Quando a empresa coloca em prática uma gestão proativa, são apresentadas ao gestor várias simulações de cenários diferentes que a empresa poderá se encontrar futuramente. Isso significa que suas decisões terão maior impacto benéfico no negócio com maior precisão, segurança e qualidade nos resultados.   

3° Otimização do plano de negócio

O plano de negócio deve ser realizado constantemente sempre que houver a inserção de novas estratégias na empresa. Por outro lado, há empresas que antecipam e realizam a atualização do plano de forma semestral ou trimestralmente.

Seja qual for o caso, se a empresa já estiver trabalhando ações em cima de uma gestão proativa, terá muito mais dados, estudos de variáveis e avaliação de cenários para complementar um planejamento mais estratégico.

4° Autonomia da equipe

Se o gestor precisa focar esforços na análise de indicadores internos e externos, será muito mais vantajoso para ele se contar com uma equipe proativa, uma vez que os profissionais adquirem maior experiência e autonomia para avaliar questões internas e externas, além de apresentar capacidade de solucionar problemas e conflitos.

Empresas que não utilizam as práticas, certamente sentem muito mais dificuldades em colocar o planejamento estratégico em ação.

E você, pretende aplicar o quanto antes práticas da gestão proativa na sua empresa? Então, sugerimos que você conheça 6 dicas essenciais para obter um gerenciamento de negócio de sucesso!

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Gestão proativa, foca no aproveitamento de oportunidades e analisa padrões de mercado. Veja o artigo completo, a aprofunde seus conhecimentos.

gestão proativa

01/04/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/o-que-e-gestao-proativa-e-quais-sao-seus-beneficios-para-o-negocio