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MBA FGV Presencial Liderança e Pessoas

MBA FGV em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

O curso MBA FGV em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado.

Nele você irá adquirir: softskills para liderança de pessoas e equipes; conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e habilidades em gestão de negócios.

Informações

  • Formato

    Presencial
  • INÍCIO

    15/03/2024
  • Duração

    18 meses
  • Carga Horária

    432 horas
  • Unidade

    Maringá, PR
  • Peridiocidade

    Mensal: Sexta-feira das 19h às 23h20, sábado das 8h às 17h40 (1h de almoço) e domingo das 8h às 12h20. Todas as datas são previstas, podendo sofrer alterações.
Download do Programa do Curso

Objetivos do MBA FGV em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

O programa de MBA visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigido pelo mercado de trabalho. São competências do curso:

  • Analisar a empresa de forma sistêmica, incluindo a análise contábil financeira e os elementos estruturais do marketing com vistas à integração das áreas estratégica, tática e operacional;
  • Identificar mudanças nas relações de trabalho e avaliar as implicações em políticas, processos e práticas de gestão de pessoas, bem como construir estratégias para promover a inovação e conduzir processos de mudança nas organizações da contemporaneidade,
  • Analisar, interpretar e agir sobre os fatores que influenciam o desempenho do líder, administrar situações de conflito e implementar práticas de desenvolvimento e engajamento dos membros da equipe.
  • Otimizar processos organizacionais e avaliar a interação do fator humano com a estrutura e os processos organizacionais, bem como alinhar os objetivos das pessoas às prioridades estratégicas do negócio;
  • desenvolver competências de carreira relacionadas à empregabilidade e ser um agente ativo na gestão da própria carreira, incluindo a criação de valor por meio de processos de comunicação corporativa que propiciem uma efetiva gestão do relacionamento com os diversos stakeholders. 

Público Alvo

O MBA FGV em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejem adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos.

Metodologia

Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.

Certificação

Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu - nível especialização – oferecidos pelas Escolas da FGV, nas modalidades presencial e a distância, por meio do Programa de Educação Executiva do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional /FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro / Brasília / São Paulo) e nas instalações físicas da rede de instituições conveniadas em todo o Brasil, atendem integralmente à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/06/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu, assim como atendem à Resolução CNE/CES 01/2018, em vigor desde 06.04.2018. Os cursos de Especialização encontram-se cadastrados pelas Escolas da FGV no sistema e-MEC e possuem Regulamento próprio.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.

As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.

Coordenação Acadêmica

  • Pessoa
    Lucia Barbosa de Oliveira

    Doutora (2009) e Mestre (1997) em Administração pelo COPPEAD-UFRJ, graduada em Ciências Econômicas pela PUC-RJ (1989). É atualmente professora da EBAPE-FGV. Trabalhou por 10 anos no Ibmec-RJ, onde atuou como pesquisadora e professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Administração. Foi também coordenadora da Graduação em Administração e coordenadora adjunta do Mestrado em Administração. Foi líder do tema Gestão de Carreiras, da divisão GPR-ANPAD, nos anos de 2016 e 2017. Atualmente, é líder do tema "Admirável mundo (do trabalho) novo? Carreiras em tempos de capitalismo flexível", também da divisão GPR-ANPAD. Carreira, Comportamento Organizacional e Recursos Humanos são seus temas de interesse em pesquisa.

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Módulos do Programa

Estratégia corporativa e de negócios
24 hrs

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Finanças para não financeiros
24 hrs

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Relações de trabalho
24 hrs

Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.

Liderança de equipes de alto desempenho
24 hrs

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Estratégias de marketing
24 hrs

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Desafios do negócio
24 hrs

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.

Mudança e cultura organizacional
24 hrs

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.

Environmental, social e corporate governance
24 hrs

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Economia comportamental e tomada de decisão
24 hrs

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

Empreendedorismo e gestão da inovação
24 hrs

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estrutura e processos organizacionais
24 hrs

Conceito de organização. A organização e os seus pilares. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Estratégia versus estrutura. Organizações e ambiente externo. Processos organizacionais. Mapeamento de processos. Transformações organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano.

Desafios organizacionais
24 hrs

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.

Negociação e administração de conflitos
24 hrs

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Ciclo de vida do empregado
24 hrs

Importância da função RH nas organizações. Líder como parceiro do RH. Conceito de EVP – percepção de valor do empregado e da marca empregadora. Experiência do empregado em todo o seu ciclo de vida na organização. Fatores que impactam o engajamento do colaborador em relação aos objetivos organizacionais.

Autoconhecimento e trajetória profissional
24 hrs

O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

Comunicação interpessoal e corporativa
24 hrs

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

Gestão estratégica de pessoas
24 hrs

Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.

Desafios da gestão de equipes
24 hrs

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.

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FAQ

O que é a FGV Educação Executiva?

Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.

O que é ser um aluno ouvinte?

O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.

É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.

Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?

A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.

Em caso de desistência, quais as implicações?

Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.

Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?

Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.

Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?

A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.

Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?

Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.

O que é pós-graduação lato sensu?

É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.

Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?

Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.

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