• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O poder da liderança autêntica

É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Dentre todos os fatores que tornam uma empresa, um negócio de sucesso, se destaca o trabalho de um líder que vai além da geração de lucros.

Um líder autêntico é aquele que lida com seu trabalho de forma que vá além de seus interesses próprios. Esse tipo de líder concentra todos os seus esforços na atenção com a necessidade dos seus liderados e envolvidos nas atividades rotineiras.

Por outro lado, o líder comum é aquele que foca apenas em gerar lucros, alta produtividade e resultados rápidos, sem levar em conta a qualidade de vida dos colaboradores.

Como resultado do trabalho de um líder autêntico, temos um ambiente organizacional mais feliz, com colaboradores realizados e que têm grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Certamente trará muito mais rendimento favorável para o desenvolvimento da empresa.



5 pontos em comuns de líderes autênticos

1° Autoconsciência e autorrealização

Um detalhe de importância é que os líderes autênticos são pessoas autorrealizadas, ou seja, que são completamente conscientes de seus pontos fortes e fracos, das suas limitações e emoções.

Com isso, mostram sua verdadeira identidade a todos com quem convivem. Não agem diferente quando estão longe de seus liderados e não escondem os desafios do cotidiano. Por isso são considerados mais confiáveis.

2°  Paixão pela profissão

O benefício de se tornar um líder autêntico é que trará muito mais tranquilidade para o ambiente organizacional, o que abrirá espaço para o líder trabalhar em plenitude. Isso porque ao não esconder suas fraquezas, o líder se sente mais à vontade e não vulnerável perante os liderados. Isso facilita a conexão da equipe.

Além disso, o trabalho não se tornará apenas uma obrigação, mas sim uma paixão que reflete em suas ações e conquistas.

3° Pensamento a longo prazo

O líder autêntico sabe que é preciso uma longa jornada para mudar comportamentos, implementar mudanças, inspirar desenvolvimento e ganhar a confiança dos liderados. Por isso, sempre conta com um planejamento que envolve ações cuidadosas, com muito trabalho e paciência.

4° Vontade de mudar o mundo

Um líder autêntico é capaz de cuidar simultaneamente dos próprios interesses e das particularidades dos outros ao seu redor. Mas um fator que chama a atenção é sua vontade de mudar o mundo, com ideais inspiradores e motivadores.

Isso significa que possivelmente haja uma mudança de valores e que velhos hábitos negativos sejam deixados de lado. Somente a partir do momento em que o líder conhece a si mesmo e sua real capacidade é que ele pode buscar pessoas que compartilhem do seu ideal com o propósito de construir uma equipe de alta performance.

Como desenvolver a liderança autêntica

O caminho da conquista da liderança autêntica começa na definição do seu propósito profissional. Isso servirá de incentivo para aumentar suas experiências profissionais e ao mesmo tempo para que você encontre uma inspiração para fazer uma diferença de impacto na empresa.

A partir dessa ideia, desenvolva uma gestão de equipe com foco nas pessoas. Seja mais humano, pois toda equipe é formada de pessoas que enfrentam certos problemas pessoais na vida cotidiana, assim como apresentam suas próprias inseguranças e desafios.

Seja o ouvinte que transforma uma simples ideia em soluções de resultados para mudar o futuro da empresa. Aprenda a ouvir o que os outros têm a compartilhar!

E por último, incentive seus colaboradores a se desenvolverem profissionalmente e reconheça o esforço de cada um. O crescimento de uma empresa se dá por meio de inovação e nada melhor do que seus liderados para te ajudar nisso.

É fato que todo mundo tem a capacidade de inspirar e de fazer os outros crescerem. No entanto, é preciso se dedicar constantemente ao próprio crescimento/desenvolvimento como um líder excepcional.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Conheça 5 qualidades de um líder autêntico!

liderança autêntica, líder autêntico

02/03/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/o-poder-da-lideranca-autentica