Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    4minutos de leitura

    Como o perfeccionismo pode estragar seu negócio

    Foto do autor
    Autor Felipe

    Muita gente acredita que a receita para o sucesso está na perfeição. Inclusive, algumas pessoas de sucesso, nos ajudam a ter essa concepção, já que se definem ou acabam sendo definidos como perfeccionistas. Muitos acabam atingindo o sucesso na busca interminável por perfeição, como a empresária norte-americana Martha Stewart, que revelou a Oprah, "Eu sou uma perfeccionista maníaca. E se eu não fosse eu não teria esta empresa. Tenho provado que ser um perfeccionista pode ser rentável e admirável.?.

    De um lado da moeda, os perfeccionistas podem se dar bem com performances impecáveis e mantendo em mente a importância de não errar. Do outro lado, o perfeccionismo pode ser uma obsessão negativa, colocando obstáculos no caminho. O Dr. Martin Antony, professor da Ryerson University, de Toronto, escreveu um livro sobre o tema, chamado "Quando o perfeito não é bom o bastante". Ao mesmo tempo em que o perfeccionismo pode ajudar em melhorar o potencial, a atitude do perfeccionista possui algumas considerações que podem atrapalhar tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Confira 4 delas!

    PERFECCIONISTAS EVITAM CORRER RISCOSOs perfeccionistas tendem a estipular metas bem altas, muitas vezes surreais. Eles sentem essa necessidade de serem os melhores no que fazem, mas esse desejo de perfeição pode ser o medo de falhar falando mais alto. "Muitas pessoas criam metas altas, mas se as coisas não dão certo, elas ficam desapontadas por algumas horas ou dias e seguem em frente. Perfeccionistas não são capazes de aceitar e continuam estabelecendo metas impossivelmente altas." Revela o Dr. Martin.

    Os perfeccionistas podem ficar tão paralisados pelo medo de não atingir as metas, que muitas vezes eles não vão assumir riscos maiores, preferindo ser perfeitos para o que eles sabem que podem alcançar, ao invés de correr o risco de um empreendimento que pode falhar. Esse traço de personalidade não combina com os empresários que, pela natureza da profissão, devem estar disposto a arriscar em algum nível de incerteza.

    PERFECCIONISTAS SÃO INFLEXÍVEISNo cenário atual, o sucesso está muito dependente na habilidade da pessoa de se adaptar a mutáveis circunstâncias e contextos. Perfeccionistas não aceitam bem as mudanças, pois muitos acreditam que há maneiras bem claras de fazer as coisas, certas ou erradas. O médico revela que eles muitas vezes acreditam que há só uma maneira de fazer determinada tarefa corretamente e é justamente essa inflexibilidade que pode causar perdas na área da criatividade e inovação, duas coisas essencial em organizações.

    PERFECCIONISTAS LEVAM MAIS TEMPO PARA REALIZAR AS TAREFAS"Se você está checando e re-checando até ter certeza que tudo está absolutamente perfeito, você pode ser menos produtivo", diz Antony. Um relatório de vendas pode ser absolutamente perfeito, conter zero erros de digitação e ter fluxogramas para melhorar no futuro, mas se não for concluído a tempo ou se torná-lo perfeito começa a atrapalhar você para completar outras tarefas importantes, isso pode impedir que o seu negócio continue avançando.

    O PERFECCIONISMO PODE AFETAR AS RELAÇÕES COM OS EMPREGADOS E COLEGAS DE TRABALHOMuitas vezes, os perfeccionistas não apenas exigem perfeição de si mesmos, mas dos outros ao seu redor também. Isso pode causar tensões no escritório, já que os outros não são capazes de viver de acordo com esses padrões elevados ou que eles julguem como desnecessários. Um chefe perfeccionista pode criar um ambiente de trabalho muito tenso.

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos