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Como ser proativo? Guia para melhorar sua produtividade

Uma das qualidades de ouro que toda organização busca ao contratar um novo colaborador é a proatividade. Sempre que um recrutador for perguntado sobre a característica mais estratégica que ele procura em um novo profissional para a sua empresa, a resposta será esta: “que seja muito proativo”. 

Mas como ser proativo no trabalho e como isso influencia na prática a vida de uma pessoa?

Neste guia vamos mostrar tudo que sabemos sobre proatividade, a importância e os benefícios em ser proativo, e como esse comportamento gera melhoras na sua produtividade.

O que é proatividade?


Definir proatividade é navegar por um dos comportamentos mais difíceis de se ensinar, já que esta é uma habilidade muito pessoal.

Como assim?

Proatividade é o comportamento de se antecipar aos problemas, de assumir responsabilidades, de atuar no trabalho de forma ativa e não ficar dependendo somente do que seus superiores te pedirem. 

Mas não é só isso.

É a capacidade de encontrar soluções ao invés de potencializar problemas, é a capacidade de promover mudanças e melhorias no seu setor ou na sua área sem necessariamente depender de pedidos feitos por outros.

É ser autônomo e ter iniciativa.

Podemos entender a proatividade como todas estas habilidades comportamentais que certamente fazem de um colaborador uma peça fundamental para o crescimento da empresa, ajudando e muito no aumento da produtividade.

Proativo X reativo


Para entendermos ainda mais o conceito de proativo, podemos comparar com o seu oposto, o reativo, que é outro comportamento que vemos muito no universo corporativo.

Sabemos que uma das características essenciais do proativo é ter iniciativa e se antecipar a problemas buscando soluções, não é verdade?

O colaborador reativo, ao invés disso, é aquele que espera ordens chegarem, e não toma iniciativa alguma.

Normalmente uma pessoa reativa busca fazer somente os trabalhos indicados pela sua função, possui uma visão muito limitada do mundo e do trabalho, é movido a partir das ações de seus superiores e tem uma visão mais pessimista de tudo.

Enquanto o reativo reclama que a empresa oferece um salário baixo, problematizando um assunto, o proativo já se pergunta o que ele pode fazer para que o seu salário seja reajustado, gerando benefícios para todos.

Agora que você entendeu a diferença entre proativo e reativo, sempre busque analisar as suas ações, para entender onde você se encaixa nesse mundo, para poder corrigir comportamentos não saudáveis ou potencializar as habilidades que te fazem um colaborador exemplar e desejado.

E se você for um recrutador, busque sempre analisar estes comportamentos no dia a dia da empresa, pois certamente você conseguirá detectar um colaborador proativo ou reativo de forma fácil.  

A importância de ser proativo


A habilidade que possuímos de ser proativos é importante, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional. 

Um colaborador proativo tende a ser mais valorizado no mercado e gerar entregas muito melhores para a empresa. 

A tendência é que um colaborador proativo gere menos custos e mais produtividade para uma organização à medida que seu comportamento otimiza os processos dentro da empresa aumentando a rapidez e não perdendo tempo com situações que podem ser facilmente resolvidas.

Para uma empresa a proatividade é importante por otimizar todos os processos, por criar uma cultura organizacional eficiente e por aumentar a produtividade, diminuindo custos e até mesmo aperfeiçoando o ambiente de trabalho, que tende a ser mais saudável se contar com colaboradores proativos.

Para uma pessoa, a proatividade é importante por otimizar todas as situações que ele pode vivenciar no dia a dia, tendo mais eficiência na resolução de problemas, encontrando soluções inteligentes sempre que possível. 

É importante para aperfeiçoar todas as fases da vida, seja a acadêmica, profissional e pessoal.

As vantagens em ser proativo


São muitas as vantagens em ser um colaborador proativo:

Otimiza o tempo

Uma pessoa proativa consegue economizar muito tempo ao otimizar as suas decisões, e ao ter iniciativa em resolver problemas e buscar soluções sem necessariamente pedir ajuda ou conselhos. 

Ser proativo permite que você acelere as suas demandas diárias, por se sentir com autonomia de tomar decisões e fazer escolhas que pessoas reativas não fariam por preguiça ou medo.

Postura flexível

Uma pessoa proativa consegue se adaptar muito mais facilmente às diferentes demandas da vida, seja no ambiente de trabalho, na vida acadêmica ou em outras situações. 

Essa postura flexível tende a gerar muito mais resultados para a empresa, pois um colaborador que se adapta rápido a outras situações de trabalho pode muito bem ser sempre direcionado para diversas atividades e setores, gerando mais produtividade e menos custos.

Diferencial em processos de seleção

O colaborador proativo sempre será uma peça desejada pelos setores de Recursos Humanos de qualquer empresa. 

Assim, o profissional que demonstra desde os primeiros momentos ser uma pessoa que toma iniciativas, que pensa em soluções ao invés de pensar em problemas e que se mostra interessado em aprender e a se desenvolver enquanto colaborador tende a ter bastante vantagem em processos seletivos.

Permite que desenvolva a criatividade e a inovação

Um colaborador que exercita autonomia e independência nas doses certas dentro de uma empresa acaba desenvolvendo algumas habilidades, como a criatividade e a inovação.

Isso porque muitas das vezes será preciso desenvolver soluções criativas ou inovadoras para alcançar resultados ou para solucionar problemas.

Comportamento resiliente diante de crises

Você muitas vezes descobre as qualidades de seus colaboradores em momentos de crise, ao observar como eles reagem aos problemas mais sérios dentro de um ambiente de trabalho.

O colaborador proativo tende a ser resiliente, a entender os problemas, se adequar, se adaptar e sobretudo, nunca se desesperar.

Num momento de crise é muito importante manter equilíbrio, otimismo e resiliência e o funcionário proativo acaba tendo vantagens nesses momentos.

Dicas para você ser proativo e melhorar a sua produtividade


Agora que você conheceu o significado e percebeu as vantagens, vamos exercitar mais de perto a arte de ser proativo, com algumas dicas eficientes:

Saiba exatamente quais são seus objetivos profissionais 

Uma pessoa proativa consegue ser mais eficiente e um melhor colaborador porque normalmente ele sabe onde quer chegar e sabe qual o caminho mais correto para se chegar. 

Então é preciso que você entenda claramente qual o seu objetivo profissional, para que assim você consiga elaborar estratégias contínuas de comportamento para te ajudar na sua jornada.

Qual a sua função dentro do projeto? Entenda o que esperam de você

Sim, é preciso saber exatamente o que esperam de você para que a sua proatividade seja usada a seu favor.

Você não pode abusar da autonomia em empresas que não querem isso de seus funcionários. Então é preciso que você converse com o seu recrutador e entenda exatamente o que você pode fazer para se desenvolver no ambiente de trabalho.

Exercite o olhar e a escuta ao seu redor

Um colaborador proativo precisa antes de mais nada entender o que se passa dentro do ambiente de trabalho. É preciso entender as demandas da empresa e os anseios de seus colegas de trabalho.

Para isso, escute com atenção a todos que estão no seu entorno. Absorva sempre tudo que for produtivo em termos de informação.

Observe também as situações, as interações e tudo que possa ser observado, para entender o contexto de seu ambiente de trabalho e saber exatamente como agir no dia a dia sem que você cometa erros.

Exercite a arte de ter ideias e soluções para os problemas  

Um dos elementos que diferencia um colaborador proativo de outro que não seja é a capacidade de encontrar mais facilmente soluções para os problemas que surgem.

Essa capacidade precisa ser exercitada a todo o momento e em diversas situações. Sempre busque sair fora da caixa, ou seja, ter ideias mais criativas e que poucos poderiam ter pensado.

Sempre busque potencializar as soluções e nunca os problemas.

Faça uso saudável de feedbacks

Um profissional proativo tende a ser um colaborador inteligente, e não há nada mais inteligente no ambiente de trabalho que saber ouvir e dar feedbacks construtivos que façam a empresa melhorar e os problemas serem resolvidos.

Conheça a sua empresa

Um profissional proativo só consegue ser eficiente com as suas ações se elas forem coerentes com os valores e com a dinâmica da empresa.

Assim, é preciso que você procure entender a empresa que você trabalha, para saber exatamente como se comportar.

Se ofereça para ajudar ou para exercer novas atividades

Não há nada mais desejável para gestores que colaboradores que se prontificam a ajudar a resolver problemas, ou que se predispõe a realizar outras atividades ou exercer outra função. 

O que importa para um colaborador proativo é auxiliar a empresa em sua jornada de vida, então desenvolva essa percepção de mundo que você terá muitos benefícios.

Conclusão

Vimos neste artigo guia tudo de mais importante que poderíamos saber sobre proatividade.

Vimos que esta é uma das características mais desejadas entre gestores e recrutadores e que quem de fato desenvolver essa habilidade no dia a dia tende a ter muito mais espaço no mercado de trabalho e ser uma peça valorizada dentro do ambiente de trabalho.

E você, se considera uma pessoa proativa? Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

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15/06/2023

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