• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que você precisa saber sobre liderança?

A definição de liderança pode ser entendida de diversas formas. Entretanto, podemos definir liderança como a arte de motivar uma equipe a atuar em busca de um objetivo comum. Assim, um gestor tem a habilidade de conduzir um grupo a desenvolver suas atividades da melhor maneira possível dentro de um ambiente de trabalho.

Para a liderança ser efetiva é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Um bom líder sempre gera respeito e admiração a todos que estão em sua volta.

Quais são as características de um bom líder?

Uma pessoa que é vista como um bom líder tem o seu próprio estilo e estratégias para conquistar o seus objetivos. Ele compartilha conhecimentos com seus colegas para que todos alcancem a meta mais rápido e sem pressão psicológica.

Os conceitos atrelados ao papel de um líder são: foco, consistência, empatia, confiança, honestidade e inspiração. A pessoa que tem espírito de liderança tem uma combinação de habilidades, competências e personalidade. Assim, esse profissional acaba se tornando uma fonte de inspiração para seus colegas de trabalho.

Como ter uma liderança de sucesso?

Ótima comunicação

Para uma liderança eficiente é necessária saber se expressar de forma coerente e clara. Dessa forma, haverá uma compreensão maior das informações que forem passadas e agir de acordo com o que for solicitado.

Excelente relacionamento interpessoal

Ter um bom convívio com todos que fazem parte dentro da empresa é fundamental. Ser cordial e respeitoso são fatores essenciais para um bom líder.

Bom conhecimento da equipe

Saber as características e comportamentos das pessoas de sua equipe é necessário para que consiga explorar as qualidades em potencial de cada indivíduo.

Visão

Um bom líder conhece bem o seu território. Ele consegue se antecipar antes das adversidades e propor soluções construtivas.

Leia também: 10 coisas que afastam o sucesso

Importância da liderança dentro de uma empresa

O papel do líder é melhorar o ambiente corporativo, deixando-o mais agradável e saudável. Ele tem o objetivo de indicar o melhor caminho para o sucesso, orientando os colaboradores a exercerem suas atividades com excelência dentro da companhia. Veja alguns benefícios da liderança em uma organização:

  • Aumento da produtividade individual e da equipe
  • Retenção de talentos
  • Tomada de decisões mais assertivas

Tipos de Liderança

É fato que cada líder possui um estilo de liderança pessoal. No entanto, o mercado atual é exigente e não é qualquer perfil que se adequa aos diferentes cenários. Por isso é fundamental que os líderes obtenham conhecimento aprofundado sobre os tipos de liderança organizacional e quais deles fazem realmente a diferença na empresa. Conheça os principais tipos de liderança:

Democrático: Líder democrático é aquele que recorre ao time em todos os processos de tomadas de decisão. Assim, a própria equipe é responsável por determinar as providências a serem tomadas, tendo o líder como um conselheiro. O líder assume o papel de orientador, sempre disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.

Autocrático: Toma as decisões de forma autônoma, sem querer a participação de sua equipe. Ele define as melhores estratégias e dinâmicas entre sua equipe.

Liberal: O gestor deixa claro que pode fornecer informações, desde que o funcionário peça, mas não se coloca nas discussões. O líder liberal não exerce um papel de guia como no democrático, e sim como um guru, que precisa ser buscado com problemas pontuais.

Liderar pessoas é uma tarefa de muita responsabilidade e que exige muito estudo para desenvolver as habilidades de um bom líder. Mas é uma carreira recompensadora, que coloca você em uma posição de destaque e permite grandes conquistas.

Vale ressaltar que a Trecsson oferece um MBA em Gestão de Pessoas e Liderança que tem como objetivo de desenvolver habilidades e competências para se tornar um bom gestor.

Se você gostou do conteúdo deste post, temos certeza que vai gostar também de nosso newsletter. Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de entrada!



Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Entretanto, podemos definir liderança como a arte de motivar uma equipe a atuar em busca de um objetivo comum.

liderança

21/08/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/550a141f12de6341fba65b0ad0433500/banner-desktop--o-que-voce-precisa-saber_0953145347.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/o-que-voce-precisa-saber-sobre-lideranca