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    Liderança e Gestão
    8minutos de leitura

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    O mundo corporativo passou por grandes mudanças nestas últimas décadas, e uma das mais importantes foi a evolução e revolução do ambiente de trabalho. 

    Uma das grandes descobertas foi a de que gerir pessoas de forma saudável, produtiva e adequada agrega valor para a empresa, para o ambiente de trabalho, para os profissionais e os resultados práticos são vistos diariamente.

    Com essa evolução foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Gestores, líderes e profissionais do setor de RH de empresas se debruçam dia após dia para alcançar ambientes cada vez mais benéficos e férteis dentro de uma perspectiva produtiva. 

    Este artigo vai apresentar 10 estratégias viáveis e, sobretudo produtivas, para que o trabalho de gestão de pessoas em uma empresa seja feito de forma satisfatória, realçando a liderança que cada empresa precisa possuir para ser bem sucedida no mundo corporativo.

    Por que usar ferramentas de gestão de pessoas?   


    Se você não entender de pessoas, você não vai entender de negócios. Isso pelo simples fato de negócios serem feitos por pessoas. Clientes são pessoas, funcionários são pessoas, líderes são pessoas.

    Os benefícios de um bom trabalho de gestão de pessoas são inúmeros e vistos a olho nu. Usar ferramentas de gestão de pessoas proporciona melhores resultados práticos, aprimoramentos na dinâmica da equipe de trabalho, potencialização das habilidades individuais e de equipe, além de trazer muitos outros benefícios para sua empresa, e os colaboradores.

    10 estratégias para liderar 


    Veremos a seguir dez estratégias extremamente valiosas para gestão de pessoas. Essas estratégias têm como objetivo facilitar a superação dos desafios que sua empresa irá enfrentar,.

    1 - Engajar pessoas motiva ambiente de trabalho 




    A primeira estratégia que todo gestor deve se atentar, refere-se ao engajamento de pessoas. Se utilizar de ferramentas que motivam equipes e que engajam colaboradores torna o ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e os resultados são vistos de modo mais satisfatório.

    Mas como engajar pessoas no ambiente de trabalho? A primeira ação deve acontecer exatamente no processo de admissão, onde o gestor deve procurar pessoas já com perfis motivados e que se adequem aos valores da empresa. 

    Além desse pontapé inicial, ofereça sempre um ambiente estimulante, que faça os colaboradores saírem de suas zonas de conforto, promovendo uma atmosfera onde as pessoas sejam valorizadas.

    Valorize os esforços de seus colaboradores, de forma individual, com feedbacks individualizados e completos, e desenvolva um trabalho de liderança em conformidade com a contemporaneidade, sem ficar engessado ao passado. 

    2 - Entendendo o perfil de seus colaboradores