Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é big data? Conceitos, Definição, Exemplos.

Sabe aquelas recomendações de filmes e séries que serviços de streaming como a Netflix ou a Amazon apresentam quando você termina de assistir algo? Já pensou em como este processo é realizado? Como a Netflix ?advinha? seu gosto? Bem, entender o que é Big Data será importante para que você compreenda esse processo de recomendação de filmes e séries.

Mas o que é BIG DATA? 


Big data é um volume gigante (mas gigante mesmo) de dados que vão sendo coletados sistematicamente de várias fontes e que podem ser usados - a depender de seu objetivo - para tomadas de decisões de negócios, para escolhas estratégicas ou para sugestão de ação para um determinado usuário. É desta forma que o serviço de streaming consegue entender o seu gosto por determinados filmes, séries, músicas, ou qualquer outra coisa.

Big Data vem sendo continuamente utilizada por empresas para entender seus consumidores, seus usuários, e a compreensão se dá através da utilização de um número gigantesco de dados, que organizam de diversas formas milhões de informações fornecidas a todo instante por todos nós quando entramos em sites, realizamos compras virtuais, lemos um artigo na internet (como este por exemplo). Qualquer ação que você realize e esteja sendo monitorada, se transforma em dados analíticos. 

Quais dados são esses que o BIG DATA coleta?