• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é blockchain? Conceito e Vantagens dessa tecnologia

Se você está familiarizado com criptomoedas e com o Bitcoin, certamente já ouviu falar de blockchain, a tecnologia que de fato permite e gera segurança em transações comerciais deste tipo. 

Hoje em dia ela viabiliza não somente as transações com criptomoedas, mas permite também que qualquer item de valor possa ser comercializado em sua rede.

Neste artigo vamos saber o que é blockchain, como esta tecnologia chegou ao mercado, o porquê ela gera essa segurança que permite que transações comerciais, com criptomoedas ou não, sejam viabilizadas e também listar todos os benefícios e vantagens que ela traz para a economia.

O que é blockchain? 


O termo, que envolve tecnologia e segurança, pode ser um pouco difícil de conceituar, mas buscando uma linguagem mais simples e clara, podemos definir a blockchain como uma tecnologia que agrupa um conjunto de informações (o termo significa literalmente corrente de blocos) que se conectam por meio de criptografia.

Essa corrente de blocos permite e gera segurança em transações e operações, e por conta desta funcionalidade que a blockchain ganhou o mundo e passou a ser uma das invenções mais festejadas depois da própria internet.

Por que a Blockchain é importante?


Um dos pilares das transações comerciais, e do universo de criptomoedas, é a segurança que ela necessita gerar entre os usuários, para que não ocorram fraudes e outros problemas tão ou mais perigosos. Um sistema comercial deste tipo que gerasse insegurança jurídica estaria fadado ao fracasso.

Assim, a blockchain surge para garantir que não haja fraudes. Isso acontece por conta da tecnologia tornar a transação rastreável desde a sua nascente, ou seja, desde a primeira transação. 

Ela, de forma resumida, funciona como um livro-caixa, onde lista e deixa gravado todas as transações, de modo bem seguro, e acima de tudo, rápido.

Mas então se a blockchain pode ser definida como um livro-caixa, algo até bastante simples, por que ela é considerada por muitos como uma tecnologia revolucionária?

A grande inovação da blockchain  

O que trouxe este entendimento que a tecnologia era inovadora foi o fato da blockchain armazenar os dados de forma sequencial, mas sem a necessidade de uma entidade coordenar todo este processo, fazendo o sistema funcionar com mais simplicidade e menos dificuldades para os usuários.

São os próprios usuários da rede que podem realizar esta verificação que gera segurança nas transações, e eles fazem de forma rápida, e quase que sem custo algum.

Este elemento diferencia a blockchain das redes privadas de transações comerciais, e permite que os dados sejam compartilhados sem a necessidade de permissão.

Existe apenas um blockchain? 


Não. Essa resposta pode confundir a cabeça de muitos, mas é importante que se saiba que blockchain é um termo usado para as tecnologias de registro distribuído, e que alterações desses registros são feitas por transações que são organizadas em blocos conectados, às blockchain.

Essas redes são programadas para registrar qualquer tipo de transação, apesar de terem ficado muito famosas por conta das criptomoedas, e especialmente a Bitcoin, primeira rede de blockchain.

Outros tipos de transações que a tecnologia pode ser usada:

  • Escrituras de imóveis;
  • Ações da bolsa de valores;
  • Identidades digitais;
  • Registros de uma cadeia de suprimentos; 
  • Gestão de dados
  • Etc.

O surgimento da blockchain


Para entendermos como surgiu a tecnologia Blockchain precisamos voltar ao ano de 2008 quando Satoshi Nakamoto, pseudônimo do suposto ou supostos criadores do Bitcoin, lançou o artigo intitulado Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer.

O que diz o artigo?

No artigo a blockchain é definida como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.

Já deu para entender que este conceito foi o mesmo que usamos para definir a tecnologia logo no início de nosso artigo.

Ou seja, podemos entender que a blockchain surgiu para que o Bitcoin pudesse existir de fato. Porém, a tecnologia foi além do Bitcoin, e se tornou um facilitador, e garantidor, de inúmeros tipos de transações comerciais no mundo inteiro.

Como funciona a blockchain?


Vamos precisar usar a imaginação para entendermos o funcionamento da blockchain. Pense numa ficha-razão virtual (onde os registros das transferências são feitos numa empresa). Imagine essas fichas rodando em cada computador mundo afora, como todos eles trabalhando juntos.

Numa transação, o usuário A envia um Bitcoin (por exemplo), para o usuário B. Essa transferência fica registrada em um bloco da blockchain. Esse bloco é selado, não pode ser apagado, e ganha o nome de hash (descrita na citação que usamos para definir a tecnologia). 

Vamos imaginar que o usuário B repassou uma parte desta criptomoeda para o usuário C. O que acontece: a rede vai criar um novo bloco de informações, só que com um detalhe mágico que faz toda a diferença: o bloco inicial permanece registrado no novo bloco, permitindo que você sempre consiga chegar ao início da transação comercial.

Entendeu como funciona a blockchain? E principalmente, entendeu por que ela é uma tecnologia que garante uma segurança para as transações?

Graças ao sistema que gera um novo bloco criado pela blockchain guardando informações do bloco anterior. E desta forma a transação pode ser rastreável de ponta a ponta. 

Qual a diferença entre a Blockchain e os bancos de dados mais tradicionais?


A grande diferença entre a tecnologia blockchain e os bancos de dados ditos mais tradicionais é a sua não necessidade de um controlador. Enquanto que os outros são controlados por autoridades como bancos, governos, empresas ou grupos, a blockchain foi concebido para que os usuários pudessem ser os controladores e auditores de tudo.  

Esse sistema diminui os custos e facilita as transações, gerando menos burocracias e taxas.

Outro aspecto importante é que a blockchain registra apenas as movimentações e não o saldo, tal como as contas bancárias. Assim, para se chegar ao saldo numa blockchain, é preciso que se retorne a primeira transação gerada.

Qual o conteúdo que cada bloco da rede blockchain possui?

Essa questão merece destaque por definir de maneira mais detalhada o funcionamento de uma blockchain.

No bloco temos: 

  • Data e hora - Na qual o bloco foi minerado, permitindo uma ordem cronológica e permitindo também que sempre se chegue na origem da transação.
  • Quantidade transacionada - No caso do Bitcoin, o valor é em bitcoins, mas vai variar de acordo com a criptomoeda.
  • Partes da transação - Ao invés de usar dados pessoais como nome ou CPF, são usados endereços digitais de origem e de destino, para facilitar o rastreio das transações.
  • Hashes únicas - - Como já vimos, elas identificam cada transação de forma individual.

As vantagens de usar blockchain


É impossível falar de blockchain sem mencionar a segurança que a tecnologia proporciona para os usuários. Mas esta não é a única vantagem de seu uso e vamos mostrar por que.

Essas são as principais vantagens:

  • Segurança
  • Descentralização
  • Transparência
  • Imutabilidade


Segurança

Sim, começaremos pelo grande diferencial do sistema. A blockchain tem como pilar principal a segurança de que você pode rastrear de ponta a ponta as transações feitas com esta tecnologia. 

Como a rede não está centralizada em lugar algum, e pelo contrário, está em cada computador que produziu uma transação, é extremamente difícil invadir ou fraudar o sistema. 

Se o sistema percebe que alguém está tentando invadir, ele trava automaticamente. É impossível, por exemplo, apagar o registro de uma transação, o que torna a tecnologia segura e confiável.

Descentralização

A descentralização do sistema que a tecnologia blockchain permite é uma das outras vantagens que possui. 

Essa ausência de uma entidade reguladora ou centralizadora evita, por exemplo, que dados sejam fraudados, transações sejam apagadas e ataques sejam feitos de forma bem sucedida.

Transparência

Em redes blockchain é possível fazer auditoria em tempo real de todas as transações, gerando transparência, livre-acesso e muita segurança, por consequência. 

Esta ação é muito simples, nada custosa e pode ser feita tanto pelo usuário quanto por terceiros através de exploradores de blocos disponíveis na internet.

Imutabilidade

Imagine a transação sendo incluída no bloco. A partir daí não há como retroceder. Essa imutabilidade é uma das características e vantagens da tecnologia blockchain. 

Quanto maior for o número de confirmações em uma transação feita, mais difícil seria para alguém, por exemplo, criar uma cadeia de blocos concorrente, de forma a reverter ou apagar a transação. 

Conclusão

Muitos especialistas consideram a blockchain como uma das inovações mais importantes de nossa era, logo atrás da internet. Entender a sua importância é elementar para quem trabalha com transações comerciais e para quem está familiarizado com o estudo de banco de dados.

A tecnologia, que pode ser de difícil entendimento em um primeiro momento, se mostra bem simples e importante para todos nós, e nossas transações comerciais são afetadas de maneira positiva, ao criar um ambiente de mais segurança e principalmente, de possibilidade de rastreamento de transações.

E você, já conhecia essa tecnologia?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos saber o que é blockchain, como esta tecnologia chegou ao mercado, o porquê ela gera essa segurança e quais suas vantagens.

O que é blockchain

26/07/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1723173629.png

https://www.trecsson.com.br/blog/tecnologia-e-ciencia-de-dados/o-que-e-blockchain