Como a ciência de dados impacta os negócios
Não é preciso muita reflexão para afirmar que vivemos na era da produção de dados. São muitos os setores que utilizam dados como suporte estratégico para seus planejamentos. No universo corporativo, é possível dizer que cada relação comercial, cada processo interno ou cada ação feita pelo cliente gera dados para a empresa. Com esta relação quase que integral, fica a pergunta: como a ciência de dados pode impactar os negócios?
Neste conteúdo vamos entender como ela virou protagonista no mundo empresarial, ganhando cada vez mais importância e gerando valor para organizações, independente de seu tamanho.
Vamos conhecer os setores do mercado onde a ciência de dados vem sendo aplicada, além de entender as vantagens geradas pelo uso destas tecnologias para os negócios.
Por fim, veremos que neste cenário onde a análise de dados se transforma em um grande aliado para empresas, quem possui o conhecimento adequado para entender e solucionar problemas a partir do uso de dados vai ganhar diferencial competitivo no mercado.
Boa leitura.
Entendendo a ciência de dados
Podemos definir a ciência de dados como sendo o uso de ferramentas, metodologias e técnicas analíticas para identificar e comunicar ações e insights sobre um conjunto de dados.
Ou seja, dentro de um conjunto de dados se aplica técnicas e metodologias, que podem ser análises, estatísticas, que irão gerar insights e informações de valor sobre estes dados.
Esta jornada é necessária porque estamos gerando dados o tempo todo, quase que em um loop infinito, mas para que se gere informação útil a partir deles é preciso processamento e análise.
É neste contexto que nasce a importância da ciência de dados e do profissional da área.
A ciência de dados pode ser aplicada a partir do uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, e machine learning, em benefício de organizações, que acabam usando a infinidade de dados gerados no dia a dia para estruturar o negócio, aperfeiçoar processos, corrigir erros e otimizar a relação com os clientes.