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    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Liderança compartilhada gera excelência no desempenho equipe

    Autor Lídia

    Dentro do setor de Gestão de Pessoas, inovar nos processos é a forma de garantir um ambiente organizacional alinhado aos objetivos da empresa. Dentre as muitas possibilidades, está a liderança compartilhada, que promete alavancar o desempenho das equipes.

    Como já percebido, o sistema hierarquizado, que consiste na carga de responsabilidade direcionada a apenas 1 líder absoluto, já não funciona mais. O conceito de liderança compartilhada chegou para agregar valores por meio da flexibilidade, inovação e comportamento de equipe. Acompanhe!

    Qual é a importância da liderança compartilhada nas empresas?

    Antes de mais nada, é importante não confundir a liderança compartilhada com a coliderança. A coliderança é também chamada de cogestão e consiste na divisão das responsabilidades de gestão apenas para os líderes. Dessa forma, vários profissionais podem ocupar o mesmo cargo de líder e discutir ideias, mudanças e objetivos.

    A liderança compartilhada, por sua vez, ganhou muito espaço desde as mudanças econômicas de 1970. Até então, era o gestor que tinha a palavra inicial e decidia o caminho dos processos.

    O compartilhamento de liderança abre espaço para que os liderados deem opinião, compreendam os principais objetivos das empresas e liderem a forma de atingir os resultados. Da mesma forma, são responsáveis pelos acertos e erros.

    Esse processo inovador foi responsável por ?humanizar? o ambiente corporativo e a mudar o comportamento organizacional. É, portanto, a forma de buscar participação da equipe na resolução de problemas, no desenvolvimento de ideias e a buscar novos diferenciais.

    Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que enfrentam as dificuldades do dia a dia empresarial para saber o que é melhor ou pior para a empresa, não é mesmo?

    5 razões para aderir à liderança compartilhada

    1 ? Motivação no desempenho da equipe

    O ato de compartilhar ideias faz com que o colaborador se sinta realmente parte da empresa. Faz com que ele saiba a importância da sua opinião e conheça a responsabilidade de uma decisão de impacto.

    Além disso, é uma forma de preparar profissionalmente os liderados a se empenharem a crescer e se desenvolver na carreira. Gera motivação na equipe e a satisfação de um trabalho bem-feito.

    2 ? Transforma a cultura da empresa

    Se o empresário pretende aderir à liderança compartilhada, deve compreender que isso mudará completamente o ambiente da empresa. Esse modelo de gerenciar pessoas transforma positivamente o processo de hierarquia verticalizada, reintegrando as equipes e trazendo voz de poder aos colaboradores.

    3 ? Retenção de talentos

    Não há nada que traga mais prejuízos para grandes empresas do que perder talentos importantes que podem ajudar no crescimento do negócio. Todos os membros da equipe criam laços de interdependência que favorece o trabalho em equipe, garantindo maior produtividade e, consequentemente, aumenta a taxa de retenção de talentos.

    4 ? Motivação para resultados melhores

    A partir do momento em que os objetivos da empresa são compartilhados, os resultados também devem ser compartilhados. Essa sensação de dever cumprido faz com que os colaboradores sempre busquem almejar o atingimento das metas para obter o reconhecimento merecido.

    5 ? Otimiza a conversa entre setores

    Principalmente se a empresa for grande e tiver muitos setores, quanto mais compartilhada for a responsabilidade de liderança, melhores são os resultados e o alinhamento de informações. Assim, mais fácil será a divisão de tarefas e menos complexo serão os processos.

    Como você pôde perceber, a liderança compartilhada já é uma realidade que pode transformar o modo como você enxerga seu negócio. O diálogo sempre será a melhor forma de implementar mudanças de impacto como essa.

    Portanto, para que esse modelo realmente funcione a comunicação e o relacionamento com os colaboradores devem ser os principais pilares a serem trabalhados. Aliás, tudo isso pode ser resumido nas seguintes características que a empresa deve começar a desenvolver: transparência, flexibilidade, espírito de equipe, confiança e inovação.

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