Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    O poder da liderança autêntica

    Autor Lídia

    É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Dentre todos os fatores que tornam uma empresa, um negócio de sucesso, se destaca o trabalho de um líder que vai além da geração de lucros.

    Um líder autêntico é aquele que lida com seu trabalho de forma que vá além de seus interesses próprios. Esse tipo de líder concentra todos os seus esforços na atenção com a necessidade dos seus liderados e envolvidos nas atividades rotineiras.

    Por outro lado, o líder comum é aquele que foca apenas em gerar lucros, alta produtividade e resultados rápidos, sem levar em conta a qualidade de vida dos colaboradores.

    Como resultado do trabalho de um líder autêntico, temos um ambiente organizacional mais feliz, com colaboradores realizados e que têm grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Certamente trará muito mais rendimento favorável para o desenvolvimento da empresa.




    5 pontos em comuns de líderes autênticos

    1° Autoconsciência e autorrealização

    Um detalhe de importância é que os líderes autênticos são pessoas autorrealizadas, ou seja, que são completamente conscientes de seus pontos fortes e fracos, das suas limitações e emoções.

    Com isso, mostram sua verdadeira identidade a todos com quem convivem. Não agem diferente quando estão longe de seus liderados e não escondem os desafios do cotidiano. Por isso são considerados mais confiáveis.

    2°  Paixão pela profissão

    O benefício de se tornar um líder autêntico é que trará muito mais tranquilidade para o ambiente organizacional, o que abrirá espaço para o líder trabalhar em plenitude. Isso porque ao não esconder suas fraquezas, o líder se sente mais à vontade e não vulnerável perante os liderados. Isso facilita a conexão da equipe.

    Além disso, o trabalho não se tornará apenas uma obrigação, mas sim uma paixão que reflete em suas ações e conquistas.

    3° Pensamento a longo prazo

    O líder autêntico sabe que é preciso uma longa jornada para mudar comportamentos, implementar mudanças, inspirar desenvolvimento e ganhar a confiança dos liderados. Por isso, sempre conta com um planejamento que envolve ações cuidadosas, com muito trabalho e paciência.

    4° Vontade de mudar o mundo

    Um líder autêntico é capaz de cuidar simultaneamente dos próprios interesses e das particularidades dos outros ao seu redor. Mas um fator que chama a atenção é sua vontade de mudar o mundo, com ideais inspiradores e motivadores.

    Isso significa que possivelmente haja uma mudança de valores e que velhos hábitos negativos sejam deixados de lado. Somente a partir do momento em que o líder conhece a si mesmo e sua real capacidade é que ele pode buscar pessoas que compartilhem do seu ideal com o propósito de construir uma equipe de alta performance.

    Como desenvolver a liderança autêntica

    O caminho da conquista da liderança autêntica começa na definição do seu propósito profissional. Isso servirá de incentivo para aumentar suas experiências profissionais e ao mesmo tempo para que você encontre uma inspiração para fazer uma diferença de impacto na empresa.

    A partir dessa ideia, desenvolva uma gestão de equipe com foco nas pessoas. Seja mais humano, pois toda equipe é formada de pessoas que enfrentam certos problemas pessoais na vida cotidiana, assim como apresentam suas próprias inseguranças e desafios.

    Seja o ouvinte que transforma uma simples ideia em soluções de resultados para mudar o futuro da empresa. Aprenda a ouvir o que os outros têm a compartilhar!

    E por último, incentive seus colaboradores a se desenvolverem profissionalmente e reconheça o esforço de cada um. O crescimento de uma empresa se dá por meio de inovação e nada melhor do que seus liderados para te ajudar nisso.

    É fato que todo mundo tem a capacidade de inspirar e de fazer os outros crescerem. No entanto, é preciso se dedicar constantemente ao próprio crescimento/desenvolvimento como um líder excepcional.

    Por isso, aproveite para conhecer 7 erros de liderança para NÃO cometer!

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar
    Liderança e Gestão
    8 minutos de leitura

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar

    Com as evoluções acontecendo do mundo corporativo, foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar líderes a alcançar ambientes mais produtivos. Confira 10 estratégias que o ajudarão a extrair o melhor de sua equipe.

    Ler artigo
    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!

    Sua empresa precisa desenvolver um processo de formação de líderes. O mercado mudou, os desafios mudaram e a necessidade de novos líderes surgiu. Confira!

    Ler artigo
    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos