Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Ser um bom líder de equipe, eis o desafio. 

    Para quem se interessa em estudar a evolução da história, certamente o termo liderança já foi motivo de leitura em diversos momentos da vida. Nos contos de guerras estavam sempre lá, os líderes, icônicos, que se transformaram em mitos que até hoje são lembrados por nós. 

    Mas por que os líderes, sejam de uma tropa, de um governo ou de uma empresa, são os mais lembrados no processo histórico?

    O que os diferenciam dos outros, e, sobretudo, o que podemos fazer para nos transformarmos em um? 

    São esses os temas que abordaremos aqui, de forma didática, e com muitas dicas e sugestões que poderão incitar o líder que existe dentro de você, ou, caso já exista esse potencial, aperfeiçoar sua aura de liderança, transformando essa característica de personalidade em um diferencial para conseguir ser bem sucedido profissionalmente. 

    Vamos lá?

    O típico comportamento de um líder de equipe

    São diversas as características comportamentais que observamos em uma liderança, e todas elas se complementam para ao final dar uma ideia mais completa do que seja de fato um líder. 

    Tomar decisões acertadas

    Este comportamento é dos mais importantes e estratégicos para alguém que almeja um cargo do alto nível numa empresa, ou em um projeto. 

    Líderes são aqueles que tomam decisões. Já os bons líderes são os que se diferenciam e tomam sempre, ou quase sempre, as decisões corretas. Para isso é necessário entender por completo a engrenagem da empresa, o perfil da equipe e ter conhecimento suficiente para garantir que a união entre o corpo (a empresa) e a alma (a equipe) se dê em harmonia e produtividade.

    Podemos entender como decisões corretas aquelas que evitam problemas na gestão, mas também podemos crer que decisões acertadas tem a função de resolver os pepinos que surgem. Resumindo, o bom líder ou evita ou resolve problemas, nunca os prolonga ou aumenta. 

    Com isso em mente chegamos a segunda característica:

    Criar e pôr em práticas as estratégias