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Entenda como a liderança corporativa pode ser um fator de sucesso na sua empresa!

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Leidiana Palma

A liderança corporativa é fundamental para o sucesso da empresa, por isso o tema liderança se tornou tão atual e presente nas grandes instituições de ensino e nas organizações. Um líder competente e presente irá contribuir para o bom desempenho e desenvolvimento da organização, mas para isso ele precisa encontrar um ambiente de trabalho favorável para seu fomento.

Sua empresa pode oferecer excelentes produtos e ter um mercado vasto para explorar, mas se não existir uma gestão competente (seja ela financeira, de qualidade, de pessoa ou geral), todo esforço não será suficiente para determinar o crescimento do negócio. Quando bem executada a gestão de um líder, garante uma rotina bem organizada, sendo possível identificar quais as ameaças e oportunidades, buscando diferentes caminhos de atuação no mercado, novas metas e investimentos.

A figura do líder é essencial dentro das empresas, uma vez que ela está ligada aos resultados e conquistas obtidas. A verdadeira liderança se dá no trabalho em conjunto, o gestor deve saber reconhecer as qualidades de cada colaborador dentro da equipe e incentivá-las, seja por simples motivações no dia a dia ou treinamentos personalizados voltados para a educação corporativa dentro das instituições.

Atualmente existe uma preocupação em atender o público interno, por isso o papel do líder se tornou mais amigável, deixando para trás os princípios militares que moldavam a estrutura hierárquica no passado. Estudos comprovam que um ambiente de trabalho tranquilo produz melhores resultados.

 

O que esperar do líder?

Todavia, como conquistar esse ambiente de trabalho saudável e produtivo? É aí que entra a figura do líder. É esperado desse profissional que ele inspire os trabalhadores e crie um ambiente corporativo de confiança, influenciando e persuadindo a equipe de forma positiva. Cabe ao líder, também, estar preparado para resolver as diferenças e conflitos e ajudar na comunicação entre os integrantes da equipe, percebendo quando as mudanças são necessárias.

 

Como escolher um bom líder?

Como acertar na hora de contratar um líder? Existe alguma fórmula mágica para identificar bons profissionais? Avaliar o currículo, fazer uma seleção e uma entrevista vão te ajudar a escolher um bom candidato, mas isso não garante competência. Só o tempo irá dizer se fez uma escolha certa ou não. Dentro da própria organização irão surgir líderes, mas é preciso estar atento e incentivar essas novas lideranças.

Mas lembre-se, um bom líder não garante o sucesso da empresa sozinho. É como no futebol, de nada adianta ter um bom técnico se os jogadores não fazem sua parte. Outro fato, é que uma boa liderança precisa de tempo para mostrar resultados e atender as expectativas.

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