• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Método Pomodoro: O que é? Quais benefícios? Como aplicar?

O tempo, que por muitas vezes é o nosso maior inimigo, também pode, se bem gerido, se tornar um grande aliado de nossas vidas, tudo vai depender de como você o administra. Uma técnica, bastante difundida entre pessoas que desejam aperfeiçoar esta relação com o tempo, pode te ajudar muito. Estamos falando do Método Pomodoro.

Neste artigo vamos conhecer o Método Pomodoro, suas origens, sua importância para quem aplica e como colocar ela em prática.

Método Pomodoro 


Foi lá nos anos 1980, bem mais para o final, que o italiano Francesco Cirillo, buscando aperfeiçoar o uso do tempo, e corrigir alguns problemas advindos deste mau uso, como a procrastinação, resolveu utilizar um timer de cozinha em formato de tomate (Pomodoro, em italiano) para organizar as suas tarefas diárias. 

Esta simples ferramenta pode aumentar muito a sua produtividade, lhe dando inclusive aquela ótima sensação de dever cumprido ao fim de cada dia.

O que é o Método Pomodoro 

A chave do método Pomodoro é cronometrar o tempo. Isso porque a maioria de nós consegue ficar focado em uma tarefa por cerca de 20 a 30 minutos, no máximo, e depois nossas mentes começam a vagar e o foco se perde. Pensando nisso, o Método Pomodoro foi criado para que pudéssemos planejar o tempo, incluindo este tempo que iremos ?desperdiçar?.

Assim, através de um timer, que emitia um barulho forte ao fim de 25 minutos, Francesco Cirillo conseguiu resolver o seu problema de tempo. Como? Ele decidiu usar esses 25 minutos para se dedicar 100% a uma tarefa planejada, sem interrupção alguma. Após esse tempo, viria uma pausa planejada de 5 minutos para logo novamente retornar aos afazeres.

Nessa perspectiva, um ciclo Pomodoro equivale a 25 minutos de estudos ou trabalho. A ideia é que neste ciclo você consiga realizar tarefas sem distração, consiga também gerir seu tempo de forma mais organizada e produtiva, tornando a sua vida, pessoal e profissional, mais eficiente.

Quais os benefícios da técnica Pomodoro 


O Método Pomodoro, tal como foi criado e desenvolvido, tem um impacto bem grande na vida, sobretudo, de pessoas procrastinadoras, ou seja, aquelas pessoas que se perdem completamente no uso que fazem diariamente do tempo. Para este público, o Método se mostra muito eficiente, trazendo mais benefícios, como:

Alívio do estresse e ansiedade: Com uma divisão em blocos de 25 minutos de seu tempo, e com o seu uso administrado de forma ágil, o método Pomodoro tende a eliminar aquele estresse e ansiedade de querer fazer tudo ao mesmo tempo, e perceber que não está fazendo quase nada, justamente por não saber gerir o tão desejado tempo de forma eficiente. 

Aumento de foco: A sua mente, ao entender que aqueles 25 minutos serão exclusivamente destinados a desenvolver uma tarefa, tende a manter o foco por completo naquela atividade. Assim, o Método Pomodoro consegue ajudar quem o utiliza a aumentar o foco, tão fundamental para o uso produtivo do tempo.

Aumento de motivação: O Método Pomodoro, ao ser colocado em prática, gera um aumento de motivação, principalmente quando se percebe ganhos de produtividade. Há uma motivação por realizar aquela tarefa planejada, por entender que o tempo direcionado para ela, de 25 minutos, vai acabar tão logo, e que depois vem a recompensa, que é o intervalo para descanso.

Leia também:

Motivação organizacional: Como aplicar na sua empresa

Melhora o processo de trabalho: Não há dúvidas de que planejar seu tempo em blocos gera um aperfeiçoamento das tarefas diárias, melhorando o processo de trabalho, seja em quantidades de tarefas feitas, seja na qualidade deste tempo gasto para atividades pessoais e profissionais.

Ajuda a criar e cumprir metas: Uma das qualidades mais importantes para colaboradores em empresas é a capacidade de cumprir metas. Sem esta qualidade dificilmente uma pessoa segue em um determinado trabalho de produtividade. Desta forma, a técnica Pomodoro consegue ajudar e criar e manter metas de trabalho e estudo, por exigir que você, ao focar integralmente seus esforços naqueles 25 minutos de trabalho, finalize-os sempre, ou quase sempre. A finalização de tarefas no tempo hábil é uma importante ferramenta para criar esta noção de metas cumpridas. 

O método Pomodoro e a tecnologia 


Com a revolução tecnológica, o método baseado em um timer físico foi deixado para trás, e substituído por aplicativos de celular e ferramentas de internet, que exercem a mesma função, sem a necessidade de obter um aparelho a mais para o seu dia a dia.

Um dos substitutos, o aplicativo Forest, por exemplo, te ajuda a gerenciar o seu tempo, bloqueando distrações, através do uso que você faz do seu celular, com redes sociais e internet. Ele te ajuda a gerenciar o tempo, e evitar distrações. 

Como aplicar o Método Pomodoro 


Para aplicar o Método Pomodoro no seu dia você vai precisar de um timer ou cronometro para fazer o monitoramento do tempo, uma lista de tarefas, que pode ser feito com algo físico (um bloco de notas), ou um aplicativo de celular.

  1. Começando

A primeira parte do Método consiste em planejar o uso de seus blocos de 25 minutos de tempo. Anote quais serão as tarefas daquele dia, em blocos exatos de 25 minutos e um intervalo de 5 minutos, para descanso ou atividades mais livres.

Ao fim de cada ciclo de 25 minutos, marque um X na tarefa realizada, seja ela feita integralmente, ou feita em sua parte (50%, por exemplo). Com o fim do ciclo, vem o intervalo, de 5 minutos, para um descanso breve.

Ao fim de 4 ou 5 ciclos é sugerido uma pausa maior, para que você consiga reoxigenar melhor sua mente e continuar com a resolução de tarefas de forma saudável e produtiva.

  1. Realizando tarefas

Você precisa entender que as suas tarefas diárias precisam ter início e fim em um ciclo de 25 minutos, para que o sentimento de conclusão o motive e dê energia para que continue utilizando o método Pomodoro de forma útil.

Isso significa que todas as suas atividades diárias terão uma demanda de tempo de 25 minutos? Claro que não. Para tarefas mais longas, você pode desmembrá-las e fazê-las em blocos, mas com resoluções ao fim de cada uma delas. É muito importante que você consiga de fato finalizar tarefas ao fim de cada bloco de tempo, para que a técnica faça sentido e te ajude na prática.

Resumindo o Método Pomodoro em cinco passos 

Escolhendo a tarefa: O primeiro passo é escolher uma tarefa que você deseja ou precisa fazer.

Ajustando o alarme: Ajuste o alarme ou timer ou o que você for usar como ferramenta de monitoramento de tempo. Coloque 25 minutos, o tempo de um ciclo de Pomodoro.

Trabalhando a tarefa: Durante 25 minutos trabalhe integralmente naquela tarefa proposta, com 100% de foco nela.

O intervalo: Faça um intervalo de 5 minutos para descanso.

Repetindo ciclos e aumentando intervalos: Lembre-se de a cada 4 intervalos menores fazer um maior, de cerca de 15 a 20 minutos.


Conclusão

Saber gerenciar bem o seu tempo é entender que ele é o maior bem que você possui nesta vida. Buscar formas e métodos que te darão um melhor desempenho é valorizar o seu trabalho, e a sua vida pessoal.

E você, utiliza algum método de gestão de tempo?

Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos conhecer o Método Pomodoro, suas origens, sua importância para quem aplica e como colocar ela em prática.

Método Pomodoro, técnica pomodoro, técnica de pomodoro

09/02/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1444487778.png

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca-e-pessoas/metodo-pomodoro