Gestão de equipes: Passo a Passo para alcançar a alta performance
Um dos pilares para o sucesso de uma empresa, a gestão de equipes é elemento essencial para que uma organização se mostre saudável, eficiente, produtiva e que gere resultados de alta performance corporativa. Entender a importância que tem o coletivo em um ambiente de trabalho é o primeiro passo para que gestores construam e mantenham negócios bem sucedidos.
Neste artigo vamos conhecer detalhadamente o conceito de gestão de equipes e como uma boa e eficiente gestão influencia no crescimento e desenvolvimento de uma organização.
Vamos entender a importância que um eficaz trabalho com a equipe de colaboradores possui sobre a empresa e por fim iremos apresentar muitas dicas de como iniciar uma gestão de equipes no seu negócio buscando conquistar a alta performance.
Estão prontos?
O que é gestão de equipes
Podemos definir a gestão de equipe como um conjunto de práticas e ações estratégicas que o gestor utiliza no ambiente de trabalho para aperfeiçoar processos e melhorar os resultados de sua equipe de colaboradores.
O foco da gestão de equipes não é potencializar as habilidades individuais dos seus colaboradores, mas sim criar, aperfeiçoar e otimizar as ações coletivas, o trabalho em grupo e o planejamento coletivo.
Como se trata de um processo coletivo, é imprescindÃvel que a gestão de equipes em uma organização seja feita de modo plural e interdisciplinar, cabendo a todos os setores da empresa se envolver nos processos e nas entregas.
Quando falamos de gestão de equipes, as individualidades são até percebidas, mas deixadas de lado para benefÃcio do todo, e muitas vezes vemos situações onde profissionais de alta performance acabam não agregando tanto para uma empresa enquanto membros de uma equipe de trabalho coletivo.
Gestão de equipes x gestão de pessoas
Já ficou claro que a gestão de grupos se diferencia da gestão de pessoas em um ambiente de trabalho. Quando o gestor busca aperfeiçoar a gestão pessoal, ele foca em entender os potenciais de cada colaborador individualmente, potencializando as suas qualidades, corrigindo defeitos e criando possibilidades para que o colaborador se transforme em um profissional de alto rendimento.
O interesse quando se faz gestão de equipes é parecido, mas o foco é o coletivo, e a necessidade é de se pensar em práticas, ações e estratégias que elevem a produtividade e a eficiência de todo um setor, a partir do trabalho realizado pela equipe.
Deu para perceber que para a empresa é importante que haja profissionais talentosos e de alta performance, mas que também funcionem como partes de um grupo coletivo.
Ou seja, gestão de equipes e gestão de pessoas são elementos essenciais para que uma organização construa uma cultura organizacional de trabalho eficiente e de sucesso.
Qual a importância em desenvolver uma boa gestão de equipes
Além de ser uma eficiente arma a favor da produtividade e da otimização dos recursos, ter uma boa gestão de equipes é importante por alguns outros motivos:
Aumenta engajamento e motivação de todos
Uma empresa que se preocupa em criar práticas e ações que visem melhorar o trabalho coletivo, gerando melhores resultados, acabam criando nos colaboradores uma identificação e sentimento de valorização, individual e coletiva.
Para um profissional é muito importante perceber que a organização que ele faz parte tem um comprometimento com o aperfeiçoamento contÃnuo dos seus profissionais, ajudando-os na capacitação individual e coletiva. Essas práticas melhoram a vida de todos.
Ajuda a melhorar ou mantes uma boa cultura organizacional
Sinônimo de empresa de sucesso, uma boa cultura organizacional é elemento fundamental para que um negócio prospere em equilÃbrio entre empresa, gestores e demais colaboradores. Todos são importantes do processo e por isso que uma boa gestão de equipe auxilia na construção e manutenção de uma cultura organizacional saudável e eficaz, que gera ótimos resultados comerciais.
Diminui rotatividade, turnover e retém talentos
Retenção de talentos, turnover e rotatividade são conceitos que trabalham uma mesma situação, que é a construção de um ambiente de trabalho saudável, de bem estar e que gere profissionais engajados, motivados e talentosos.
Uma boa gestão de equipes consegue criar um ambiente de harmonia que gera produtividade, lucros e diminuição de custos.
As reações em cadeia que surgem a partir disso são: motivação dos colaboradores, que desejam não só continuar como crescer na empresa.
Daà a empresa consegue reter seus talentos, e isso gera uma diminuição considerável na rotatividade de colaboradores, que quando acontece em excesso é claro sinal de que muitas coisas não estão dando certo.
Ajuda a melhorar a experiência dos clientes e potenciais consumidores
Até aqui vimos a importância de uma boa gestão de equipe para a construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho, com produtividade e alta performance.
Porém é importante falar que uma boa gestão de equipes acaba resultando em entregas cada vez mais aperfeiçoadas e melhoradas para o cliente final, aquele que de fato merece atenção, pois são eles que fazem uma empresa crescer no mercado.
Melhorar a jornada do cliente deve ser uma das bases de qualquer negócio que deseje ter sucesso. Desta forma, envolver uma eficiente gestão de equipes neste objetivo é algo lógico, e que gera resultados imediatos.
BenefÃcios de uma eficiente gestão de equipes
Além desses motivos que ressaltam a importância de uma gestão de equipes na organização, são vários os benefÃcios que essa prática corporativa gera para empresas e colaboradores:
Melhor interação entre os colaboradores
Gestão de equipe lida com a nossa capacidade de trabalhar de forma coletiva e colaborativa, o que gera benefÃcios comportamentais muito desejados em qualquer setor de RH.
Isso porque uma boa gestão incentiva e aprimora as relações interpessoais de seus colaboradores, criando um ambiente mais participativo e harmonioso, gerando uma reação em cadeia com mais produtividade e lucros, além de diminuição de custos.
Maior troca de experiências entre equipes
Outro benefÃcio visÃvel é a troca de experiência entre as equipes dentro da empresa, gerando um ambiente de trabalho muito mais participativo e saudável, além de rico e plural.
Proporcionar esse tipo de experiência para suas equipes de colaboradores ajuda muito uma organização a criar uma cultura organizacional eficiente e a desenvolver potencialidades coletivas.
Criação de um ambiente agradável
Muitas vezes o sucesso de uma empresa se resume a um bom ambiente de trabalho. Não devemos nunca desvalorizar a importância de um bom ambiente de trabalho para o sucesso de um negócio.
Neste sentido, uma boa gestão de equipes consegue auxiliar muito na construção e na manutenção de um ambiente saudável, colaborativo, equilibrado e produtivo. Colocar os colaboradores como parte estratégica da empresa e proporcionar para eles a melhor experiência possÃvel é um diferencial que faz de uma empresa um caso de sucesso ou um fracasso.
Aumento da produtividade e da qualidade dos projetos
Já falamos da reação em cadeia que uma boa gestão de equipes gera, mas sempre vamos voltar para o que mais interessa para o mundo corporativo, que são as entregas. Nesse sentido gerir bem grupos de trabalho tende a aumentar a produtividade e a aperfeiçoar continuamente a qualidade das entregas, seja em forma de produto ou em forma de serviço.
Dicas para realizar gestão de equipes em sua empresa
Depois de todo esse conhecimento gerado, chegou a hora de pôr em prática a gestão de equipes dentro de seu negócio. Mas antes é preciso estar atento para estas dicas:
Não tenha uma estrela no time
Ponto crucial para o bom trabalho coletivo é não criar personagens dentro da empresa que ganhem toda a visibilidade existente. Uma empresa de sucesso tende a ter 11 ótimos jogadores e não 1 grande jogador e outros 10 pernas de pau.
É preciso que haja equilÃbrio na sua equipe, para que todos brilhem de forma igual enquanto indivÃduos, mas que sobretudo, a equipe brilhe enquanto coletivo.
Dê autonomia para a sua equipe
É preciso confiar na equipe que você possui, e uma das ações mais simbólicas é a da autonomia. Dê a autonomia que achar necessária para que a sua equipe consiga gerar resultados próprios e a partir de decisões tomadas entre eles.
Pague cursos e treinamentos para a sua equipe
Capacitação, treinamentos e estudo. Essa é a fórmula do desenvolvimento de pessoas e de equipes. As vitórias não surgem do nada e é preciso estudar, se capacitar e treinar para que gere resultados de alta performance.
Invista em sua equipe neste sentido.
Dê o seu melhor para a sua equipe dar o melhor
Inspire a sua equipe para que ela se sinta motivada e engajada a trabalhar a partir de seu exemplo. Essa é a melhor liderança possÃvel, aquele que acontece de forma natural.
Conclusão
Vimos neste artigo o quão importante é uma boa gestão de equipes para uma empresa. Ela gera resultados fantásticos quando bem feitos, auxiliando na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e ajudando indivÃduos a entenderem qual o seu papel dentro de um corpo coletivo.
E você, o que acha da gestão de equipes enquanto ferramenta corporativa? Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.